Defesa do TCC
A defesa da monografia pode ser feita apenas oralmente. Mas se você acha que o uso de uma apresentação com PowerPoint pode lhe ajudar a melhor explanar as diferentes partes do seu trabalho e captar uma atenção maior do(a)s avaliadore(a)s, faça.
Só não exagere na quantidade de slides e, dentro deles, na quantidade de texto. O tempo de defesa não é grande e uma apresentação com 10 a 15 slides (no máximo!) é suficiente.
Lembre-se: você não precisa colocar nos slides parágrafos inteiros do seu TCC, mas principalmente tópicos. Se achar mais seguro, tenha em mãos uma apresentação só sua, com a qual você complementa os tópicos que serão exibidos à banca.
É recomendável ter uma cópia da apresentação no formato PDF. Todo o layout pode ser perdido se você apresentar em um computador diferente daquele onde usou o PowerPoint.
No período da pandemia, a defesa só pode ser realizada depois de autorizada pelo(a) coordenador(a) do curso de Jornalismo, com concordância do(a) professor(a) de Projeto Experimental II [Resolução emergencial do CEG sobre defesa de Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação durante período de duração da pandemia da COVID-19]
Não deixe de, previamente, preparar a documentação necessária à etapa posterior à defesa (5 cópias da Ata de defesa e 2 do RCS). Esta se encontra no link Documentos.
(Para defesas com presença física) Caso você precise de equipamentos, reserve com antecedência na CPM. Veja no site da ECO (nos links QUEM SOMOS > CPM > NORMAS) o que fazer para solicitá-los.
(Para defesas com presença física) No dia da defesa, vista-se adequadamente (evite chinelos, shorts, bonés, etc.), chegue com antecedência e verifique as condições da sua sala.
A sua apresentação NÃO DEVE ULTRAPASSAR 20 MINUTOS. O ideal - o que é de bom tom - é que a sua fala dure 15 MINUTOS. Não há necessidade de longas exposições, uma vez que o(a)s avaliadore(a)s já leram e analisaram o trabalho. Para se ter uma ideia, defesas públicas de doutorado não devem ultrapassar 30 minutos. Não se prolongue.
Após a sua apresentação, seu(sua) orientador(a) passará a palavra para o(a) primeiro(a) examinador(a), deixando o membro com mais senioridade para o final. O(a) primeiro(a) examinador(a) fará a análise do trabalho e, em seguida, as perguntas. É FUNDAMENTAL que você esteja munido de papel e caneta porque revela respeito para com os membros da banca que você mesmo escolheu. Anotar indica que você está prestando atenção e dá importância ao que se diz. Ao escrever, já pense em suas respostas.
Ao final das perguntas do(a) primeiro(a) examinador(a), é a sua vez de, com educação, respeito e serenidade, responder às perguntas, uma a uma.
Quando terminar, o(a) orientador(a) perguntará se o(a) primeiro(a) examinador(a) está satisfeito(a) e, então, passará a palavra para o(a) segundo(a) examinador(a), repetindo o mesmo processo. Se houver algum(a) examinador(a) convidado de fora da ECO, ele(a) deverá, impreterivelmente, ser o(a) primeiro(a) a avaliar o trabalho.
Após a sua resposta para o(a) segundo(a) examinador(a), a palavra volta para o(a) orientador(a). Por ser coautor(a) do trabalho, ele(a) não faz perguntas nem examina. Considera-se que já o tenha feito à exaustão durante os quatro ou cinco meses em que trabalhou lado a lado com o(a) orientando(a). O(a) orientador(a) normalmente enfatiza aspectos positivos do trabalho e justifica os que não são tão positivos assim. É fundamental que seu(sua) orientador(a) fale algo para valorizar o seu trabalho.
Ao final, o(a) orientador(a) pede que o(a) aluno(a) e todas as demais pessoas presentes retirem-se para que os membros da banca deliberem sobre a nota a ser conferida ao(à) autor(a) e sua obra.
Logo, o(a) aluno(a) é convidado(a) para a sua última atividade na ECO: ouvir sobre as decisões da banca examinadora. Normalmente, o(a) orientador(a) faz a leitura da ATA DE DEFESA e a nota é divulgada. Entretanto, caso a banca tenha definido que o trabalho deva ter alterações, isto será informado neste exato momento ao(à) aluno(a), dando-lhe inclusive um prazo para realizar as modificações e entregar a nova versão do trabalho para a biblioteca.
Lembre-se: ninguém conhece o seu trabalho mais do que você mesmo(a). Você é capaz de explicá-lo com serenidade e precisão.
O tempo de duração para a apresentação e discussão de um trabalho geralmente não ultrapassa o período de UMA HORA.
As 5 cópias da ata de defesa precisam ser assinadas, por todo(a) o(a)s participantes da banca, inclusive você. Cada membro da banca ficará com a sua cópia, devidamente assinada por todo(a)s.
No caso das 2 cópias do RCS, você, orientador e membros da banca irão rubricá-las.
1 cópia da ata e 1 do RCS devem ser entregues à Seção de Ensino. É com eles que você oficializa a colação de grau com a UFRJ. Guarde a outra cópia da ata com você.
Se você não deve mais nenhuma disciplina do curso, PARABÉNS, VOCÊ É O(A) MAIS NOVO(A) BACHAREL/BACHARELA EM JORNALISMO PELA ECO/UFRJ.
Aprovada/o? Já comemorou bastante? Agora que você deu uma pausa nas celebrações pelo título, é hora de enfrentar a burocracia, não tem jeito.
Aqui inserimos algumas dicas do que é preciso fazer após a banca para facilitar a sua vida:
Quais documentos devem ser enviados à Seção de Ensino (graduacao@eco.ufrj.br) para atestar que meu TCC foi aprovado pela banca?
EM UM MESMO E-MAIL:
Uma cópia da ATA DE DEFESA (disponível em Documentos) assinada por todos os participantes da banca, inclusive você;
Uma cópia do RCS (disponível em Documentos), preenchido e rubricado por você, seu(ua) orientador(a) e membros da banca.
Obs: Antes da pandemia, recomendava-se que, além da cópia da ATA DE DEFESA e do RCS entregues à Seção de Ensino, fossem guardadas uma cópia com a(a) aluna(o).
EM E-MAIL SEPARADO:
Uma (1) cópia do TCC digital, com uma cópia do TERMO DE DEPÓSITO (disponível em Documentos). Estes documentos serão enviados pela Seção de Ensino à Biblioteca, para que sua monografia fique armazenada lá.
Sobre a Colação de Grau:
COMO SOLICITAR?
Enviar FORMULÁRIO DE COLAÇÃO DE GRAU REMOTA preenchido para a Seção de Ensino (graduacao@eco.ufrj.br);
A Seção de Ensino analisa caso a caso.
COMO SÃO AS COLAÇÕES DE GRAU DURANTE A PANDEMIA?
Todas as colações de grau estão ocorrendo somente de forma remota durante a pandemia, mediante a apresentação do formulário citado.
Resolução emergencial do CEG sobre colação de grau durante período de pandemia da COVID-19
Sobre o diploma:
COMO SOLICITAR?
Enviar o formulário REQUERIMENTO DE DIPLOMA - JORNALISMO preenchido para a Seção de Ensino (graduacao@eco.ufrj.br), com todos os documentos adicionais solicitados (a lista está no próprio requerimento).
Obs: A Seção de Ensino abrirá o processo do diploma no SEI e, através deste, será enviado à Biblioteca. Ela fica responsável por informar o nada consta e devolver o processo à Seção de Ensino, para que o procedimento de emissão do diploma tenha prosseguimento.
QUANTO TEMPO DEMORA PARA A EMISSÃO DO DIPLOMA?
Durante a pandemia, somente estão sendo emitidos diploma com urgência COMPROVADA. Os demais só serão emitidos após o retorno das atividades presenciais.
COMO BUSCAR O DIPLOMA?
O diploma pronto deve ser retirado na ECO. A Seção de Ensino avisa por e-mail quando o documento estará disponível;
Para retirar o diploma, é necessário apresentar apenas o documento de identidade (RG).
QUANDO ESTOU OFICIALMENTE FORMADA(O) E LIVRE DA ECO PARA SEMPRE????
O seu ciclo na ECO se encerra após a Colação de Grau. O diploma é apenas o documento comprobatório deste encerramento.
Pronto, agora pode respirar. Você é oficialmente um(a) ex-aluno(a) FORMADO(A) da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro!!! (Mas quem sabe não volta para um Mestrado?)
Clique nos links abaixo para saber como obter o registro profissional de jornalista através do site da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia:
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro
Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (passo a passo)
* Para quem tem pressa de obter o registro antes da emissão do diploma, sugerimos acessar esse link no site onde se encontra o Sistema de Registro Profissional (SIRPWEB) da Secretaria do Trabalho, vinculada ao Ministério da Economia:
http://sirpweb.mte.gov.br/sirpweb/Perguntas_frequentes.pdf
e ler as respostas (na p. 7) às seguintes perguntas:
É possível obter o registro profissional apresentando como documento de capacitação o certificado de conclusão do curso superior?
Quais são as informações que o certificado de conclusão de curso superior deve ter?