TRABALHAR COM PESSOAS SEM-ABRIGO
San Sebastian, Espanha
de 1/07 a 12/07
(datas aproximadas)
TRABALHAR COM PESSOAS SEM-ABRIGO
San Sebastian, Espanha
de 1/07 a 12/07
(datas aproximadas)
Qualquer perfil que tenha interesse e facilidade em trabalhar com pessoas vulneráveis e em risco de exclusão.
Vagas:
2
Donostia – San Sebastián
De 01/07 a 12/07 (datas aproximadas)
Castelhano
*Idioma em que o projeto será desenvolvido.
"Ambos os centros (Aterpe e Miriam) têm a pessoa como protagonista do processo de socialização. A pessoa é escutada e as suas necessidades reais são tidas em conta. É a própria pessoa que determina o ritmo do processo. O trabalho dos profissionais e voluntários tem como objetivo capacitar a pessoa, e não criar dependências, numa perspetiva paternalista. Ambos os centros sabem que as razões para a condição da pessoa são muito complexas e que não é o resultado da deficiência, mas que muitas situações e acontecimentos levam a pessoa a esse centro".
A base da nossa ação é acolher e acompanhar as pessoas vulneráveis e excluídas. Acolhemos, escutamos, orientamos e acompanhamos as pessoas no seu sofrimento, nas suas necessidades, na sua esperança. Reconhecemos as capacidades e o potencial das pessoas e, por isso, promovemos a sua participação e ativação no seu processo de inclusão social. Somos também chamados à tarefa de consciencializar e transformar a sociedade para tornar possível a todas as pessoas terem uma vida digna. Sensibilizar para a necessidade de envolvimento dos jovens e sensibilizar para as realidades que não são tão visíveis.
Poderá participar nos seguintes programas. Estamos a trabalhar em duas atividades, mas ainda não está definido, estamos a analisar a possibilidade de realizar duas destas três acções:
Aterpe dia e noite - Centro de Dia. É um Centro de Dia para pessoas em situação de exclusão social e residencial, onde são oferecidos serviços sociais de informação, orientação, intervenção sócio-educativa e acompanhamento em processos de inclusão social. Oferece uma sala de estar e de reuniões e cobre as necessidades de alimentação, higiene, lavandaria, vestuário de emergência, enfermagem e cabeleireiro. O seu trabalho consistiria em acompanhar e ajudar na cantina social.
Programa Horta - Centro Ocupacional. A missão dos programas educativo-ocupacionais zonais é desenvolver acções e iniciativas ocupacionais em busca de emprego em todo o território de Gipuzkoa, através do apoio de recursos humanos e materiais às instituições paroquiais de beneficência. Apoio no programa ocupacional, acompanhando os utentes.
Trintxer Emeki - Centro de Acolhimento Residencial. Trata-se de um centro de acolhimento residencial que acolhe pessoas em risco de exclusão. O Centro tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas que acolhe, através de um processo de apoio sócio-educativo que potencie as suas competências pessoais e sociais e, desta forma, possam alcançar maiores oportunidades de inclusão social.
Horário: Cerca de 6 ou 7 horas.
Atividade no projeto atribuído: 4 horas.
Almoço em Aterpe (sopa dos pobres): comer e ajudar a recolher a sopa dos pobres: 1 hora.
Atividade da tarde com as pessoas do centro de dia de Aterpe. 2 horas
Pessoas em risco de exclusão social.
Todos os estudantes selecionados para o programa VUELA receberão formação comum para a participação nas actividades de voluntariado.
Consulta a TUA UNIVERSIDADE nos seguintes links para saberes as datas, o local e as condições da formação. Não te esqueças de as marcar no seu calendário. Esta formação é obrigatória e faz parte do projeto.
O apoio no local será prestado pela própria organização durante todo o projeto.
O acolhimento em São Sebastião e o acompanhamento de qualquer incidente serão apoiados pela pessoa de referência do Campus de São Sebastião da Universidade de Deusto.
Alojamento partilhado em San Sebastián com os voluntários dos projetos Vuela na cidade. As refeições de segunda a sexta-feira serão tomadas no Aterpe de Caritas com o resto dos voluntários e as pessoas que vivem lá. O resto das refeições serão feitas no alojamento partilhado.
A Universidade de Deusto ajudará na procura do alojamento e facilitará a entrada. Cada voluntário terá de contribuir individualmente com uma quantia igual para o valor comum para cobrir os custos do alojamento e das refeições (jantar e pequeno-almoço). Os montantes serão comunicados antes da chegada, bem como o método de pagamento.
Informações sobre a possibilidade e condições de apoio financeiro para estes itens podem ser encontradas abaixo, consultando a TUA UNIVERSIDADE:
O estudante é responsável pela organização e pagamento do transporte para o local de intervenção e deve informar a universidade de referência do projeto da data e hora de chegada com, pelo menos, 15 dias de antecedência.
Universidad de Deusto (Yajaira Kortabitarte Jauregi)