A escrita é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e expressivo das crianças. Escrevendo, os alunos melhoram a capacidade de comunicação, organização de ideias, criatividade e compreensão de diferentes assuntos.
A escrita pode ser dinamizada de vários modos e pode ser feita ou de modo individual ou de modo coletivo (em pares, pequenos ou grandes grupos). Certamente que a criação de recursos em grupo possibilita a coconstrução, isto é, a construção colaborativa. Estas atividades poderão ser estimuladas com o uso de diferentes ferramentas da Google Apps, nomeadamente, o Google Docs (um procesador de texto), o Google Slides (para apresentações). Para além do uso destas ferramentas, levar os alunos a construir perguntas e respostas através do Google Forms pode ser, também, uma forma de trabalho colaborativa e criativa. Todas estas ferramentas de construção colaborativa estão associadas à conta institucional da Google que cada aluno e cada professor do Agrupamento de Escolas Dr. António Augusto Louro têm.
Na Web (vulgarmente designada por internet), existem diversas ferramentas que poderão ser úteis para o desenvolvimento da escrita. Apesar de as boas práticas nos dizerem que devemos utilizar essencialmente ferramentas associadas à conta institucional, para algumas atividades o uso de ferramentas disponíveis na Web que possam servir o intuito da escrita poderão ser úteis. Indicamos, por exemplo o Padlet pela facilidade no uso e sugerimos sempre que os alunos utilizem os Padlets em uso pelas escolas, sendo que deste modo serão eles os construtores dos conteúdos, por exemplo, do jornal escolar.