OBJETIVO: Construir de forma criativa os fatores que influenciam o clima, representando cada um por meio da invenção de personagens ou “deuses”, para facilitar a interpretação e fixação dos conteúdos de maneira lúdica.
OBJETIVO: Identificar os principais tipos de nuvens e suas características por meio de atividade prática e criativa, utilizando algodão para representar visualmente cada formação. Ampliar a percepção dos estudantes ao compreenderem que, antes, viam “apenas uma nuvem”, sem saber que cada formato possui uma nomenclatura específica.
OBJETIVO: Interpretar informações meteorológicas a partir de diferentes meios de comunicação (internet, rádio ou TV) e desenvolver habilidades de comunicação ao simular uma apresentação de previsão do tempo em formato de telejornal, utilizando a tela Hub. Estimular a criatividade por meio da improvisação de microfones e outros recursos, promovendo a autonomia, expressão oral e compreensão da relação entre clima, tecnologia e sociedade.
OBJETIVO: Compreender os movimentos de rotação e translação e a dinâmica do Sistema Solar por meio da corporeidade, utilizando representações corporais nas quais cada estudante simbolizou um planeta ou satélite natural. Estimular a aprendizagem ativa, a interação e a percepção espacial, facilitando a compreensão dos fenômenos astronômicos de forma concreta, lúdica e colaborativa.
OBJETIVO: Compreender fenômenos astronômicos e ampliar o conhecimento sobre o Universo por meio de uma visita de estudos interdisciplinar ao Observatório Domingos Forlin, em parceria com a disciplina de Ciências. Estimular a curiosidade científica e a educação investigativa, promovendo a observação direta e o registro de experiências através de um relato escrito sobre a visita e os novos aprendizados adquiridos.
OBJETIVO: Refletir sobre o Dia da Terra, criando um lindo mural com cartas repletas de compromissos para cuidar do nosso planeta. Um momento de reflexão, criatividade e conscientização sobre a importância de pequenas atitudes no dia a dia.
OBJETIVO: Compreender os principais problemas ambientais (como poluição, desmatamento e mudanças climáticas) e suas relações com as ações humanas, por meio da criação de materiais educativos (jornal impresso em português e inglês). Estimular a criatividade e o pensamento sustentável através da produção de maquetes interativas bilíngues, jogos (memória ou quiz) e protótipos feitos com materiais reaproveitados, promovendo a interdisciplinaridade entre Arte, Ciências, Geografia, Inglês e STEAM. Incentivar o desenvolvimento de soluções sustentáveis, a compreensão do conceito de economia circular e a associação das temáticas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
OBJETIVO: Compreender a localização e orientação espacial por meio do estudo dos pontos cardeais, utilizando a escuta de uma narrativa criada pela professora sobre quatro reinos (Reino do Norte, Reino do Sul, Reino do Leste e Reino do Oeste). Estimulando assim a criatividade e a interpretação simbólica ao representar graficamente cada reino e seu animal mascote.
OBJETIVO: Investigar regiões do planeta onde ocorrem terremotos e onde há presença de vulcões, por meio de uma missão guiada, utilizando recursos tecnológicos como o Google Earth para realizar visitas virtuais. Desenvolver habilidades de localização espacial ao marcar esses lugares no mapa-múndi, promovendo a compreensão da dinâmica interna da Terra, o uso de ferramentas digitais e a aplicação prática dos conhecimentos geográficos.
OBJETIVO: Revisar os conteúdos estudados de forma interativa e motivadora, utilizando as plataformas Kahoot e Wordwall para promover uma aprendizagem dinâmica. Estimular a participação ativa, o raciocínio rápido e a competição saudável entre os estudantes, tornando o processo de revisão envolvente e colaborativo.
OBJETIVO: Utilizar recursos tecnológicos como Google Earth e Google Street View para desenvolver habilidades de localização espacial, identificando o endereço de suas próprias residências e explorando virtualmente lugares históricos e enigmáticos, como Stonehenge e a Ilha de Páscoa, estimular assim a curiosidade, a compreensão da organização e a representação do espaço geográfico.
OBJETIVO: Identificar características de rochas e minerais a partir da análise de um exemplar entregue pela professora, utilizando recursos tecnológicos como o Google Lens para pesquisa e reconhecimento da imagem. Estimular a observação, investigação científica e o uso de ferramentas digitais, promovendo a autonomia na construção do conhecimento e a conexão entre prática e teoria no estudo das rochas.
OBJETIVO: Utilizando os aprendizados adquiridos na aulas de Língua Portuguesa (Desafio Minecraft), os estudantes foram desafiados a utilizar o Minecraft e o Canva para criar uma construção utilizando as rochas magmáticas, metamórficas e sedimentares para sua construção e depois gravar ou inserir imagens do processo de construção. Em seguida postar no ambiente virtual Google Sala de aula. Confira abaixo os trabalhos de nossos estudantes