CAMPO DE TRABALHO: ESCOLA DE VERÃO E APOIO A IDOSOS


Sevilha, Espanha


De 1 de julho a 26 de julho

(datas aproximadas)


CRUZ ROJA SEVILLA


Perfil:

Estudantes do 1º ano motivados para trabalhar com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e com sensibilidade para com os idosos. Responsáveis e dinâmicos, que se envolvam e participem ativamente com as crianças em actividades lúdicas e de promoção de valores. Com vontade de aprender e de fazer parte de uma equipa. As licenciaturas em psicologia, educação social, enfermagem, fisioterapia e serviço social seriam uma vantagem. Um diploma de monitor de tempos livres e de lazer ou uma experiência com projectos infantis seria uma vantagem.

Vagas:

5

Local:

Avda. de la Cruz Roja 1, duplicado – CP 41009 (Sevilla) 

Datas:

De 1 de julho a 26 de julho (datas aproximadas)

Idioma:

Castelhano

*Idioma no qual o projeto será desenvolvido.

Testemunhos de participantes:

Uma aluna do 4º ano do curso de Relações Internacionais e Comunicação Global da Universidad Pontificia Comillas fala-nos de...

"A Cruz Roja tem uma vasta gama de actividades e eu tive a sorte de poder participar em várias delas. A principal atividade em que participei foi um campo de férias onde prepararam várias excursões e actividades para crianças dos 2 aos 16 anos, na sua maioria imigrantes, com o objetivo de facilitar às famílias a conciliação da vida profissional e familiar. Por outro lado, estive no programa Infancia Hospitalaria, uma atividade que procurava acompanhar e brincar com crianças hospitalizadas no Hospital Infantil Virgen del Rocío. Era um espaço onde as crianças se podiam divertir e as famílias podiam descansar ou fazer recados se precisassem. Por último, realizei actividades ocasionais, como recolher e levar pessoas em risco, especialmente mulheres e crianças ameaçadas ou maltratadas.

Esta experiência foi profundamente enriquecedora e deixou uma marca indelével no meu coração e na minha mente. Ao longo do meu serviço, aprendi lições valiosas que ultrapassam em muito as fronteiras do campo e que moldaram a minha perspetiva da vida e da humanidade. As crianças com quem trabalhei superaram desafios incríveis para chegar a um novo país em busca de um futuro melhor. A sua capacidade de se adaptarem à nova realidade mantendo uma atitude positiva, sabendo que deixaram para trás parte da sua família, amigos e tudo o que tinham, inspirou-me a ser mais forte nas minhas próprias lutas pessoais e a apreciar mais o que tenho.

Identificação do projetos e das atividades

A Cruz Roja é uma organização generalista que atende a diferentes grupos vulneráveis da sociedade sevilhana através de um quadro de cuidados à pessoa com uma visão integral, apoiando as pessoas em cada uma das suas fases vitais. 

 

Para o Programa Vuela 2024, propomos a participação nos programas de Idosos, onde acompanhamos as pessoas no processo de envelhecimento para que a sua transição de vida seja saudável a nível físico, social e emocional; paralelamente, propomos a participação no projeto Escola de verão, que oferece uma alternativa de lazer a crianças e jovens em risco de exclusão social, através de actividades lúdicas e de educação para os valores. 


O que vamos fazer?

Em relação ao projeto Escola de verão, a principal problemática que os alunos irão enfrentar é o acompanhamento e trabalho com crianças de famílias em risco de exclusão social, a quem se pretende oferecer um espaço de lazer alternativo que facilite a reconciliação familiar, uma vez que durante o verão, para muitas destas famílias, surgem conflitos relacionados com a necessidade de continuar o seu trabalho e oferecer aos seus filhos um espaço de lazer saudável e seguro. 


Será também dado apoio a outras actividades que possam surgir durante o mês de julho, nomeadamente no acompanhamento de idosos ou de crianças hospitalizadas.


Esperamos que o contributo dos estudantes na nossa atividade proporcione uma visão diferente da nossa forma de trabalhar, bem como que os nossos voluntários conheçam outras realidades e que o encontro de participantes de diferentes locais seja mutuamente enriquecedor.


Para a nossa organização, a participação de estudantes de outros territórios proporciona, para além das pessoas envolvidas, uma oportunidade de continuar a melhorar a intervenção com uma abordagem mais diversificada. 


Horário: de segunda a sexta-feira das 09.00 às 14.00h. Possibilidade de alguns dias da semana para apoio às atividades da tarde.  


A Cruz Roja coloca à disposição de todos os interessados, através do nosso site, um banco de conhecimentos aberto onde se podem encontrar diversas acções de formação tanto a nível institucional (Formação Básica Institucional), como focadas na aquisição e desenvolvimento de competências funcionais para a atividade. Poderá aceder através do seguinte link: 

https://www2.cruzroja.es/formate/conocimiento-abierto 


Para trabalhar com crianças, é necessária uma certidão negativa de crimes de natureza sexual.

Descrição dos beneficiários:

Crianças, adolescentes e idosos que se dirigem aos centros da Cruz Roja em Sevilha.

Formação prévia

Todos os estudantes selecionados para o programa VUELA receberão formação comum para a participação nas atividades de voluntariado. 

Consulta a TUA UNIVERSIDADE nos seguintes links para saberes as datas, o local e as condições da formação.  Não se esqueça de as marcar no seu calendário. Esta formação é obrigatória e faz parte do projeto. 

Acompanhamento no terreno:

O apoio no local será prestado pela própria organização durante todo o projeto. O acolhimento em Sevilha e o acompanhamento de qualquer incidente serão apoiados pela pessoa de referência da Universidade Loyola Andalucía.

Alojamento e alimentação:

Alojamento partilhado em Sevilha. As refeições serão tomadas no alojamento partilhado, exceto o pequeno-almoço e o almoço, que poderão ser tomados no projeto com os trabalhadores da organização. Será também fornecido um vale de transporte para viajar do alojamento para a zona onde os voluntários daCruz Roja estão a trabalhar. 

A Universidade de Sevilha ajudará a encontrar alojamento e facilitará a taxa de entrada. Cada voluntário terá de contribuir individualmente com um montante igual para o saco comum para cobrir as despesas de alojamento e de refeições (jantar). Os montantes serão comunicados antes da chegada, bem como o método de pagamento. 

Informações sobre a possibilidade e as condições de apoio financeiro para estes itens podem ser encontradas abaixo, consultando a TUA UNIVERSIDADE:

Transporte:

O estudante é responsável pela organização e pagamento do transporte para o local de intervenção e deve informar a universidade de referência do projeto da data e hora de chegada com, pelo menos, 15 dias de antecedência.

Universidade de referência do projeto:

Universidad Loyola Andalucía (Juan Francisco Romero González)