Conhecer o local onde vivemos, as suas gentes e as suas características permite-nos, enquanto cidadãos europeus, contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada. Se aliarmos a arte como forma de integração daqueles que são diferentes, seja pelas suas capacidades, pela sua origem ou por outras razões, temos a oportunidade de fazer a diferença!
Este princípio serviu de mote para a colaboração entre estas duas escolas: Escola Básica e Secundária da Madalena - Açores, Portugal e Colégio San Vicente de Paúl - Saragoça, Espanha.
Fomentar a colaboração entre os agentes artísticos, a comunidade educativa e outras partes interessadas, de modo a conceber estratégias de ensino e aprendizagem que promovam um currículo integrador, sem muros entre a escola e o seu meio envolvente;
Sensibilizar os artistas e as instituições culturais para a sua dimensão educativa e impacto social;
Sensibilizar para o valor do património cultural como fator de coesão e pertença e das artes como promotoras da formação integral do cidadão;
Produzir recursos e estratégias pedagógicas baseadas nas artes e no património que promovam a transversalidade do currículo;
Formar professores e educadores formais e não formais, artistas e mediadores, desenvolvendo conceitos, práticas e processos artísticos e pedagógicos que promovam a criatividade e o pensamento crítico.
Promover a cooperação entre alunos e professores a nível internacional;
Promover o desenvolvimento de competências na língua inglesa;
Possibilitar a utilização de plataformas educativas no desenvolvimento das diferentes fases do projeto;
Assegurar a partilha de conhecimentos entre as escolas parceiras, partilhando técnicas de ensino, abordagens inovadoras, etc.
Sábado foi dia dos seis alunos da Escola Cardeal Costa Nunes partirem para Lisboa e depois para Madrid.
Após a chegada, fomos todos almoçar e passear no aeroporto de Lisboa, já que tínhamos tempo antes do voo para Madrid. Chegados a Madrid, tivemos um pequeno problema com as instruções para encontrar o autocarro, mas foi bastante engraçado!
Depois de nos instalarmos, fomos a um supermercado perto do nosso alojamento para comprar comida para a noite e para o pequeno almoço do dia seguinte. Depois de rimos um pouco enquanto jogávamos às cartas, fomos dormir.
Augusto Rosa
O nosso dia começou em Madrid. Tomámos o pequeno-almoço no alojamento e depois fomos passear pela cidade e visitar o mercado de rua mais popular de Madrid - El Rastro.
Depois de irmos buscar as malas, fomos a pé até à estação, onde fizemos compras enquanto esperávamos pelo autocarro.
Depois de mais de 3 horas de viagem, chegámos a Saragoça e conhecemos os alunos que nos iriam acolher. Instalámo-nos e depois fomos todos conhecer um pouco da cidade!
Augusto Rosa
Hoje começou a semana de mobilidade Erasmus para seis alunos da nossa escola, que se encontram em Zaragoza, Espanha, no âmbito do Projeto Erasmus.
Fomos recebidos, no domingo, pelas famílias anfitriãs, dando o primeiro passo na promoção de valores de interculturalidade.
A segunda-feira começou no colégio San Vicente de Paúl, onde fomos calorosamente recebidos por crianças que nos deram as boas vindas.
Depois da receção, fizemos uma apresentação da nossa escola, vila e ilha.
Seguidamente, dedicámos o tempo a conversar e a jogar voleibol durante o intervalo. Assistimos também a aulas de literatura, inglês e educação física.
As aulas terminaram às 14:15 e fomos almoçar a casa dos colegas do intercâmbio.
De tarde, fomos às compras e jantámos nas casas anfitriãs.
Agora é descansar que o dia foi bastante preenchido!
Fica o registo fotográfico de um dia recheado de bons momentos.
Bárbara Amaro
De manhã, participámos num workshop dinamizado pela artista, ilustradora e autora Vera Galindo, de planeamento de um mural, que fará parte do melhoramento de uma parte da escola. Aprendemos técnicas de preparação da parede onde o mural será executado e, de seguida, apresentámos ideias para o referido mural, utilizando palavras que nos foram distribuídas e cartões com obras de diferentes artistas. As aulas terminaram às 14:15 e fomos almoçar a casa dos nossos colegas. À tarde, fomos todos dar um passeio e comemos no McDonald’s. Estávamos bastante cansados, então foi hora de ir descansar.
Gabriela Garcia
Começámos o dia com aulas de educação tecnológica e, de seguida, história. Durante a manhã, das 11:00 até ao 12:30, visitámos o museu de Pablo Gargallo, dedicado às esculturas do artista. Este museu está localizado na praça de San Felipe, no palácio de Argillo. Quando regressámos à escola, tivemos aula de espanhol e, de seguida, rumámos a casa para almoçar e descansar. Às 17:30, o grupo reuniu-se para lanchar e às 18:30 foram a um “escape room” com o tema 007, no qual os alunos foram divididos em dois grupos de modo a puderem competir uns contra os outros, tendo de conseguir sair da sala em menos de 75 min. Depois de “escaparmos”, fomos ao McDonald’s e depois para as nossas casas anfitriãs para jantar e descansar.
Inês Amaro
Hoje foi um dia cheio de atividades! Primeiro, começámos a manhã de uma forma muito divertida, com um workshop de danças tradicionais aragonesas e aprendemos a dançar com pandeiretas, paus e castanholas. Depois, dirigimo-nos juntamente com os alunos do 2.º ano à Casa de las Culturas, por ocasião do Dia Mundial contra o Racismo. Lá, assistimos a vídeos alusivos à cidade e à receção de imigrantes e participámos em vários workshops, onde pudemos fazer origami com diferentes cores, recortes, aprender a escrever o nome em árabe e ainda tatuagens em henna. A seguir a esta manhã tão cheia, fomos almoçar cada um na casa do seu companheiro. Perto das cinco da tarde, voltámos a reunir-nos para uma visita ao Palácio de Aljaferia, onde pudemos observar também a sede do Parlamento Aragonês. Às 19:00, estávamos na Puente de Piedra, onde assistimos ao pôr do sol. Para finalizar, ainda demos um passeio perto do rio onde pudemos tirar fotografias muito bonitas. Que dia preenchido de bons momentos e boas gargalhadas!
Matilde Silva
Sexta-feira foi o último dia de Erasmus no Colegio San Vicente de Paúl, em Zaragoza. Assistimos às aulas e no final da manhã recebemos os certificados de participação que foram entregues pela diretora do colégio, tendo depois voltado às salas para acabar o nosso último dia de escola. Posteriormente, despedimo-nos dos restantes amigos, colegas dos anfitriões, seguindo para o centro comercial Puerto Venecia, o maior centro comercial de Espanha e um dos maiores da Europa, onde almoçámos e jantámos, tendo aproveitado o resto do dia para fazer compras. No final do dia, regressámos a casa para preparar as malas, uma vez que no dia seguinte a viagem de regresso a casa iniciar-se-ia muito cedo.
Rita Machado