PROJETO BANTABÁ


Almeria, Espanha


23 de junho a 6 de julho de 2024


Perfil:

Para estudantes com interesse e experiência em projetos sócio-educativos para a população migrante em Espanha, especificamente em imersão linguística. A partir dos 22 anos de idade (excecionalmente 21, dependendo da maturidade e experiência em projetos semelhantes).

Vagas:

4

Local:

Las Norias de Daza (municipio de El Ejido), Almería

Datas:

De 23 de junho a 6 de julho de 2024

Idioma:

Espanhol (o conhecimento de francês e/ou árabe seria uma vantagem).

*Idioma em que o projeto será desenvolvido.

Testemunhos de participantes:

Uma estudante da UP Comillas no seu 3º ano de Relações Internacionais e Comunicação Global fala-nos sobre... 

"Um dia normal em Bantabá consistia em diferentes tarefas distribuídas ao longo do dia: o primeiro turno de aulas começava às 10h e terminava às 11h30, depois usávamos até às 13h para preparar as outras duas aulas da tarde (das 19h às 20h40 e das 20h50 às 22h). A experiência Bantabá não se limita apenas às aulas, o projeto também se centrou em grande medida em conhecer o ambiente cultural (actividades nas estufas, lanches com as mulheres locais, conversas informais no centro). Este projeto fez-me ver que existem muitas outras realidades paralelas ao meu mundo. Deixei Bantabá com o coração cheio de alegria, satisfação e admiração por todas as pessoas que fazem parte deste projeto".

Identificação do projeto e das atividades:

Desde a sua chegada a Las Norias de Daza, na província de Almeria, as Religiosas do Sagrado Coração de Jesus têm procurado responder às necessidades dos migrantes, antes provenientes de outras zonas de Espanha, e hoje aos que vêm do outro lado do estreito e que continuam a chegar. Trata-se de migrantes instalados em Norias de Daza, uma localidade rural pertencente ao município de El Ejido, na sua maioria oriundos do Magrebe, da África Subsariana e de países da Europa de Leste não pertencentes à UE. Este projeto está atualmente a ser desenvolvido em dois centros populacionais: Las Norias de Daza e Santa María del Águila, a 5 km de distância.


O objetivo do Projeto Socioeducativo Bantabá é a integração dos migrantes que chegam à zona em busca de trabalho, tentando permitir-lhes viver com dignidade numa sociedade que lhes é muito hostil.

Durante 15 dias, propomos-lhe colaborar na tarefa que é levada a cabo dando aulas de espanhol aos migrantes da zona. É uma oportunidade de conhecer a realidade da imigração em El Ejido (Almeria), bem como uma experiência partilhada em comunidade.


Horário de atividade: 

Aplicável aos dias úteis, fins-de-semana livres.


Quando? De 23 de junho a 6 de julho. A chegada seria para o almoço de 23 de junho ou, excecionalmente, é possível chegar no dia 22 de junho a partir das 19 horas. Partida a 6 de julho de manhã. 

Descrição dos beneficiários:

Migrantes instalados em Norias de Daza, trabalhadores das estufas da zona, oriundos do Magrebe, da África Subsariana e de países da Europa de Leste não comunitários.

Formação anterior

Todos os estudantes selecionados para o programa VUELA receberão formação comum para participarem nas atividades de voluntariado. 


Consulta a TUA UNIVERSIDADE nos links seguintes para saber as datas, o local e as condições da formação. Não te esqueças de as marcar no teu calendário. Esta formação é obrigatória e faz parte do projeto. 

Acompanhamento no terreno:

O acompanhamento no terreno será efetuado pela própria organização.  

Alojamento e refeições:

O alojamento dos voluntários será numa casa que as freiras têm em Las Norias de Daza, onde viverão sozinhos e juntos e se organizarão nas tarefas logísticas da casa. Não haverá custos de alojamento, mas haverá um custo de manutenção, e os voluntários terão de contribuir individualmente para o fundo comum. 

As informações sobre a possibilidade e as condições de apoio financeiro para estes conceitos podem ser consultadas abaixo, consultando a TUA UNIVERSIDADE:

Transporte:

O estudante é responsável pela organização e pagamento do transporte para o local de intervenção e deve informar a universidade de referência do projeto da data e hora de chegada com, pelo menos, 15 dias de antecedência.

Universidade de referência para o projeto:

Universidad Pontificia Comillas (María Iglesias Martínez)