O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é formado por três grandes partes: pré-textual, textual e pós-textual. Veja na lista abaixo, com alguns itens obrigatórios e outros opcionais. Avalie, então, se a sua monografia terá todos eles.
Ao final, acesse o template do TCC.
PRÉ-TEXTUAL
(clique nas imagens para visualizar as páginas)
Capa
Folha de rosto
Ficha catalográfica
Termo de aprovação
O termo de aprovação deve ser inserido logo após a ficha catalográfica, na parte pré-textual da monografia. Ao final da banca, é preciso informar o grau obtido, datar, assinar (digitalmente) e incluir o termo devidamente preenchido na versão final da monografia.
Dedicatória (opcional)
Espaço no qual o(a) autor(a) presta homenagem ou dedica o seu trabalho a alguém.
Agradecimentos (opcional)
Àqueles(as) que contribuíram de maneira relevante para elaboração do trabalho.
Epígrafe (opcional)
Citação (ou citações), seguida de indicação de autoria, relacionada com o tema abordado ao longo do trabalho.
Epígrafes podem ser colocadas também nas aberturas dos capítulos.
Resumo e palavras-chave
Insira o texto do resumo, em um só parágrafo, com um máximo de 15 linhas. O resumo deve conter entre 500 e 1.000 caracteres (com espaço). A primeira frase deve ser significativa, explicando o tema principal e as ideias centrais do trabalho, o problema de pesquisa. O resumo é digitado em fonte Times, corpo 12, espaçamento simples, devendo ressaltar os objetivos, a metodologia, os resultados e as conclusões do trabalho.
Utilize frases concisas, objetivas e coerentes, e não uma simples enumeração de tópicos. Deve ser redigido, de preferência, na 3ª pessoa do singular.
Indique de três a cinco palavras-chave que sintetizem o seu trabalho, separadas por ponto e vírgula.
Sumário
Atenção: um capítulo não pode ter apenas uma única subdivisão e, antes de fazer subdivisões, você deve produzir ao menos um parágrafo resumindo o que vai ser tratado nas partes seguintes.
TEXTUAL
(Texto principal da monografia ou do projeto prático do qual podem fazer parte alguns - ou todos - dos seguintes
elementos: introdução, revisão de literatura, fundamentos teóricos, resultados,
desenvolvimento, conclusões e recomendações)
Somente a parte textual da monografia precisa ter, no mínimo, 40 páginas.
Introdução
A Introdução é a última etapa do trabalho a ser realizada. Ela deve ficar por último porque, ao escrevê-la, você já sabe aquilo que fez, o que queria ter feito e o que deixou de fazer. Logo, você deverá montá-la de acordo com aquilo que o seu trabalho realmente tem (e não com o que você gostaria que ele tivesse).
A Introdução deve conter um número de páginas equivalente a 10% do total do seu trabalho. Ou seja, se a sua monografia ficou com 50 páginas, a sua introdução deve ter cerca de cinco páginas.
Comece explicando seu tema, sua importância e contextualize-o sucintamente.
Em seguida, diga qual é a sua hipótese (se tiver), sua proposta de trabalho, seus objetivos (obviamente, aqui você vai falar aquilo que realmente foi escrito) e suas justificativas. Você vai demonstrar o que o tema tem de particular quando tratado de acordo com a sua perspectiva. Portanto, a metodologia também entrará nesta etapa, complementando o trabalho.
Depois é hora de indicar aquilo que o leitor vai, de fato, encontrar na sua monografia. Você vai poder dizer que caminhos seguiu – pode, e fica até mais interessante pontuar capítulo por capítulo.
Se o trabalho tem autores pontuais, se você discutiu com alguns autores, se a monografia se insere em uma linha de pensamento, tudo isso deve ficar bem claro nesta parte.
Caso você deseje desenvolver ainda mais a metodologia, se além da pesquisa bibliográfica você trabalhou com outros formatos, aplicou questionários, realizou uma análise quantitativa ou qualitativa, realizou um estudo de caso, pode descrever o método adotado e o que espera concluir.
Preste atenção ao tempo verbal da introdução: futuro. Apesar de ser feita ao final do trabalho, ela é propositiva, algo que você pretende e vai tentar fazer. Lembre-se, ela é a primeira coisa que será analisada pelos seus leitores.
Devem-se evitar citações bibliográficas.
Desenvolvimento
Nesta parte textual, o número de capítulos depende de como estão organizados os diferentes elementos que a compõem, definidos em acerto com o(a) orientador(a). Pode ser composta, entre outros, por revisão de literatura, fundamentos teóricos, resultados, desenvolvimento.
Conclusão
As considerações finais são exatamente como se supõe que devam ser: elas apresentam o fechamento daquilo que foi tratado.
De maneira simples, você conclui o trabalho, reforça alguns pontos-chave e os amarra em uma conclusão. Portanto, não se deve acrescentar nenhum dado novo.
Lembre-se de afirmar que a pesquisa em sua área não está finalizada e proponha possíveis linhas de complementação a partir da sua abordagem ao longo da monografia. É recomendado que cite ao menos três sugestões para pesquisas futuras.
A conclusão sempre será menor do que a introdução. Recomenda-se algo em torno de 5% do número total de páginas escritas. Isto é, se forem 50 páginas no total, são suficientes, em média, duas páginas e meia para a conclusão.
Capa, folha de rosto, ficha catalográfica, termo de aprovação, dedicatória, agradecimentos, epígrafe, resumo, sumário, referências bibliográficas, apêndice e anexo: NADA DISSO CONTA COMO PÁGINA DO TRABALHO. Deve-se numerar da página 1 da Introdução até a última da Conclusão. Ou seja, os pré-textuais e os pós-textuais NÃO são numerados.
Assim como na introdução, devem-se evitar citações bibliográficas.
PROJETO PRÁTICO
Neste caso, a parte textual - que deverá ter pelo menos 20 páginas - será estruturada com os seguintes elementos.
Introdução
Desenvolvimento
2.1. Fundamentação teórica
2.2. Relatório de produção
Conclusão
Referências bibliográficas
Podem ser produzidos reportagens, documentários, sites, plataformas, revistas, jornais e outros produtos jornalísticos.
O template disponível aqui, em Documentos, para a monografia é o mesmo para Projeto Prático. Entretanto, será necessário mudar todas as incidências da palavra "Monografia" por "Projeto Prático".
Exemplos de Projetos Práticos
SOUSA, Gabriela Isaias de. A ressignificação das tranças africanas “nesse canto do mundo”: uma reportagem digital. 2018. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
FERREIRA, Bruna de Lara Morais. Quando a violência adoece as mulheres: uma reportagem digital. 2017. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
MELO, Guilherme Ramalho de. Extramuros: um documentário sobre a ressocialização de presos. 2015. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
PÓS-TEXTUAL
Referências bibliográficas
Redija as referências em ORDEM ALFABÉTICA de autor (POR SOBRENOME). Utilize corpo 11, sem parágrafo nem recuo, espaçamento simples entre as linhas e um espaço em branco entre as referências.
Utilize negrito apenas para títulos de livros ou periódicos.
Diferentes textos de um mesmo autor: a partir da segunda referência, o nome deve ser substituído por um traço correspondente a seis espaços.
Exemplos: um(a) autor(a); capítulo de livro; dois (duas) autores (autoras); artigo em periódico; obra organizada; trabalho acadêmico; diferentes obras de um mesmo autor; trabalhos de eventos.
Anexos
TEMPLATE
Disponibilizamos aqui um template para que você escreva seu trabalho a partir deste documento, pois está com as formatações corretas e adequadras para o padrão ECO/UFRJ.
Ao ser aberto, o documento já terá definidas previamente todas as características do TCC de Jornalismo: formato da página, margens, numeração apenas das páginas obrigatórias, sumário etc.
Também foram criados vários estilos de parágrafo para aplicação nos diferentes elementos das partes pré-textual, textual e pós-textual. O Google Documentos, entretanto, tem grande limitação para criação de estilos. Assim, é preciso limitar-se aos que o software já oferece.