Climas 

 

 BREVE PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA:

INTRODUÇÃO: ler a página 135 de nosso livro didático de Geografia, 8º Ano (https://api.plurall.net/media_viewer/documents/2597766 (Sim!, do 8º Ano. Geografia)), bem como, observar o mapa.

DESENVOLVIMENTO: qual o cientista, ou ainda, quais são os cientistas que se ocupam das investigações a respeito dos climas?

CONCLUSÃO: o que está acontecendo com o clima de nosso planeta (América (Havaí, Brasil, EUA), Europa)?


desenvolvimento: Os cientistas que se ocupam das investigações a respeito dos climas estão geralmente inseridos no campo da climatologia e da meteorologia. Esses cientistas estudam os padrões climáticos, as mudanças climáticas ao longo do tempo, os fatores que influenciam o clima e os impactos das atividades humanas no clima global. 

climatologia: Estuda os padrões de comportamento da atmosfera considerando um longo período de tempo. 

Climatologia regional: estudo do clima em áreas selecionadas.

Climatologia sinótica: estudo do clima de uma área em relação ao padrão de circulação atmosférica.

A meteorologia é definida como a ciência que estuda os fenômenos que ocorrem na atmosfera, e está relacionada ao estado físico, dinâmico e químico da atmosfera, as interações entre elas e a superfície terrestre subjacente.

John Dalton: Fabricava seus próprios instrumentos meteorológicos e elaborou um diário no qual registrou mais de 200 mil anotações sobre os fenômenos atmosféricos, como a aurora boreal.

Havaí: O incêndio florestal no Havaí, cujo balanço chegou a 101 mortos na quarta-feira (16), se tornou o mais fatal dos Estados Unidos nos últimos 100 anos e o terceiro mais mortal do século 21 em todo o mundo. Embora a causa do incêndio não tenha sido determinada, observadores apontaram para linhas de energia derrubadas, hidrantes inoperantes e alarmes de emergência que permaneceram silenciosos como fatores que dificultaram a resposta ao incêndio mortal.

Brasil: Um estudo da Organização Meteorológica Mundial apontou que 2021 foi um dos sete anos mais quentes já registrados no planeta. E o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) confirma esses dados: as temperaturas no Brasil têm ficado acima da média histórica desde os anos 90.

EUA: Nos Estados Unidos, uma onda de calor extremo também está aumentando, com as temperaturas no sudoeste chegando a 49 °C. Na Califórnia, a temperatura bateu 56°C no Vale da Morte – um lugar conhecido por ser perigosamente quente. O calor virou atração turística.

Europa: A temperatura mais quente já registrada na Europa foi de 48,8°C na Sicília em agosto de 2021. O clima extremo resultante do aquecimento climático está "infelizmente se tornando o novo normal"

À medida que a concentração dos gases de efeito estufa aumenta, o mesmo acontece com a temperatura da superfície global. A última década (2011-2020) é a mais quente já registrada. Desde os anos 1980, cada década tem sido mais quente do que a anterior. Quase todas as áreas têm tido mais dias quentes e ondas de calor.

Robótica

Descrição

Música

Descrição

Atividade

Descrição

Atividade

Descrição