(baseado na ABNT NBR 10520:2002 - Errata 2 [24/09/2020])
As informações a seguir são comuns a todos os tipos de materiais que compõem as referências bibliográficas.
ELEMENTOS QUE COMPÕEM AS REFERÊNCIAS
As referências são compostas de:
elementos essenciais: informações indispensáveis à identificação do documento; estão estritamente vinculadas ao suporte documental e variam, portanto, conforme o tipo.
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
elementos complementares: informações não obrigatórias que, acrescentadas aos elementos essenciais, permitem melhor caracterizar os documentos.
BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Tradução: Marcus Penchel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. 145 p. Título original: Globalization: the human consequences. ISBN 85-7110-495-6.
* * * * *
TÍTULOS DAS OBRAS EM DESTAQUE
Apenas os títulos das obras devem ser destacados (com negrito, itálico ou sublinhado), como no exemplo acima do livro de Zygmunt Bauman. Logo, é importante observar que os subtítulos não devem ser destacados.
Nos TCCs de Jornalismo, usa-se o negrito.
O negrito não é aplicado a materiais sem indicação de autoria, cujo elemento de entrada é o próprio título. Neste caso, o destaque fica por conta das letras maiúsculas usadas na primeira palavra, incluindo artigo (definido ou indefinido) e palavra monossilábica iniciais (se houver).
PEQUENA biblioteca do vinho. São Paulo: Lafonte, 2012.
* * * * *
OBRAS SEM LOCAL DE PUBLICAÇÃO
Utiliza-se a expressão sine loco, abreviada, entre colchetes e em itálico [s. l.], caso não seja possível identificar o local de publicação. O s de sine deve ser grafado em letra maiúscula quando for o primeiro elemento dos dados de publicação.
KRIEGER, Gustavo; NOVAES, Luís Antonio; FARIA, Tales. Todos os sócios do presidente. 3. ed. [S. l.]: Scritta, 1992. 195 p.
ALEXANDRESCU, D. T. Melanoma costs: a dynamic model comparing estimated overall costs of various clinical stages. Dermatology Online Journal, [s. l.], v. 15, n. 11, p. 1, nov. 2009. Disponível em: http://dermatology.cdlib.org/1511/origInals/melanoma_costs/alexandrescu.html. Acesso em: 3 nov. 2009.
* * * * *
INDICAÇÃO DA EDITORA DA PUBLICAÇÃO
No caso de material publicado por duas editoras com locais diferentes, indicam-se ambas, com seus respectivos locais, separadas por ponto e vírgula. Se forem três editoras ou mais, indica-se a primeira ou a que estiver em destaque.
ALFONSO-GOLDFARB, Ana Maria; MAIA, Carlos A. (coord.) História da ciência: o mapa do conhecimento. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura; São Paulo: EDUSP, 1995. 968 p. (América 500 anos, 2).
Quando houver duas editoras com o mesmo local, indicam-se ambas, separadas por dois pontos.
FULD, Leonard M. Inteligência competitiva: como se manter à frente dos movimentos da concorrência e do mercado. Rio de Janeiro: Elsevier: Campus, 2007.
Quando a editora for também autor (pessoa jurídica), pode-se adotar, no campo Editora, a forma abreviada (ou sigla), desde que esta conste no documento.
INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER (Brasil). A situação do tabagismo no Brasil. Rio de Janeiro: INCA, c2011.
Quando a editora não puder ser identificada, deve ser utilizada a expressão sine nomine abreviada, em itálico e entre colchetes [s. n.].
FRANCO, I. Discursos: de outubro de 1992 a agosto de 1993. Brasília, DF: [s. n.], 1993. 107 p.
* * * * *
OBRAS SEM LOCAL DE PUBLICAÇÃO e SEM A EDITORA DA PUBLICAÇÃO
Quando o local e o editor não puderem ser identificados na publicação, devem-se utilizar as expressões sine loco e sine nomine, abreviadas, entre colchetes e separadas por dois pontos [S. l.: s. n.].
GONÇALVES, F. B. A história de Mirador. [S. l.: s. n.], 1993.
* * * * *
INDICAÇÃO DO ANO
O ano de publicação deve ser indicado em algarismos arábicos.
Caso não seja localizado o ano de publicação, deve ser indicado um ano, seja do copirraite (precedido da letra c em minúsculo e sem espaço), da distribuição, da impressão, entre outros.
CIPOLLA, Sylvia. Eu e a escola 2ª série. São Paulo: Paulinas, c1993.
Se nenhum ano de publicação, distribuição, copirraite, impressão, entre outros, puder ser localizado no documento, deve ser indicado um ano, entre colchetes. Veja os diferentes modos de referência:
[1971 ou 1972] um ano ou outro
[1969?] ano provável
[1973] ano certo, não indicado no item
[entre 1906 e 1912] usar intervalos menores de 20 anos
[ca. 1960] ano aproximado
[197-] década certa
[197-?] década provável
[18--] século certo
[18--?] século provável
* * * * *
INDICAÇÃO DO MÊS
Em obras com indicação do mês, este deve anteceder o ano e ser indicado de forma abreviada, com as três linhas letras seguidas de ponto (.) - à exceção de maio, que é grafado por completo. Deve ainda ser indicado no idioma original da publicação - em inglês e alemão, a primeira letra deve ficar em caixa alta. Recomenda-se consultar o Anexo A da ABNT NBR 6023:2018 para observar como são as abreviaturas em diferentes idiomas.
BENNETTON, M. J. Terapia ocupacional e reabilitação psicossocial: uma relação possível. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 4, n. 3, p. 11-16, mar. 1993.
TANDOC, E. C.; LIM, Z. W.; LING, R. Defining “fake news”: a typology of scholarly definitions. Digital Journalism, London, v. 6, n. 2, p. 137–153, 7 Feb. 2018. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/21670811.2017.1360143. Acesso em: 18 dez. 2020.
Se constar na publicação mais de um mês ou estação, indique o início e o final do período, separados por uma barra oblíqua.
ALCARDE, J. C.; RODELLA, A. A. O equivalente em carbonato de cálcio dos corretivos da acidez dos solos. Scientia Agricola, Piracicaba, v. 53, n. 2/3, p. 204-210, maio/dez. 1996.
* * * * *
INDICAÇÃO DO DIA
O dia deve ser indicado em algarismos arábicos e anteceder o mês, separado por um espaço. Se necessário, indique a hora de publicação e do acesso ao documento, após as respectivas datas, em ambos os casos separadas por vírgula.
RIBEIRO, Edilene. Entenda como a posição do sol pode interferir na compra do imóvel. Metro News, São Paulo, 20 jun. 2013. Imóveis & Afins, p. 1.
RODRIGUES, Artur; MANSO, Bruno Paes; ZANCHETTA, Diego. As faces do movimento nas ruas. Estadão.com.br, São Paulo, 19 jun. 2013, 23:09. Disponível em: http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,as-faces-do-movimento-nas-ruas,1044494,0.htm. Acesso em: 20 jun. 2013, 10:05.
* * * * *
DOCUMENTOS PUBLICADOS NA INTERNET
Documentos online, além dos elementos essenciais e complementares, devem informar o endereço eletrônico, precedido da expressão Disponível em:, e a data de acesso, precedida da expressão Acesso em:.
FERRAZ, L. M. R. Saúde e política na crise da Covid-19: apontamentos sobre a pandemia na imprensa brasileira. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, p. 273–278, jun. 2020. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/41965. Acesso em: 24 dez. 2020.
* * * * *
ORGANIZAÇÃO DAS REFERÊNCIAS
As referências dos documentos citados devem ser reunidas no final do TCC em ordem alfabética, em espaço simples, alinhadas à margem esquerda do texto e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples.
Quando aparecerem em notas de rodapé, devem ser alinhadas à margem esquerda do texto e, a partir da segunda linha da mesma referência, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente e sem espaço entre elas.
* * * * *
MESMO(A) AUTOR(A) COM MAIS DE UMA OBRA
O uso do traço sublinear (equivalente a seis espaços) não é mais indicado para representar o mesmo autor da obra anterior na lista de referências. Repete-se a mesma autoria quantas vezes forem necessárias.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
FOUCAULT, M. O governo de si e dos outros. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. São Paulo: Edições Loyola, 2019.
(baseado na ABNT NBR 10520:2002 - Errata 2 [24/09/2020])
Utilize negrito ou itálico para título de livros, seguindo o modelo:
ÚLTIMO SOBRENOME, nome. Título do livro. Local de publicação: editora, ano.
Exemplo:
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
Veja os casos de autore(a)s com:
nomes hispânicos
SAHELICES GONZÁLEZ, Paulino. Ama y haz lo que quieras. Madrid: Rev. Agustiniana, 2000.
GARCÍA MÁRQUEZ, Gabriel. O amor nos tempos do cólera. 33. ed. Rio de Janeiro: Record, 2008.
grau de parentesco
FAUSTO NETO, Antonio. O impeachment da televisão: como se cassa um presidente. Rio de Janeiro: Diadorim, 1995.
FRIAS FILHO, Otavio. Queda livre: ensaios de risco. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
nomes compostos
SAINT-ARNAUD, Yves. A pessoa humana: introdução ao estudo da pessoa e das relações interpessoais. São Paulo: Loyola, 1984.
ESPÍRITO SANTO, Miguel Frederico de. O Rio Grande de São Pedro entre a fé e a razão: introdução à história do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1999.
sobrenomes com prefixos
D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
LA TORRE, Massimo. Two essays on liberalism and utopia. Florence: European University Institute, 1998.
O’CONNOR, Colin. Roman bridges. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
Para citar capítulos de um livro, coloque:
Autor, título do capítulo e expressão “In:” (em itálico), antes da referência completa da obra e das páginas.
Exemplo:
ROMANO, G. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G.; SCHIMIDT, J. (org.). História dos jovens 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. p. 7-16.
(baseado na ABNT NBR 10520:2002 - Errata 2 [24/09/2020])
Referências de trabalhos acadêmicos devem seguir o seguinte modelo:
ÚLTIMO NOME, Primeiro Nome do autor. Título do trabalho. Tipo de trabalho (Curso). Local: Instituição de ensino, ano.
Exemplo:
ARAÚJO, Juliana Xavier de. Memes: a linguagem da diversão na internet. Análise dos aspectos simbólicos e sociais dos Rage Comics. Monografia (Graduação em Comunicação Social/ Jornalismo). Rio de Janeiro: ECO/UFRJ, 2012.
LEITE, J.A.A. Manual de preparação, defesa e orientação de teses. Dissertação (Mestrado em Administração). João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 1977.
RIBEIRO, Ana Paula Goulart. Imprensa e História no Rio de Janeiro dos Anos 50. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura). Rio de Janeiro: ECO/UFRJ, 2000.
Se for um trabalho publicado on-line, colocar o link ao fim com "Disponível em:" e "Acesso em:".
(baseado na ABNT NBR 10520:2002 - Errata 2 [24/09/2020])
Inclui partes de publicação periódica, artigo, comunicação, editorial, entrevista, recensão, reportagem, resenha e outros.
Os elementos essenciais são: autor, título do artigo ou da matéria, subtítulo (se houver), título do periódico, subtítulo (se houver), local de publicação, numeração do ano e/ou volume, número e/ou edição, tomo (se houver), páginas inicial e final, e data ou período de publicação. Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.
O nome do periódico deve estar sempre em negrito.
Exemplos:
GILLESPIE, Tarleton. A relevância dos algoritmos. Parágrafo, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 95-121, 29 jun. 2018. Disponível em: http://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/722. Acesso em: 5 dez. 2020.
CARVALHO, Priscila Ramos; CASTRO, Paulo César; SCHNEIDER, Marco André Feldman. Desinformação na pandemia de Covid-19: similitudes informacionais entre Trump e Bolsonaro. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 3, p. 15–41, 30 jun. 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/106529. Acesso em: 1 jul. 2021.
(baseado na ABNT NBR 10520:2002 - Errata 2 [24/09/2020] e na ABNT NBR 6023)
Quando o conteúdo for consultado em um site (inclusive nos jornalísticos), a forma de fazer a referência muda se há ou não a autoria.
Com autoria conhecida:
Exemplos:
> No texto
(Cobbi, 2020)
> Nas referências bibliográficas finais
GOBBI, Nelson. Gravada na casa de Bruno Mazzeo, série 'Diário de um confinado' aborda humor na quarentena. O Globo, Rio de Janeiro, 16 jun. 2020. Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/revista-da-tv/gravada-na-casa-de-bruno-mazzeo-serie-diario-de-um-confinado-aborda-com-humor-quarentena-24483180. Acesso em: 4 mai. 2021.
Com autoria desconhecida - Quando no texto não for indicada a autoria, a entrada deve ser feita pelo título, devendo a primeira palavra ser escrita em caixa alta. No caso do título começar com artigos (definidos ou indefinidos) ou palavras monossilábicas, deve-se incluir a segunda palavra.
O termo "Anônimo" ou a expressão "Autor desconhecido" não podem ser usados.
Exemplo 1:
> No texto (apenas a primeira palavra em caixa alta, seguida de reticências)
(Onda..., 2010)
> Nas referências bibliográficas finais
ONDA de frio: reviravolta traz vento e forte chance de neve. Zero Hora, Porto Alegre, ano 47, n. 16.414, 12 ago. 2010. Disponível em: http://www.clicbs.com.br/zerohora/jsp/default.jspx?uf =1&action=ip. Acesso em: 12 ago. 2010.
Exemplo 2:
> No texto (apenas a primeira palavra em caixa alta, seguida de reticências)
(Com sucesso..., 2010)
> Nas referências bibliográficas finais
COM SUCESSO do BBB, Silvio Santos anuncia nova ‘Casa dos Artistas’ no SBT. SRzd, 22 fev. 2021. Disponível em: https://www.srzd.com/entretenimento/com-sucesso-bbb-silvio-santos-anuncia-nova-casa-dos-artistas-sbt/. Acesso em: 4 mai. 2021.
(baseado na ABNT NBR 10520:2002 - Errata 2 [24/09/2020])
Entrevista em artigo de periódico
Exemplo:
BAKKER, Mitchekk. Como obter sucesso na era do código aberto. Entrevistadores: Lenny Mendonça; Robert Sutton. HSM Management, São Paulo, ano 12, v. 5, n. 70, p. 102-106, set./out. 2008.
Entrevista em podcast
Exemplo:
ANTICAST 66: as histórias e teorias das cores. Entrevistada: Luciana Martha Silveira. Entrevistadores: Ivan Mizanzuk, Rafael Ancara e Marcos Beccari. [S. l.]: Braimstorm9, 31 jan. 2013. Podcast. Disponível em: https://soundcloud.com/anticastdesign/anticast-66-as-hist-riase/s-OImz9. Acesso em: 22 ago. 2014.
Entrevista dada a/ao autor/a do trabalho
Exemplo:
ALMEIDA, Flávia. Entrevista com Flávia Almeida. Entrevistadora: Laís Torres Peixoto Fortuna. Rio de Janeiro, 21 jan. 2021. A entrevista na íntegra encontra-se transcrita no Apêndice B desta monografia.
(baseado na ABNT NBR 10520:2002 - Errata 2 [24/09/2020])
Todas as referências de vídeo devem seguir o seguinte modelo:
Título (Primeira palavra em CAIXA ALTA). Diretor/produtor. Local: Produtora, ano. Especificação do suporte em unidades físicas.
Séries de TV
Exemplo:
WHITE rabitt (Temporada 1, ep. 5). Lost [Seriado]. Direção: Kevin Hooks. Produção: J. J. Abrams, Damon Lindelof, Bryan Burk, Jack Bender e Carlton Cuse. Hawaii: Produtora ABC Network, 2004. 1 DVD (45 min.), son., color.
Filme
Exemplo:
CIDADE de Deus. Direção de Fernando Meirelles. Rio de Janeiro: Globo Filmes, 2002. 1 DVD (130 min.).
Série disponível on-line
Exemplo:
DESCOBRIMENTO. Produção de Alexia Souza. Intérpretes: Fábio Porchat, João Vicente De Castro e Thati Lopes. Roteiro: Nando Viana. Rio de Janeiro: Porta dos Fundos, 2016. 1 vídeo (3 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=S9UTFKPyTMs. Acesso em: 1 jun. 2016.
Palestra on-line
Exemplo:
ROBINSON, Ken. Palestra proferida no TED Taks, Monterey (California), fev. 2006. Disponível em: https://www.ted.com/talks/sir_ken_robinson_do_schools_kill_creativity. Acesso em: 18 mar. 2012.
Vídeo do Youtube:
Exemplo:
BOOK. [S. l.: s. n.], 2010. 1 vídeo (3 min). Publicado pelo canal Leerestademoda. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=iwPj0qgvfIs. Acesso em: 25 ago. 2011.
UM MANIFESTO 2.0 do bibliotecário. Mash up por Laura Cohen. Tradução: Maria José Vicentini Jorente. [S. l.: s. n.], 2007. 1 vídeo (4 min). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?vYj1p0A8DMrE. Acesso em: 12 maio 2010.
(baseado na ABNT NBR 10520:2002 - Errata 2 [24/09/2020])
Música
NOME DO ARTISTA. Nome da música. Cidade: Gravadora: ano. Suporte (duração min).
Exemplo:
CÍCERO. A praia. Rio de Janeiro: Deck, 2015. Disponível em: https:soundcloud.com/cicerorosalins. Acesso em 1 jun. 2016.
MOZART, W. A. Mozart Requiem Mass in D Minor VI: Confutatis and Lacrimosa [1971]. Disponível em: http:www. youtube.com/ watch?v=CQUFQ_N0JI8&NR=1. Acesso em: 12 abr. 2008.
ALCIONE. Ouro e cobre. Direção artística: Miguel Propschi. São Paulo: RCA Victor, p1988. 1 disco sonoro (45 min), 33 1/3 rpm, estéreo., 12 pol.
Podcast
Título do post. [Loucação de]: Nome do locutor. Local: Produtora, dia mês ano. Podcast. Disponível em: link. Acesso em: data de acesso.
Exemplo:
CIDADE de Deus. Direção de Fernando Meirelles. Rio de Janeiro: Globo Filmes, 2002. 1 DVD (130 min.).
ANTICAST 66: as histórias e teorias das cores. Entrevistada: Luciana Martha Silveira. Entrevistadores: Ivan Mizanzuk, Rafael Ancara e Marcos Beccari. [S. l.]: Braimstorm9, 31 jan. 2013. Podcast. Disponível em: https://soundcloud.com/anticastdesign/anticast-66-as-hist-riase/s-OImz9. Acesso em: 22 ago. 2014.
Legislação
(baseado na ABNT NBR 10520:2002 - Errata 2 [24/09/2020])
As referências devem seguir o modelo:
JURISDIÇÃO. Título, numeração, data e dados da publicação
Exemplo:
BRASIL. Ministério da Justiça. Programa nacional de direitos humanos. Brasília, 1996.
SÃO PAULO (Estado). Deliberação CEE nº 7, de 1º de dezembro de 1999. Fixa normas para a oferta de Cursos Sequenciais por Campo de Saber. Diário oficial do estado de São Paulo, São Paulo, 2 dez. 1999. p. 21.
BRASIL. Lei nº 7.766, de 11 de maio de 1989. Dispõe sobre o ouro, ativo financeiro, e sobre seu tratamento tributário. Disponível em: http:legis.senado.gov.br/legislacao/DetalhaDocumento.action?id=132863. Acesso em: 5 abr. 2012.
(baseado na ABNT NBR 10520:2002 - Errata 2 [24/09/2020])
Pessoa jurídica - As obras de responsabilidade de pessoa jurídica (órgãos governamentais, empresas, associações, entre outros) têm entrada pela forma conhecida ou como se destaca no documento, por extenso ou abreviada.
Exemplos:
CANAL FUTURA. Telejornalismo educativo e produção em rede: introdução às práticas de produção do Núcleo de Jornalismo do Canal Futura. Rio de Janeiro: Canal Futura, 2014. Disponível em: http://futurabucket2017.s3.amazonaws.com/wp-content/uploads/2018/08/telejornalismo_Issuu_Portugues.pdf. Acesso em: 25 ago. 2021.
IBGE. Estudos sociodemográficos e análises espaciais referentes aos municípios com a existência de comunidades remanescentes de quilombos. Rio de Janeiro: IBGE, ago. 2007. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/centrais-de-conteudo/igualdade-racial/estudos-sociodemograficos-e-analises-espaciais-referentes-aos-municipios-com-a-existencia-de-comunidades-remanescentes-de-quilombos-relatorio-tecnico-preliminar-ibge. Acesso em: 2 ago. 2021.
Trabalho apresentado em evento
(baseado na ABNT NBR 10520:2002 - Errata 2 [24/09/2020])
As referências devem seguir o modelo:
Os elementos essenciais são: autor, título do trabalho, seguidos da expressão In:, nome do evento, numeração do evento (se houver), ano e local (cidade) de realização, título do documento, local, editora, data de publicação e páginas inicial e final da parte referenciada. Quando necessário, acrescentam-se elementos complementares à referência para melhor identificar o documento.
Exemplo:
SOARES, F. B. Circulação de informação no Twitter: como líderes de opinião ressignificam as notícias. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 29., 2020, Campo Grande. Anais [...]. Campo Grande: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 2020. v. 29, p. 1–24. Disponível em: http://www.compos.org.br/biblioteca/trabalhos_arquivo_6OOX9F1O632DAU0VLTQG_30_8339_01_03_2020_09_18_41.pdf. Acesso em: 3 ago. 2021.
Recomendamos fortemente o uso da ferramenta gratuita (https://www.zotero.org/), pois ela facilita o processo de armazenamento, gerenciamento e citação de referências bibliográficas no TCC a partir do Word e do Google Docs.
Depois da criação de uma conta no site, da instalação do programa e do seu conector (para diferentes navegadores), acesse o blog Planeta Zotero (http://planetazotero.blogspot.com/), onde há várias dicas de uso da ferramenta, inclusive sobre como resolver possíveis problemas se o link Zotero não for exibido no Word e no Google Docs. Mas principalmente, onde pode ser baixado um estilo para uso da norma ABNT.
Além do Zotero, há outros gerenciadores, com o Mendeley e o EndNote. Fica a critério de cada um(a) a escolha pelo que achar mais conveniente