LOIOLAETXEA



San Sebastian, Espanha


De 1 de julho a 12 de julho 

(datas aproximadas)

Perfil:

Qualquer perfil que tenha interesse e facilidade em trabalhar com pessoas vulneráveis e em risco de exclusão. Recomenda-se a frequência de cursos de Serviço Social, Educação Social e/ou Psicologia.

Vagas:

2

Local:

Andia 3 Kalea, Donostia - San Sebastián, 20004

Fechas:

De 1 de julho a 12 de julho (datas aproximadas)

Idioma:

Espanhol

*Idioma em que o projeto será desenvolvido.

Testemunhos de participantes:

Uma estudante da Universidad Pontificia de Comillas, do 1º ano de Criminologia e Trabalho Social, fala-nos de...

"O meu papel como voluntário neste projeto e, em geral, em todos os planos desta organização, baseava-se em viver com a comunidade e ser, durante esse período de estadia, mais uma pessoa na comunidade com quem, se quiserem, podem contar para conversar ou desabafar, para além da distribuição semanal de alimentos e contar o nosso testemunho do tempo passado até ao encontro com a comunidade a estudantes universitários de Loiola. Embora no nosso período de estadia estivéssemos a fazer diferentes actividades, como conhecer outros planos de desenvolvimento, ir à praia com a comunidade, bem como passar o primeiro fim de semana numa casa de campo, onde todos os participantes dos diferentes projectos se juntaram para fazer um convívio multicultural".

Identificação do projeto e das atividades

A Associação Loiolaetxea para a Integração Social foi fundada em setembro de 2000 no âmbito do Modelo de Comunidade Solidária, promovido pela Companhia de Jesus. Desenvolve programas de intervenção com pessoas em situação de exclusão social ou em risco de a sofrer, com pessoas privadas de liberdade, com migrantes e com refugiados. 

Faz parte da rede de Intervenção Social acordada com o Conselho Provincial de Gipuzkoa e trabalha nas áreas de Apadrinhamento Comunitário e Justiça e programas penitenciários subsidiados pelo Governo Basco. 

O modelo assistencial do programa integral de Loiolaetxea visa, em todos os momentos, acompanhar, servir, refletir, influenciar e transformar as causas justas das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade e exclusão social. Um objetivo adicional deste programa é contribuir para o desenvolvimento de uma visão social mais humanizada em relação às pessoas mais desfavorecidas. 

O par de estudantes apoiará o acompanhamento das pessoas que participam nos programas de Intervenção Loiolaetxea. Alfabetização, Conhecimento do Meio Ambiente, Promoção da Participação e Ação Voluntária e num acampamento comunitário. As atividades a realizar serão:


Antes de iniciar o projeto, será realizada uma formação em linha sobre Ambiente Seguro e, à chegada, será fornecido um Certificado de Infracções Sexuais. 


Horário: de segunda a domingo, de manhã (10:00 - 14:00) e de tarde (16:00 - 20:00). 

Descrição dos beneficiários:

Os beneficiários são adultos, maiores de 18 anos, que se encontram em situações vulneráveis: diversidade cultural, religiosa, de origem e de género. Especialmente pessoas em processos de reintegração na prisão.

Formação prévia

Todos os estudantes selecionados para o programa VUELA receberão formação comum para a participação nas actividades de voluntariado. 

Consulta a TUA UNIVERSIDADE nos seguintes links para saberes as datas, o local e as condições da formação. Não se esqueça de as marcar no seu calendário. Esta formação é obrigatória e faz parte do projeto. 

Acompanhamento no terreno:

O acompanhamento no local será assegurado pela própria organização durante todo o projeto. 

O acolhimento em San Sebastián e o acompanhamento de qualquer incidente serão apoiados pela pessoa de referência da Universidade de Deusto Campus Donosti.

Alojamento e alimentação:

Alojamento partilhado em San Sebastian com os voluntários dos projectos Vuela na cidade. As refeições serão fornecidas no alojamento partilhado. 

A Universidade de Deusto ajudará na procura de alojamento e facilitará a entrada. Cada voluntário terá de contribuir individualmente com um montante igual para o valor comum para cobrir os custos de alojamento e refeições (jantar e pequeno-almoço). Os montantes serão comunicados antes da chegada, bem como o método de pagamento. 

Informações sobre a possibilidade e condições de apoio financeiro para estes itens podem ser encontradas abaixo, consultando a TUA UNIVERSIDADE:

Transporte:

O estudante é responsável pela organização e pagamento do transporte para o local de intervenção e deve informar a universidade de referência do projeto da data e hora de chegada com, pelo menos, 15 dias de antecedência.

Universidade de referência do projeto:

Universidad de Deusto (Yajaira kortabitarte Jauregi)