História da Escola

A  escola Franco Montoro foi fundada há 20 anos com objetivo de oferecer educação inclusiva e de qualidade para mais estudantes. 

Embora tenha sido inaugurada em 2003, sua história não começou exatamente nesse ano. Isso porque, inicialmente, a escola atendeu estudantes de uma outra unidade escolar, voltada para Educação Infantil. Tudo começou com a EMEI Balneário das Palmeiras, uma escola de Ed. Infantil, conhecida como “Palmeirinha”, talvez em referência ao antigo nome do bairro, "Balneário das Palmeiras". Mas a escolinha mudou algumas vezes de endereço, o que confunde um pouco a memória até dos mais antigos do bairro, veja:

Vizinhança Palmeirinha (online-video-cutter.com).mp4

Mas a memória de quem estudou no "Palmeirinha", como a funcionária da escola, Patrícia,  e de quem trabalhou, como a funcionária Leila, nos dá uma ideia sobre a transição do Palmeirinha para o Franco Montoro.

Entrevista Patr[icia (online-video-cutter.com).mp4
Leila Palmeirinha (2).mp4

Conseguimos resolver essa confusão com a ajuda do professor Cléber Braga Bezerra da Silva, que trabalha no Centro de Memória da Educação, e nos concedeu algumas informações sobre a história da escola. No documento de alteração do nome da escola, consta que essa EMEI foi criada em 1982, com o nome de EMEC Balneário das Palmeiras, e funcionava em uma casa alugada pela Prefeitura, que ficava na mesma rua do Franco Montoro. 

Em dezembro de 1992, foi criado o curso de Educação Infantil na EMEC Balneário das Palmeiras. Em julho de 1993, foram suspensas as atividades da educação compensatória, de pré-escola, e a unidade escolar passou a se chamar EMEI Balneário das Palmeiras. Também houve mudança de endereço em 1992, na mesma região, bem perto do prédio atual. 

Depois desse endereço, a EMEI ainda mudou-se mais uma vez para o terceiro e último até fixar-se no prédio atual. Essa outra casa ficava na região, só que mais perto da orla da praia.  Atualmente, um aluno da escola reside nessa casa.

Já durante a construção do prédio atual, em foto disponível no banco de imagens da prefeitura, é possível constatar pela placa fixada na fachada da obra que a escola se chamaria E. M. Balneário das Palmeiras.

A escola foi inaugurada no dia 13 de janeiro, mas a festa aconteceu em 16 de janeiro, como consta no convite. Assim como já constava também o nome atual da escola. De acordo com Dona Ivete, que mora em frente à escola e participou da festa, estavam presentes na festa de inauguração, o prefeito Mourão com sua esposa e outros políticos da cidade. Além de familiares do Franco Montoro, escolhido como patrono da escola.

Inauguração E.M. Franco Montoro, Gov. - 2003.mpg
Dona Ivete inauguração.mp4

O Portal Educacional Cidadão PG apresenta alguns dados biográficos sobre nosso patrono:

André Franco Montoro, ex-governador de São Paulo e patrono da escola

"Nasceu em 14 de julho de 1916. Formou-se bacharel em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (turma de 1938) e, posteriormente, tornou-se Doutor em Direito. Lecionou na Universidade de São Paulo, na Universidade de Brasília e na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

  Montoro iniciou sua vida política em 1947, ano em que se filiou ao Partido Democrata Cristão. Ele foi eleito Governador do Estado de São Paulo em 1982, pelo PMDB (Partido do Movimento Democrático Brasileiro), com mais de 5 milhões de votos. Franco Montoro realizou uma política de descentralização e procurou estimular a participação popular. Nessa época, ele criou os Conselhos Comunitários de Segurança, CONSEGs. Ao lado de outros governadores da oposição, lutou pelo retorno da democracia e apoiou a Campanha das Diretas Já.

  Por iniciativa de Montoro, foi organizado em janeiro de 1984 no centro de São Paulo, o primeiro comício a favor de eleições diretas, com a presença de mais de trezentos mil manifestantes. Apesar dessa grande mobilização, que repercutiu em várias cidades brasileiras, a emenda que previa o pleito direto para presidente em novembro de 1984 não foi aprovada na Câmara.

  Em maio de 87 Montoro recebeu da Unicamp o título de Doutor Honoris Causa, concedido apenas a quem contribuiu de maneira notável com as ciências, letras ou artes e prestou serviços relevantes à Universidade. Homenagem pouca para quem, ao assumir como governador do Estado e se dar conta do estrago provocado no ensino por seu antecessor, tratou rapidamente de priorizar o setor, injetando recursos na rede básica, institutos de pesquisa e universidades paulistas.

  Montoro faleceu devido a um enfarto em 16 de julho de 1999."

Além disso, contamos com a entrevista de Maurício Tadeu, funcionário da secretaria da escola, que trabalhou no escritório de advocacia do Franco Montoro, e nos contou um pouco sobre isso.

MAURICIO PATRONO.mp4

Em 2003, com a inauguração do novo prédio, os alunos da EMEI Balneário das Palmeiras foram transferidos para nova escola. A escola iniciou atendendo apenas crianças da Educação Infantil, a primeira aluna a ser matriculada teve uma curta passagem pela escola, mas dois outros alunos que fizeram parte da primeira turma, ainda estão indiretamente vinculados à escola: Felipe Bechelli Menuchelli, cuja matrícula foi a de número 03, é filho da funcionária Érica, e João Ricardo Zuccarelli Barbosa, matrícula nº 09, cuja avó, Dona Ivete, tem atuação frequente na escola, com mais duas netas que estudam atualmente.

De acordo com o professor Cléber, a escola teve poucas alterações na equipe gestora. 

Cleber diretoras.mp4

A primeira diretora da escola foi Viviane Julia Botelho Rodrigues Moreira, que foi substituída por Alaíde de Souza Lima, cuja assistente de direção era Cláudia Abreu da Silva Gama, que, com a saída de Alaíde, tornou-se diretora.  Cláudia se afastou devido a sua aposentadoria e foi substituída pela diretora Cleidimar, que atuou pouco tempo na unidade escolar, até a chegada de Cláudio Roberto de Vasconcellos Moreira, atual diretor.

Esse foi um período difícil para todas as escolas, já que o mundo foi assolado por uma pandemia. A partir de 16 março de 2020 houve a suspensão das aulas presenciais, cujo retorno aconteceu a partir de 02 de agosto de 2021, com as devidas medidas de segurança.

De acordo com o ex-ATP Cléber, a maior mudança ocorrida na história da escola foi a adaptação para atender três períodos a partir de 2022. Atualmente a escola atende mais de mil alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental anos finais.  A partir desse mesmo ano, o Franco Montoro tornou-se uma escola polo de atendimento a estudantes com deficiência auditiva, mas mesmo antes desse título, a escola sempre foi muito inclusiva.