Esportes e Campeonatos

No quesito esportes, o Franco arrasa!


Aulas de Educação Física


A escola Franco Montoro não se preocupa apenas com o conteúdo, de acordo com o site do Centro Universitário Unileão: "Através de atividades da Educação Física é possível criar espaços de desenvolvimento crítico, respeito às diferenças, solidariedade e cooperação. Também contribui na promoção, prevenção e reabilitação da saúde física e mental". 

Na E. M. Gov. Franco Montoro, as aulas de Ed. Física para os estudantes do Ensino Fundamental I acontecem duas vezes por semana, no horário de aula. Para os estudantes do Ensino Fundamental II, as aulas acontecem no contraturno escolar, uma vez por semana. Atualmente temos quatro professores(as) de Ed. Física: a mais antiga é a Wânia Karina, que trabalha na escola desde 2004, também temos a Priscila, a Vanessa e o Gideão.

Para as aulas do Fundamental II,  duas turmas utilizam a quadra da escola, cada turma com seu professor(a), mas em atividades coletivas. Assim que os estudantes chegam, é feita a chamada, o(a) professor(a) explica a atividade do dia, e os alunos praticam o exercício físico, que é como um aquecimento. Logo depois começam o jogo. No final do trimestre, os estudantes realizam avaliações, além de atividades em formulário.

Treinos

  Além das aulas de Educação Física, a escola oferece treinos de algumas modalidades esportivas. As modalidades praticadas são: Handebol (treinadora Wânia e Raquel); Basquete (treinador Luis); Futsal (treinadora Wania) e o  Roundnet (treinadora Wânia e Priscila), sendo esta última a mais recente, que começou em 2022, com estudantes de 8º e 9º anos. Os estudantes que treinam na escola participam de campeonatos representando a escola, sempre com um ótimo rendimento. Muitos desses estudantes seguem carreira como atletas.  A ex-diretora Claudia e o treinador Luis ressaltam isso.

C4714-30_45 a 33_29.mp4
Luis esportes.mp4

Campeonatos


Os campeonatos são uma categoria muito importante nas escolas. Os dois principais campeonatos que o Franco participa são a Copa TV Tribuna, nas modalidades de Handebol, Basquete e Futsal, e os Jogos Escolares do Estado de São Paulo (JEESP). A professora Wânia dá mais detalhes sobre esses campeonatos. E a treinadora Marquisia, que treina o Samuel Jaime no atletismo, fala mais sobre competições paraolímpicas.

  

PROF-VANIA-1_30 A 5_34.mp4

Prof. Wânia Karina fala mais sobre o JEESP e a Copa TV Tribuna

Treinadora Marquisia.mp4

Treinadora Marquisia fala mais sobre o esporte paraolímpico 

Títulos


2011, primeiro lugar nos Jogos Escolares de Praia Grande 

2011, bronze na Copa TV Tribuna de Handebol escolar Masculino

2012, prata na nona temporada de handebol masculino

2015, ouro na Copa TV Tribuna de Handebol Escolar Masculino

2017, prata na Copa TV Tribuna de Futsal Escolar

2019, bronze na Copa TV Tribuna de Handebol Escolar Feminino

2019, bronze na Copa TV Tribuna de Basquete Escolar Feminino

2022, bronze na Copa TV Tribuna de Handebol Escolar Masculino

2023, uma dupla conquistou o 1º lugar no Roundnet no sub-18, na Arena Aveiro, em Campinas/SP

2023, foram duas medalhas de bronze e duas de prata no Circuito RTS em Taboão da Serra

2023, ouro no arremesso de peso e lançamento de dardo e bronze na corrida com cadeira nas paraolimpíadas escolares, com o aluno Samuel Izidio

2023, bronze nas damas no JEESP

2023, bronze no tênis de mesa no JEESP

2023, ouro na Copa TV Tribuna de Handebol Escolar Masculino

2023, top 4 no Torneio NFL Flag National Championships sub-12

Olimpíadas do conhecimento

A escola também participa de olimpíadas do conhecimento, como a OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) e a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). 

E já ganhou muitos títulos, conquistados com o trabalho do professor de Matemática, Antônio José Cronemberg, que ministra aulas preparatórias para essas provas, como ressaltou o prof. Cléber.

Cléber OBMEP.mp4

Relato de Cléber sobre OBMEP

Em 2009, Augusto de Brito Araújo conquistou medalha de prata e Diego Quirino da Silva conquistou bronze na 5ª OBMEP.

Em 2011, Felipe Bechelli Menuchelli e Vitória Patrícia dos Santos Alves conquistaram medalha de bronze na 7ª OBMEP.

Em 2012, Eloise Cirino de Carvalho Eloi, Patricia Vetter  e João Luiz de Lima Bortuluzi  conquistaram medalha de bronze na 8ª OBMEP.

Em 2013, Matheus Santana Luiz conquistou medalha de ouro e Felipe Bechelli Menuchelli conquistou medalha de bronze na 9ª OBMEP.

Em 2015, o estudante Luiz Fernando de Lima Bortuluzi conquistou medalha de prata na 11ª OBMEP.

Em 2017, conquistaram medalhas na OBA: Anandy Hansen Albaran (Prata), Matheus Faria Hanzoi  (Bronze) e Emilia Vitória de Souza Pereira  (Bronze).

Em 2017, os estudantes Sabrina Dias Camargo, Cleber Luiz de Oliveira e Pedro Andrade Batista conquistaram medalha de bronze e  Matheus Santana Luiz conquistou ouro.

Em 2018, o estudante Rychard Matos da Costa Santos conquistou medalha de bronze e os estudantes Breno Manoel de Araujo e Robson Antonio Silva Apolinário receberam certificado de menção honrosa na OBMEP.