PLANO ERASMUS+
AÇÃO CHAVE 1 (KA1)
AÇÃO CHAVE 1 (KA1)
Desde 2015 que a nossa escola tem vindo a desenvolver um plano de internacionalização através da participação em projetos Erasmus. Nestes últimos sete anos, integramos cinco projetos internacionais, estabelecendo parcerias com 21 escolas de 13 países.
Para que a escola continuasse a desenvolver o seu plano de internacionalização, procedeu-se à candidatura à Acreditação Erasmus no mês de outubro de 2022. No final de janeiro de 2023, a escola viu aprovada a sua candidatura, dando-se início a uma nova fase dos projetos Erasmus.
A acreditação permitirá a realização de mobilidades destinadas a alunos e/ou docentes e técnicos superiores entre 2023 e 2027, visando:
1. Proporcionar atividades de formação no estrangeiro, para o pessoal docente e/ou técnicos superiores.
2. Apoiar o desenvolvimento de projetos Eco Sustentáveis, para os alunos que prossigam os seus estudos no ensino secundário.
3. Permitir aos alunos abrangidos pelo Núcleo da Educação Especial (NEE) oportunidades de participação em projetos internacionais inovadores.
4. Promover junto dos alunos com menos oportunidades a participação em projetos internacionais inovadores.
5. Proporcionar aos alunos do ensino secundário oportunidades de realizar mobilidades de longa duração.
Para se candidatarem às mobilidades terão que preencher um formulário online que será disponibilizado no final de cada ano letivo.
Alargar-se-á a possibilidade de participação nas referidas modalidades a todos os docentes/técnicos superiores da EBS da Madalena. Os candidatos à participação neste projeto Erasmus+ KA1 terão de cumprir, cumulativamente, os seguintes critérios:
● Preenchimento de um formulário, dentro do prazo, manifestando interesse na participação.
● Ser docente ou técnico especializado em funções na EBS da Madalena com vínculo ao estabelecimento.
● Ter disponibilidade para se deslocar ao estrangeiro por um período nunca inferior a 5 dias de formação.
● Ter competências linguísticas básicas na língua de trabalho.
● Participar nas atividades de preparação e de monitorização em conjunto com a equipa Erasmus + em horário pós-laboral.
●Comprometer-se na aplicação das aprendizagens na sua prática letiva e na disseminação/divulgação das boas práticas decorrentes da formação, através da produção de novos materiais de ensino.
● Carta de motivação/ entrevista.
Notas:
● Um mesmo professor só poderá participar em mais do que uma mobilidade, caso não se verifique a existência de outros candidatos.
● Será critério de desempate o tempo de serviço e o grau de motivação para a participação nestes projetos.
● A análise das candidaturas e a aplicação dos critérios de seleção é da responsabilidade da equipa Erasmus + e do Presidente do Conselho Pedagógico. A homologação dos resultados da seleção é da responsabilidade do Presidente do Conselho Executivo.
É nosso propósito compor uma equipa de qualidade com elementos de todas as estruturas de orientação educativa, afigurando-se como uma garantia da disseminação do projeto a todos os departamentos/grupos, podendo ser uma mais valia no decisivo no sucesso da sua implementação e no seu impacto.
Informação adicional:
https://www.schooleducationgateway.eu/pt/pub/teacher_academy/catalogue.cfm
https://erasmusmais.pt/erasmus/o-que-podem-fazer-docentes/#1647714711453-40afd4b9-010b
As mobilidades de curta e/ou longa duração são destinadas a todos os alunos da nossa escola. Estas mobilidades visam a aquisição e desenvolvimento de competências e conteúdos sociais e transversais às diferentes disciplinas.
CONDIÇÃO/CONSIDERAÇÕES GERAIS:
● O custo das viagens, seguros, alimentação e estadia estará a cargo do projeto. As despesas pessoais são da responsabilidade dos alunos.
● O Encarregado de Educação deve assegurar-se que o aluno possui toda a documentação para sair do país. (Autorização Notarial de saída do Educando do País, Cartão de Cidadão e Cartão de Saúde Europeu.)
● O alojamento dos alunos nos países anfitriões terá lugar em casa de famílias de acolhimento.
● Os alunos envolvidos assumirão a responsabilidade de participar ativamente em todas as atividades desenvolvidas no decorrer do projeto.
● Os alunos devem apresentar a ficha de inscrição, devidamente preenchida, explicitando claramente a autorização do Encarregado de Educação (E.E.) na participação do seu educando na mobilidade, assim como a sua motivação para a participação no projeto.
(Os alunos cujo E.E. não autorize a mobilidade, ficam consequentemente impossibilitados de
participar).
● A seleção dos alunos será feita através da análise da ficha de inscrição, cumprimento dos critérios e entrevista.
● Após a seleção dos alunos para cada projeto, é assinado um contrato/ protocolo entre estes e a equipa Erasmus +, onde estão especificados os direitos e obrigações dos alunos.
Para se candidatarem às mobilidades terão que preencher um formulário online que será disponibilizado no final de cada ano letivo.
CRITÉRIOS A APLICAR A CADA PROJETO:
● Motivação para a participação.
● Só serão admitidos alunos sem registo de medidas disciplinares sancionatórias (ver regulamento interno - Artigo 91.o Medidas Educativas Disciplinares)
● Adequação dos alunos à faixa etária e género definida para o projeto.
● Desempenho escolar na última avaliação formal.
● Os alunos inscritos devem ter participação ativa no projeto, desenvolvendo trabalhos propostos de índole diversa conducentes à temática em estudo.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE:
● Alunos beneficiários da ASE
Caso se verifiquem as condições de participação, os alunos serão selecionados para cada projeto através de um sistema de pontuação, como mostra a tabela:
Versão PDF do Plano Erasmus: