LAZER, ARTE E TEMPO LIVRE COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES


Leioa, Vizcaya, Espanha


De 1 a 30  de julho: campos urbanos. Em lotes.


Fundación Fidias


Perfil:

Pessoas motivadas para a intervenção com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, que queiram trabalhar para garantir o cumprimento de seus direitos. Responsáveis e dinâmicos, que se envolvam e participem ativamente com as crianças em atividades de lazer e tempo livre (jogos, dinâmicas, desportos, oficinas artísticas, passeios, excursões, etc.). Que criam e incentivam o bom tratamento. 

Vagas:

24 alunos; 6 alunos por quinzena

Local:

Campo urbano: Gabriel Aresti, Nº3, Lamiako (Leioa) 

Datas:

1 - 14 julho / 5-6 alunos

8 - 21 julho / 5-6 alunos

15 - 30 julho / 5-6 alunos

Idioma:

Espanhol. 

*Idioma em que o projeto será desenvolvido.

Testemunhos de participantes:

Um estudante do 4º ano de Engenharia de Tecnologias Industriais fala-nos sobre...

"A minha experiência como voluntário na Fidias foi muito gratificante. Recomendo a participação de futuros voluntários nos seus programas de verão. A minha estadia lá permitiu-me conviver com realidades sociais diferentes, muito distantes da minha realidade pessoal, mas apenas a alguns quilómetros de distância. A forma de o fazer através da figura inocente de uma criança é algo que nos faz encolher o coração. Guardo tudo o que vivi dentro de mim.


A minha participação no projeto Fidias teve um impacto profundo na minha perspetiva e abordagem da realidade social que permeia a vida de todas as crianças que conheci. Durante a minha experiência, tive a oportunidade (e a sorte) de mergulhar na vida de muitas crianças, o que me permitiu descobrir muitos dos seus desafios diários. Sem o papel que tive de desempenhar, compreendê-las teria sido impossível.

Identificação do projeto e das atividades

Em abril de 2010 foi criada a FIDIAS (Fundação para a Integração e Desenvolvimento Interpessoal através das Artes), uma jovem e dinâmica organização não governamental sem fins lucrativos, com o objetivo de estabelecer um compromisso de solidariedade e serviço na nossa comunidade. A nossa missão é contribuir para o desenvolvimento do potencial humano através das artes, entendendo as actividades artísticas como parte de uma estratégia pedagógica, lúdica, motivadora e multidisciplinar. 

 

Desenvolvemos a nossa atividade com crianças e adolescentes entre os 6 e os 18 anos em situação de vulnerabilidade nos concelhos de Getxo e Leioa, bem como com as suas famílias, apostando na inclusão como instrumento de coesão sócio-educativa. 


As pessoas com quem trabalhamos são jovens em risco de exclusão, a maioria dos quais provém de famílias disfuncionais e sofre de vários problemas. A maioria das famílias são migrantes com as dificuldades de adaptação que os processos migratórios implicam, têm recursos económicos limitados e muitos não têm uma rede familiar que os possa apoiar e acompanhar de forma adequada. Por estas razões, necessitam de um ambiente seguro que as apoie e acompanhe, neste caso, nos tempos livres de verão, e será este o trabalho que os alunos irão realizar.


O que vamos fazer?

Os alunos que frequentam o Fidias terão um papel importante no acompanhamento dos nossos jovens nas atividades de verão. As dificuldades familiares com que se debatem os participantes no Fidias fazem com que o seu acesso a tempos livres saudáveis e educativos seja muito limitado, situação que se agrava no verão devido ao encerramento das escolas e à pouca oferta na zona envolvente, sobretudo em agosto. A colaboração dos alunos neste período significa poder dar alternativas de lazer e espaços seguros a mais crianças e adolescentes, possibilitando-lhes desfrutar de uma época tão importante do ano como o verão, gerando assim espaços de desenvolvimento pessoal fora da sala de aula e rodeados de pessoas que podem ser referências. 


Horários: 

Campo urbano: de segunda a sexta-feira: 11:00-13:00 e 15:00-19:00.


As informações podem ser consultadas no Website (https://fundacionfidias.org/), bem como nas suas redes sociais (Fundação Fidias no Instagram e no Facebook). 


Será solicitada a certidão de crimes de natureza sexual ou equivalente.

Descrição dos beneficiários:

Crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em situação de vulnerabilidade nos municípios de Getxo e Leioa, bem como suas famílias.

Formação prévia

Todos os estudantes seleccionados para o programa VUELA receberão formação comum para a participação nas actividades de voluntariado. 

Consulta a TUA UNIVERSIDADE nos seguintes links para saberes as datas, o local e as condições da formação. Não se esqueça de as marcar no seu calendário. Esta formação é obrigatória e faz parte do projeto.

Além disso, a organização realizará, no mínimo, duas reuniões em linha para formar e informar sobre as tarefas e actividades a desenvolver.

Acompanhamento no terreno:

O apoio no local será prestado pela própria organização durante todo o projeto. 

O acolhimento em Leioa e o acompanhamento de qualquer incidente serão apoiados pela Universidade de Deusto Campus Bilbao.

Alojamento e alimentação:

Aluguer de um apartamento partilhado em Bilbau e dinheiro de bolso comum para a manutenção durante a primeira parte do projeto. 

As informações sobre a possibilidade e as condições de apoio financeiro para estes conceitos podem ser encontradas abaixo, consultando a TUA UNIVERSIDADE:

Transporte:

O estudante é responsável pela organização e pagamento do transporte para o local de intervenção e deve informar a universidade de referência do projeto da data e hora de chegada com, pelo menos, 15 dias de antecedência.

A deslocação para o terreno será feita de metro.

Universidade de referência do projeto:

Universidad de Deusto (Aitor Arbaiza Valero)