TRABALHAR COM PESSOAS SEM-ABRIGO



San Sebastian, Espanha


de 1/07 a 12/07 

(datas aproximadas)


Cáritas Gipuzkoa

Perfil:

Qualquer perfil que tenha interesse e facilidade em trabalhar com pessoas vulneráveis e em risco de exclusão. 

Vagas:

2

Local:

Donostia – San Sebastián 

Datas:

De 01/07 a 12/07 (datas aproximadas)

Idioma:

Castelhano

*Idioma em que o projeto será desenvolvido.

Testemunhos de participantes:

Uma estudante do 3º ano de Administração de Empresas + Direito na Universidade Pontifícia Comillas fala-nos de...

"Ambos os centros (Aterpe e Miriam) têm a pessoa como protagonista do processo de socialização. A pessoa é escutada e as suas necessidades reais são tidas em conta. É a própria pessoa que determina o ritmo do processo. O trabalho dos profissionais e voluntários tem como objetivo capacitar a pessoa, e não criar dependências, numa perspetiva paternalista. Ambos os centros sabem que as razões para a condição da pessoa são muito complexas e que não é o resultado da deficiência, mas que muitas situações e acontecimentos levam a pessoa a esse centro".

Identificação do projeto e das atividades

A base da nossa ação é acolher e acompanhar as pessoas vulneráveis e excluídas. Acolhemos, escutamos, orientamos e acompanhamos as pessoas no seu sofrimento, nas suas necessidades, na sua esperança. Reconhecemos as capacidades e o potencial das pessoas e, por isso, promovemos a sua participação e ativação no seu processo de inclusão social. Somos também chamados à tarefa de consciencializar e transformar a sociedade para tornar possível a todas as pessoas terem uma vida digna. Sensibilizar para a necessidade de envolvimento dos jovens e sensibilizar para as realidades que não são tão visíveis.


Poderá participar nos seguintes programas. Estamos a trabalhar em duas atividades, mas ainda não está definido, estamos a analisar a possibilidade de realizar duas destas três acções: 



Horário: Cerca de 6 ou 7 horas. 

Descrição dos beneficiários: 

Pessoas em risco de exclusão social. 

Formação prévia

Todos os estudantes selecionados para o programa VUELA receberão formação comum para a participação nas actividades de voluntariado. 

Consulta a TUA UNIVERSIDADE nos seguintes links para saberes as datas, o local e as condições da formação. Não te esqueças de as marcar no seu calendário. Esta formação é obrigatória e faz parte do projeto. 

Acompanhamento no terreno:

O apoio no local será prestado pela própria organização durante todo o projeto. 

O acolhimento em São Sebastião e o acompanhamento de qualquer incidente serão apoiados pela pessoa de referência do Campus de São Sebastião da Universidade de Deusto.

Alojamento e alimentação:

Alojamento partilhado em San Sebastián com os voluntários dos projetos Vuela na cidade. As refeições de segunda a sexta-feira serão tomadas no Aterpe de Caritas com o resto dos voluntários e as pessoas que vivem lá. O resto das refeições serão feitas no alojamento partilhado. 

A Universidade de Deusto ajudará na procura do alojamento e facilitará a entrada. Cada voluntário terá de contribuir individualmente com uma quantia igual para o valor comum para cobrir os custos do alojamento e das refeições (jantar e pequeno-almoço). Os montantes serão comunicados antes da chegada, bem como o método de pagamento. 

Informações sobre a possibilidade e condições de apoio financeiro para estes itens podem ser encontradas abaixo, consultando a TUA UNIVERSIDADE:

Transporte:

O estudante é responsável pela organização e pagamento do transporte para o local de intervenção e deve informar a universidade de referência do projeto da data e hora de chegada com, pelo menos, 15 dias de antecedência.

Universidade de referência do projeto:

Universidad de Deusto (Yajaira Kortabitarte Jauregi)