ESCOLAS DE VERÃO 

SANT'EGIDIO



Roma, Itália


De 2 de julho a 22 de julho 

(datas aproximadas)


Comunidad Sant´Egidio

Perfil:

Preferencialmente licenciaturas em Psicologia, Pedagogia, Serviço Social, Educação de Infância, Ensino Básico ou Educação Social. Será valorizado o interesse, envolvimento e empenho na intervenção com famílias em situação de vulnerabilidade. Não se exclui a participação de estudantes de outras licenciaturas.

Vagas:

10

Local:

Roma capital. A Comunidade de Santo Egídio tem a sua sede na Piazza Di San Egidio 3A - CAP 00153, embora os serviços da escola de verão sejam prestados em centros ou espaços educativos situados em diferentes zonas de Roma capital.

Datas:

De 2 a 22 de julho (datas aproximadas)

Idioma:

É necessário um conhecimento mínimo de italiano ou um compromisso de formação básica em comunicação italiana (duolingo) antes de participar no projeto. 

Outras línguas possíveis: inglês/português/espanhol.

*Idioma em que o projeto será desenvolvido.

Testemunhos de participantes:

Uma estudante do 3º ano de Direito e Relações Internacionais da Universidade Pontifícia Comillas fala-nos de...

"Um dia normal de voluntariado começava por volta das 9 horas, quando chegávamos à escola onde se realizava a escola de verão. As crianças chegavam entre as 9 e as 10h30 à escola e brincavam umas com as outras até ao início das aulas, às 10h30. Nessa altura, dividimo-las em três grupos etários e elas vão para a turma que lhes foi atribuída, acompanhadas pelos monitores correspondentes a cada grupo. Dependendo do dia, a própria organização tinha planeado atividades que nós ajudávamos a desenvolver ou éramos nós que propúnhamos actividades. O dia terminava por volta das 16 horas, altura em que os pais começavam a ir buscar as crianças. Depois de todos terem ido para casa, era altura de arrumar as salas de aula. No final de cada semana, fazíamos uma limpeza completa do edifício, onde limpávamos e varríamos o chão onde se encontravam as salas de aula e as casas de banho.  

Quando me inscrevi no programa Vuela não fazia ideia do quanto este programa de voluntariado me iria marcar, graças ao qual conheci pessoas maravilhosas e com as quais aprendi mais do que pensava ser possível, repensei a minha forma de entender e encarar a vida, bem como reorientei as minhas aspirações para o meu futuro profissional. É uma experiência que marca verdadeiramente um antes e um depois na nossa vida e não posso deixar de a recomendar a todos.

Identificação do projeto e das atividades

Sant'Egidio exprimiu a sua grande preocupação por todos os menores que, especialmente nos bairros de lata, não puderam aceder à escolaridade em linha e acumularam graves atrasos na sua escolaridade. Para isso, quer propor intervenções para implementar actividades de verão e percursos de reintegração escolar para estes menores frágeis, a fim de contrariar o défice de aprendizagem gerado pela emergência sanitária.


As atividades terão lugar durante o período de verão, em julho, sob a forma de centros educativos de verão. Serão formados grupos de 7 a 10 crianças com três ou quatro trabalhadores de Sant'Egidio para cada grupo. Os grupos serão formados de acordo com a idade das crianças, de modo a criar grupos homogéneos.


O empenho dos jovens voluntários ajudará as crianças a realizar as actividades propostas. Além disso, o facto de virem de outros países permitir-lhes-á alargar os seus horizontes e entrar em contacto com realidades diferentes da periferia em que vivem.


Horário de atividade:

Centro de verão para crianças das 8h30 às 17h.


Mais informações:

Recomenda-se aos estudantes que consultem as informações no sítio Web: www.santegidio.org. Serão fornecidas mais informações nas reuniões de formação que antecedem a atividade de campo.

Descrição dos beneficiários:

O programa destina-se a crianças em situação de especial vulnerabilidade, com famílias que vivem em situação de pobreza e/ou exclusão social, e afectadas pelo défice de aprendizagem gerado pela pandemia.

Formação prévia

Todos os estudantes seleccionados para o programa VUELA receberão formação comum para participarem nas actividades de voluntariado. 

Consulta a TUA UNIVERSIDADE nos seguintes links para saberes as datas, o local e as condições da formação.  Não te esqueças de as marcar no teu calendário. Esta formação é obrigatória e faz parte do projeto.

Acompanhamento no terreno:

O acompanhamento no terreno será efectuado pela própria organização ao longo do projeto, a Universidade Lumsa, bem como por uma pessoa das universidades convocadoras que acompanhará a experiência no terreno.

Alojamento e alimentação:

Apartamento partilhado em Roma e valor comum para manutenção durante o projeto.  

As universidades de Lumsa e Comillas ajudarão na procura de alojamento e facilitarão a chegada. Cada voluntário deve contribuir individualmente com um montante igual ao subsídio de despesas comuns para cobrir as despesas de aluguer e manutenção. Os montantes serão comunicados antes da chegada, bem como o método de pagamento. 

Informações sobre a possibilidade e as condições de apoio financeiro para estes itens podem ser encontradas abaixo, consultando a TUA UNIVERSIDADE:

Transporte:

O estudante é responsável pela organização e pagamento do transporte para o local de intervenção e deve informar a universidade de referência do projeto da data e hora de chegada com, pelo menos, 15 dias de antecedência.

Universidade de referência do projeto:

Universidad de Lumsa (Irene Culcasi)