CUIDADOS BÁSICOS PARA REFUGIADOS E REQUERENTES DE ASILO NA FRONTEIRA


Sid, Sérvia


1 lugar em logística: de 29/06 a 29/08

1 lugar em comunicação: 27/06 a 27/08 

1 lugar em rastreio: de 1/07 a 31/08. 

(datas aproximadas)

No Name Kitchen

Perfil:

Estudantes de pós-graduação e/ou do último ano de licenciatura (a partir dos 22 anos). Experiência anterior em projetos de voluntariado intensivo com migrantes forçados e refugiados.  A NNK equilibra a sua equipa com pessoas de diferentes idades e origens. 

As seguintes licenciaturas seriam uma mais-valia: Relações Internacionais, Engenharia, Direito, Administração e Gestão de Empresas, Psicologia, Enfermagem, Serviço Social, Educação Social, Mestrado em Cooperação, Mestrado em Migração e Mestrado em Ajuda Humanitária.

Vagas:

3

Local:

Sid, Sérvia

Datas:


A estadia mínima é de 2 meses, com possibilidade de prolongamento até 3 meses. Excecionalmente, será considerada uma estadia de um mês.

Idioma:

O inglês é a língua comum no campo. As línguas locais, bem como as faladas pela comunidade imigrante, serão muito apreciadas.

*Idioma em que o projeto será desenvolvido.

Testemunhos de participantes

Uma aluna da Universidade Pontifícia de Comillas que frequenta o Mestrado em Cooperação Internacional para o Desenvolvimento fala-nos de...

"Neste projeto, a sensação de ver a realidade na fronteira, na dinâmica da migração, foi o que me motivou a querer fazer parte dele. As minhas expectativas eram muito diferentes do que vivi depois. Fui com mais receio, à espera de estar mais desconfortável, por ser mulher, e depois encontrei uma realidade muito diferente. Talvez porque também fui numa altura em que as coisas estavam mais calmas. Senti-me segura no terreno, as pessoas em movimento respeitaram-me, abriram-se comigo, dançámos, jogámos às cartas... Aprendi muito sobre as suas histórias e culturas, analisei as dinâmicas da migração na prática, e isso é algo que me abriu mais os olhos e que me impulsionou a querer continuar com o ativismo.

Esta experiência já mudou a minha forma de agir e de pensar sobre o futuro, sobre como quero orientar a minha vida profissional, e isso é continuar com o ativismo, adquirindo mais conhecimentos e contribuindo para a sociedade para construir um mundo melhor. Também mudou o conceito de como eu vivia. Aprendi que o que realmente valorizo na vida são as pessoas que me rodeiam, as experiências que vivo com elas, e que não quero viver uma vida de luxo. Descobri que sou bom nisso e que gosto de ajudar, ouvir e aprender com os outros. Descobri que não me importo de abdicar de coisas materiais para fazer alguém feliz, ou para lutar pela melhoria das condições das pessoas".

Identificação do projeto e das atividades

O Name Kitchen é um movimento independente que trabalha ao longo das rotas dos Balcãs e do Mediterrâneo para promover a ajuda humanitária e a ação política para aqueles que sofrem as dificuldades das viagens extremas e da rejeição violenta. 


Esta é uma frase real que um membro da equipa de campo da NNK disse em 2021 sobre uma pessoa em movimento: nós não ajudamos, escolhemos lutar contra a injustiça e empatizar com aqueles que sofrem as ilegalidades de um sistema injusto. Depois de uma experiência no terreno, aprendemos muito mais como voluntários do que demos àqueles que sofrem de condições vulneráveis. As equipas da NNK estão à procura de pessoas capazes de compreender que não somos salvadores, mas simplesmente dispostos a contribuir sempre que possível, sem alimentar falsas expectativas sobre a importância do que podemos fazer (e, mais importante, do que não podemos fazer). As pessoas que se deslocam atravessaram toda a Europa, do Irão à Bósnia, e a NNK está presente em apenas 5 cidades, entre milhares, ao longo da rota dos Balcãs: as pessoas têm de confiar na sua capacidade de resistência e não em projectos humanitários. Prestamos ajuda e proximidade humana tanto quanto possível, não salvamos vidas.


Entre 2020 e 2021, assiste-se a outra mudança na rota dos Balcãs. Embora as pessoas continuem a passar pela Bósnia-Herzegovina para chegar à Europa Central, parece haver um declínio constante das pessoas que optam por entrar na Bósnia-Herzegovina, preferindo, em vez disso, tentar chegar à Europa através da Roménia e da Sérvia. De acordo com os dados do ACNUR, em 2021, mais de 60 000 requerentes de asilo chegaram aos centros governamentais da Sérvia, enquanto em 2020 a Roménia registou um aumento de quase 240% de pessoas que procuram asilo no país.


A rota da Sérvia para a Roménia e depois para outros países ocidentais da UE é relativamente nova e mais frequentada desde o inverno de 2019/2020. Inicialmente, era utilizada sobretudo por refugiados de países árabes, principalmente da Síria e do Iraque. Šid é uma pequena cidade no noroeste da Sérvia, muito perto da fronteira com a Croácia. Desde 2015, Šid tem sido um ponto de passagem muito importante para as pessoas que se deslocam, não só quando o corredor humanitário ao longo da rota dos Balcãs foi aberto, mas também depois de março de 2016.


Em torno de Šid existem 3 campos oficiais com cerca de 1.000 requerentes de asilo e muitos campos informais (ocupantes ou selvas). Os voluntários da NNK não estão autorizados a entrar nos campos oficiais. 


A NNK tem estado em Šid desde 2017 a apoiar as pessoas em movimento com necessidades básicas e a denunciar a violência fronteiriça e interna. Paralelamente, também apoiamos outros grupos, como a comunidade local e a comunidade cigana. Somos o único ator com uma presença constante em Sid e a razão é porque acreditamos na importância de estar lá, de denunciar e de falar.


Ter uma presença tão constante no terreno não é fácil. Temos sofrido a criminalização do nosso trabalho. O NNK foi oficialmente acusado pelo Presidente da Câmara de Sid de ser uma ameaça para a República da Sérvia. Quando se está no terreno, representando a NNK 24 horas por dia, 7 dias por semana, não há folga na perceção da comunidade local (o que não significa que não se possa tirar folga do trabalho da NNK). No entanto, a comunidade local continuará a vê-lo como NNK: discreto, respeitando a legislação nacional e o comportamento é uma obrigação durante toda a sua estadia.


O que vamos fazer?

A atividade central de todas as equipas é representada pelas distribuições, que são compostas por uma cadeia de subatividades (linha direta, embalagem, compras, distribuição) em que a equipa tem de se movimentar e agir como um corpo único.


Estas são as posições necessárias e as datas a preencher. Para ser selecionado, deve assegurar dois meses no terreno


1 POSIÇÃO: PONTO FOCAL LOGÍSTICO 


1 LUGAR: TRACKING DO PONTO FOCAL


1 LUGAR: PONTO FOCAL PARA A COMUNICAÇÃO


Há muito mais informações sobre a organização, os locais onde trabalha, as responsabilidades de cada cargo, etc., para quem quiser participar nos projectos da No Name Kitchen. Se estiver interessado, pergunte às pessoas de referência da sua universidade antes da entrevista de seleção.

Descrição dos beneficiários:

Migrantes refugiados e requerentes de asilo na fronteira da Sérvia 

Formação prévia

Todos os estudantes selecionados para o programa VUELA receberão formação comum para participarem nas actividades de voluntariado. 

Consulte a TUA UNIVERSIDADE nos links seguintes para saber as datas, o local e as condições da formação. Não te esqueças de as marcar no seu calendário. Esta formação é obrigatória e faz parte do projeto. 

Acompanhamento no terreno:

O acompanhamento no terreno será efetuado pela própria organização. A NNK estabeleceu um sistema de apoio pessoal e profissional que inclui:

Proteção jurídica gratuita em caso de abuso de poder cometido pelas autoridades. No caso de um voluntário atuar contra a lei nacional e/ou as políticas da NNK, este serviço não será prestado.

Acompanhamento e formação contínuos no terreno.

Acesso gratuito a supervisão e apoio psicológico.

Uma grande experiência para entrar em contacto com pessoas em movimento e comunidades locais.

Este acompanhamento é efectuado através de diferentes pessoas que actuam como referentes:

1. CREW REF: para o processo de validação e acordos de voluntariado, sempre contactável no terreno;

2. REF DO PAÍS: principal referência a contactar durante toda a experiência. Esta pessoa reúne-se com a equipa todas as semanas durante a Assembleia, onde são tomadas as principais decisões. Toda a equipa é orientada por esta pessoa, que representa uma espécie de disco rígido humano da base (conhece o passado, a situação atual e a estratégia a longo prazo da NNK).

3. REF TÉCNICO: especializado no ponto focal específico que o voluntário vai cobrir. É a referência a contactar em caso de dúvidas sobre a posição a preencher e as tarefas a realizar.

4. EQUIPA DE CUIDADOS: A equipa NNK presta APOIO PSICO-EMOCIONAL a todos os pontos focais. A Equipa de Apoio pode ser contactada antes, durante e depois de qualquer experiência no terreno.

5. SERVIÇOS ADICIONAIS: Tradutores (antigos deslocados, que facilitam a comunicação entre a comunidade migrante e os pontos focais) e advogados para proteção jurídica gratuita.

Alojamento e alimentação:

O custo deste projeto é de 170 euros/mês. Este montante cobre os seguintes elementos que serão fornecidos pela organização:


As informações sobre a possibilidade e as condições de apoio financeiro para estes conceitos podem ser consultadas abaixo, consultando a TUA UNIVERSIDADE:

Transporte:

O estudante é responsável pela organização e pagamento do transporte para o local de intervenção e deve informar a universidade de referência do projeto da data e hora de chegada com, pelo menos, 15 dias de antecedência.

Universidade de referência do projeto:

Universidad Pontificia Comillas (María Iglesias Martínez)