LAR PADRE LERCHUNDI: CAMPO DE FÉRIAS


Tânger, Marrocos


De 2 de julho a 21 de julho

(datas aproximadas)


Lar de crianças Padre Lerchundi


Perfil:

Estudantes do 1º ano motivados para trabalhar com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Responsáveis e dinâmicos, que se envolvam e participem ativamente com as crianças em actividades lúdicas e de promoção de valores. Com vontade de aprender e de fazer parte de uma equipa. Serão valorizados os perfis com formação pedagógica (educação, educação social, psicologia, serviço social). Um diploma de monitor de tempos livres e de lazer ou experiência com projectos para crianças seria uma mais-valia.

Vagas:

Entre 2 e 4

Lugar:

Rue Ibn Zhor, 2 90000 Tánger (Marruecos)

Datas:

De 2 de julho a 21 de julho (datas aproximadas)

Idioma:

Castelhano

*Idioma no qual o projeto será desenvolvido.

Identificação do projeto e das actividade

O Lar Lerchundi é um projeto social da Arquidiocese de Tânger, iniciado em 1995, que visa complementar e apoiar o sistema educativo público marroquino. Somos um centro de dia frequentado por crianças entre os 6 e os 16 anos, antes ou depois do seu dia de escola. Trabalhamos de segunda a sexta-feira nos seguintes programas: programa de cantina, para garantir às crianças uma refeição e um lanche; reforço escolar com aulas de árabe, matemática e francês; actividades culturais e desportivas; programa de saúde e higiene; apoio às famílias.


O que vamos fazer?


Nas datas indicadas para o voluntariado, o Hogar Lerchundi está encerrado em agosto, pelo que as atividades seriam realizadas em julho, durante o campo de férias. Os estudantes integrariam a equipa de trabalho do centro para apoiar os educadores nas actividades do campo de férias. Em princípio, o objetivo é apoiar a equipa educativa. Se a equipa de voluntários tiver um perfil pedagógico, podemos organizar workshops de formação e intercâmbio de conhecimentos e experiências.


Esperamos apoio para as atividades e a programação realizadas no âmbito do projeto. Contribuição de outras formas de realizar as atividades, outros pontos de vista a partir de uma perspetiva humana e profissional que ajudará tanto os educadores como as crianças a abrir a sua perceção do mundo. Os educadores terão à sua disposição o material do centro para realizar as actividades, tal como a equipa do projeto. Uma vez analisada a situação e a tarefa específica a realizar, decidiremos que material será necessário.


Isto significará uma contribuição da formação dos alunos, que se estão a preparar e a formar como pessoas e profissionais para a vida adulta. Esta presença neste processo é importante tanto para as crianças como para a equipa do projeto, de modo a ver diferentes abordagens à vida e a abrir novas possibilidades na realidade e na imaginação.


Horário: de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 15:30. Este será o horário do campo de férias. Acreditamos que é melhor juntar-se à equipa educativa da entidade e também apoiar a equipa da cozinha e da sala de jantar, se necessário. Trabalhos específicos podem ser discutidos de acordo com o perfil dos alunos. 


Por fim, no âmbito da obra social do Arcebispado, será possível conhecer outros projectos. A colaboração com eles será limitada, uma vez que já têm grupos de voluntários.


Mais informações

Descrição dos beneficiários:

Os beneficiários do projeto são crianças entre os 6 e os 16 anos de idade de famílias em risco de exclusão devido a recursos económicos, educativos, culturais e sociais limitados. É dada especial atenção às famílias monoparentais com um ou mais filhos a cargo.

Formação prévia

Todos os estudantes selecionados para o programa VUELA receberão formação comum para a participação nas actividades de voluntariado. 

Consulta a TUA UNIVERSIDADE nos seguintes links para saberes as datas, o local e as condições da formação. Não te esqueças de as marcar no teu calendário. Esta formação é obrigatória e faz parte do projeto. 

Acompanhamento no terreno:

O acompanhamento no terreno será efetuado pela própria organização durante todo o projeto. Pode ser interessante incluir um acompanhante com o grupo se o grupo for de 3-4 pessoas. O acompanhamento de qualquer incidente será apoiado pela pessoa de referência da Universidade Loyola Andalucía.

Alojamento e alimentação:

O Hogar Lerchundi dispõe das instalações necessárias para o alojamento, dois quartos grandes com beliches e acesso à cozinha e à casa de banho. As refeições serão tomadas no alojamento partilhado, exceto o pequeno-almoço e o almoço, que poderão ser incluídos no projeto de segunda a sexta-feira.  

O preço com pequeno-almoço e almoço (de segunda a sexta-feira, no projeto, o jantar não está incluído) é de 25 euros/dia. Sem pequeno-almoço e almoço, 20 euros/dia.

Cada voluntário terá de contribuir individualmente com um montante igual para o saco comum para cobrir os custos de alojamento e alimentação. Os montantes exactos serão comunicados antes da chegada, bem como o método de pagamento. 

Informações sobre a possibilidade e as condições de apoio financeiro para estes itens podem ser encontradas abaixo, consultando a TUA UNIVERSIDADE:

Transporte:

O estudante é responsável pela organização e pagamento do transporte para o local de intervenção e deve informar a universidade de referência do projeto da data e hora de chegada com, pelo menos, 15 dias de antecedência.

Universidade de referência do projeto:

Universidad Loyola Andalucía (Juan Francisco Romero González)