História do prédio

O prédio da Escola Municipal Gov. Franco Montoro foi construído com o único propósito de ser uma escola. É no prédio que a história acontece, pois as mudanças pelas quais o prédio passou serviram para atender o aumento da  quantidade de alunos que aconteceu no decorrer dos anos. 

Terreno da escola

Fonte: Banco de imagens da Prefeitura de Praia Grande

O prédio fica em uma esquina e possui dois andares com um bicicletário, uma quadra poliesportiva, cozinha e refeitório, salas da diretoria, sala dos professores com dois banheiros, secretaria, almoxarifado, uma sala de informática, quatro banheiros para estudantes (dois em cada andar), dois bebedouros (um em cada andar, sendo que o do andar superior foi instalado recentemente), uma sala multiuso, 16 salas de aulas, e recentemente, foram construídos um vestiário com mais dois banheiros e um bebedouro, uma sala de leitura, uma plataforma elevatória, e foram instaladas seis catracas (três em cada entrada).

Prédio da escola no ano da inauguração

Fonte: Banco de imagens da Prefeitura de Praia Grande

No entanto, inicialmente, o espaço destinado às bicicletas dos estudantes apresentava desafios de segurança. O local do bicicletário ficava perto de um muro voltado para a rua, o que facilitava os roubos.

Entrevista Prof. Luciana (online-video-cutter.com).mp4
Cléber bicicletário.mp4
Entrevista Gilson (online-video-cutter.com) (1).mp4

Muitos outros entrevistados relataram casos de roubo de bicicletas. Embora tivesse visibilidade a partir da quadra e de algumas salas de aula, não daria tempo, nem seria seguro reagir.

Diante disso, implementou-se uma alteração significativa, visando aprimorar a proteção das bicicletas: a mudança de lugar. O bicicletário passou para uma região da escola mais movimentada, o que resultou na redução dos furtos. Desde essa mudança até 2023, aconteceu um furto, este ano, de bicicletas que estavam sem cadeado. Ocorreu no período da tarde, após às 15h. No dia seguinte, uma viatura policial esteve na rua da escola.

Outra transformação no prédio escolar, por volta de 2012-13, foi a criação de uma sala de Educação Física, que fica embaixo da escada. Nessa sala ficam os equipamentos para usar nas aulas de Educação Física, onde só é permitida a permanência dos professores de Educação Física. O resultado foi bom para a escola, pois há uma sala para guardar os equipamentos esportivos.

Em 2018, a escola resolveu tratar da sua quadra poliesportiva, com isso colocaram a cobertura, para a melhorar a segurança dos seus alunos, e por conta das chuvas que degradam o telhado antigo. Em 2023 houve outra reforma na quadra.    

Três grandes obras na escola foram inauguradas no começo de 2020, a escola recebeu novas instalações: uma sala de leitura, um vestiário e uma plataforma elevatória. 

A sala de leitura e o vestiário ocuparam o espaço onde antes havia um jardim, que era amado por seus alunos, pois as crianças amavam fazer aulas ao ar livre, elas desenhavam, até plantavam. Foi desenvolvido um projeto em 2006 chamado Jardim dos Sentidos. Atualmente ainda há uma parte do jardim, onde foi retomada a vivência com as plantas por meio do projeto Semear Franco. No entanto, como destacou a professora Rosângela, perdemos um espaço verde, mas ganhamos uma sala de leitura.

Prof. Rosângela (online-audio-converter.com) (online-video-cutter.com).mp4

Antigo espaço do jardim

Sala de leitura

Vestiário

E a plataforma elevatória, instalada para melhorar a acessibilidade da escola, permitindo maior locomoção aos alunos que usam cadeira de rodas e aos que, por algum motivo, não possam subir e descer escadas.


Plataforma elevatória

C4714-12_26 a 18_26.mp4

Prof.  Claudia fala sobre as mudanças no prédio