Conhecer o local onde se vive, compreender os seus pontos fortes e os seus pontos fracos, permite-nos, enquanto cidadãos europeus, contribuir para a sua preservação e desenvolvimento de uma forma planeada e sustentável. Este princípio serviu de mote para a colaboração entre estas duas escolas: Escola Básica e Secundária da Madalena - Açores Açores, Portugal e ISI Paolo Carcano - Itália.
O projeto baseia-se em três dos objectivos definidos pela Organização das Nações Unidas Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável:
13: Ação Climática
14: Vida debaixo de água
15: Vida na Terra
As questões relacionadas com as alterações climáticas continuam a ser uma das maiores preocupações a nível mundial. Promover junto dos alunos projectos que os tornem agentes activos na manutenção do ambiente que os rodeia é um pequeno passo, mas é um passo muito importante no trabalho que todos temos pela frente na procura de um planeta melhor e mais sustentável.
A Vida na Terra e na Água serve de elo de ligação entre estas duas regiões distantes, os Açores e o Lago de Como, em Itália. Explorando as semelhanças entre paisagens, ecossistemas ou qualidade da água e os problemas comuns entre as lagoas da ilha do Pico e do Lago de Como permitirá desenvolver competências e fomentar conhecimentos científicos, linguísticos e até culturais.
Prevenir e sensibilizar para a redução da poluição marinha de todos os tipos, especialmente a proveniente de atividades terrestres, incluindo os detritos marinhos e a poluição por nutrientes;
Aumentar conhecimentos científicos, desenvolver capacidades de investigação sobre lagos e oceanos e biodiversidade marinha;
Aumentar a sensibilização e a capacidade humana e institucional em matéria de atenuação, adaptação, redução do impacto e medidas de alerta precoce no que respeita às alterações climáticas;
Aumentar os conhecimentos científicos e desenvolver capacidades de investigação sobre a conservação, recuperação e utilização sustentável dos ecossistemas terrestres e de água doce nas zonas de montanha;
Aumentar os conhecimentos científicos no domínio da conservação dos ecossistemas de montanha, incluindo a sua biodiversidade;
Sensibilizar para o impacto das espécies exóticas invasoras nos ecossistemas terrestres e aquáticos;
Promover a cooperação entre estudantes e professores a nível internacional;
Permitir a utilização de plataformas educativas durante o desenvolvimento das diferentes fases do projeto;
Assegurar a partilha de conhecimentos entre as escolas parceiras, partilhando técnicas de ensino, abordagens inovadoras.
Câmara com ligação em direto à zona de "replantação" do Lago Como:
No primeiro dia desta nossa jornada por Itália, chegamos ao hotel já perto da 1 da manhã.
Tivemos que acordar cedo pois queríamos aproveitar o dia para ver Milão, mas primeiro precisávamos de energia então tomamos um pequeno-almoço divinal. De seguida fomos diretos para o centro de Milão onde passamos por várias lojas de alta costura, como a Prada, Valentino, Gucci, Versace, Burberry e muito mais. Por um momento pensámos que este lugar não foi feito para nós pois parecíamos “campónios” no meio de gente com muita classe.
Acabámos por visitar o 'Duomo di Milano', onde ficamos impressionados com a tamanha beleza e dimensão da catedral, as Galerias Vittorio Emanuele II, o Castelo Sforzesco e o Arco della Pace.
De seguida fomos buscar as malas ao hotel, apanhar o comboio para Como para irmos ter com os nossas “famílias”.
Resumindo este dia, podemos ver que até os manequins das montras conseguem ter mais classe que nós.
Dino Ventura
No segundo dia em Itália, encontrámo-nos todos na escola, logo pelas 8 da manhã. Depois de um pequeno momento de convívio, iniciámos as apresentações dos trabalhos preparados pelos alunos italianos e portugueses. O trabalho dos alunos italianos incidiu no Objetivo 6 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável - "Água Limpa e Saneamento", enquanto que o nosso trabalho incidiu sobre o Objetivo 14 -"Vida debaixo de Água".
Visitámos a escola, as salas de aulas, a biblioteca e os vários laboratórios (Química, Design, Textéis...).
No final da manhã, após um intervalo para lanche, tivemos oportunidade de ter uma aula com dois professores italianos(lecionada em inglês) acerca da sustentabilidade da vida subaquática e nas margens do Lago Como. Depois deu-se início ao workshop dedicado à exploração dos temas "Conservação da vida na água e em terra", onde os alunos trabalharam em pares constituídos por um aluno de cada país. Neste workshop os alunos tiveram que criara um padlet de raiz, onde responderam a quatro perguntas sobre Mudanças Climáticas e Instabilidade Hidrogeológica.
O almoço foi na escola e à tarde demos um passeio pela cidade de Como. Entre a escola e o centro da cidade passámos pelas suas ruas estreitas, cheias de flores e já enfeitadas para o Natal, seguimos até à Catedral de Como (Duomo), e finalmente terminámos a visita junto ao Lago Como.
Por fim, os alunos regressaram a casa com os seus host’s.
Madalena Oliveira
No terceiro dia em Itália, começamos por visitar outra parte da escola, a sala de moda e tecidos.
Logo a seguir, fizemos uma longa caminhada até ao laboratório "Relake by Proteus", passando pelo centro da cidade de Como. No laboratório, estivemos a falar sobre as características do Lago de Como, alterações climáticas e instabilidade hidrogeológica.
Após o almoço, voltamos para o laboratório e estivemos a fazer maquetas de plantação de algas, utilizando pequenas estruturas feitas numa impressora 3D e uma caneta 3D. Feitas as maquetas, colocamos as algas, vimos como as introduzem no lago e como este processo é difícil. Com este projeto, esta associação pretende repovoar o lago com algas que permitam a reabilitação da qualidade da água, da sua flora e fauna.
Concluído o dia de trabalho, fomos explorar um pouco mais da cidade com os alunos Italianos.
António André
No quarto dia em Itália, começámos o dia a andar no funicular, que nos levou a um dos pontos mais altos das redondezas de Como, a Vila de Brunate. Tivemos oportunidade de fazer uma caminhada até ao farol e ver uma vista deslumbrante das montanhas e do lago.
Ao regressar à cidade fomos almoçar a um restaurante típico e regressámos à escola. Da parte da tarde estivemos nos fantásticos laboratórios de Química da escola. Em conjunto com os alunos de uma turma de Química Analítica tivemos oportunidade de realizar uma atividade experimental para testar a dureza de várias águas recolhidas em diferentes locais próximos de Como. Esta atividade vai de encontro aos conteúdos de Físico-Química de 11.º ano e naturalmente foi de muito interesse para alguns de nós, que vamos estudá-los ainda este ano letivo.
Por fim, quase todos os alunos do projeto foram passear pela cidade e patinar no gelo onde caímos e rimos bastante!
Juliana Machado
No nosso penúltimo dia em Itália, começamos por ir até a uma pastelaria enquanto esperávamos pelo autocarro que nos levou até Bellagio, que foi o sítio de onde partimos de barco até o outro lado do lago. Lá passeamos bastante para conhecer a zona e fomos almoçar a um restaurante.
Depois do almoço apanhámos o barco e fomos visitar a Villa Carlotta, um palacete com um museu e um extraordinário jardim botânico. O jardim estava colorido pelas cores outonais e tinha diversas plantações desde citrinos, a canas de bambu. No interior do palacete, hoje transformado em o museu, vimos diversas pinturas e esculturas.
Após terminarmos a visita, regressamos e alguns alunos foram para casa e outros foram patinar no gelo.
Samira Dutra
No nosso último dia, apresentámos os padlets realizados no primeiro dia e houve oportunidade de debatar alguns dos problemas relacionados com a qualidade da água do Lago Como. As professoras coordenadoras dos projetos apresentaram as diversas atividades e projetos em que ambas as escolas estão envolvidas.
De seguida, visitamos o centro de tratamento da água de Como. Tivemos um explicação pormenorizada de como se processa a filtração a água do lago para poder vir a ser consumida.
À noite tivemos o jantar de despedida na escola, com todas as famílias, onde pudemos degustar alguns dos pratos típicos de Itália. A festa de despedida foi animada por uma banda de jovens locais.
Martim Amado