PROGRAMA COM PESSOAS COM COMPORTAMENTOS ADITIVOS E DEPENDENTES


Braga, Portugal


De 1 a 12 de julho e de 15 a 26 de julho


Centro de Solidariedade de Braga / Projeto Homem

Perfil:

Alunos do 1º ano interessados no público-alvo: pessoas com historial de abuso de substâncias, álcool, drogas.

Vagas:

2

Local:

Rua de Camões, Braga (morada).

Datas:

Duas quinzenas: 

De 1 a 12 de julho de 2024

De 15 a 26 de julho de 2024

Idioma:

Castelhano 

*Idioma no qual o projeto será desenvolvido.

Identificação dos projectos e atividades

O Centro de Solidaridade de Braga / Projeto Homem é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, fundada em 2 de dezembro de 1991 pela Arquidiocese de Braga, pela Vigararia da Ação Caritativa e pela Caritas Arquidiocesana de Braga. 


É especializada no tratamento, prevenção, redução de danos e reinserção de pessoas com comportamentos aditivos e dependências. Como programa terapêutico-educativo baseado no modelo biopsicossocial, o Projeto Homem fundamenta a sua ação numa visão antropológica cristã de defesa do pleno respeito pela dignidade e liberdade individuais.  


Está autorizado pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), com um Acordo de Comunidade Terapêutica e um Acordo de Cooperação com o Instituto de Segurança Social para a Reinserção Social.


A sua missão é:

1. Cuidar de pessoas com comportamentos aditivos e dependências. 

2. Promover a inclusão familiar, social e laboral através do programa terapêutico-educativo Proyecto Hombre. 

3. Intervir nos domínios da prevenção, tratamento, reinserção, redução de riscos e minimização de danos. 

Em termos de visão, aspira a ser uma instituição de referência na prestação de serviços na área dos comportamentos aditivos, reconhecida pelas suas boas práticas e resultados, procurando responder às expectativas dos utentes e sócios, tendo em conta os novos desafios e a urgência de novas respostas. 

Em termos de valores, destaca o pleno respeito pela dignidade da pessoa, o humanismo cristão, a responsabilidade social, a qualidade dos cuidados, a solidariedade e o sentido de voluntariado. 

Presta serviços nos domínios da saúde, da ação social, da cidadania, da educação e da justiça.

As tarefas dos estudantes voluntários serão as seguintes 

Todos os dias, é atribuído um terapeuta de dia para assumir as responsabilidades quotidianas da instituição. Com isto, pretendemos que o estagiário esteja presente nos vários grupos de autoajuda durante a manhã, que percorra todos os sectores durante a tarde e que participe nas actividades programadas. Ao acompanhar os terapeutas de dia, terá a oportunidade de conhecer todos os técnicos e aprender diferentes formas de intervenção.

Descrição dos beneficiários:

Pessoas com comportamentos aditivos e dependências e famílias em situação ou em risco de exclusão social.

Formação prévia

Todos os estudantes selecionados para o programa VUELA receberão formação comum para participarem nas actividades de voluntariado. 

Consulta a TUA UNIVERSIDADE nos seguintes links para saberes as datas, o local e as condições da formação. Não te esqueças de as marcar no teu calendário. Esta formação é obrigatória e faz parte do projeto.

Acompanhamento no terreno:

O acompanhamento no terreno será efetuado pela própria organização ao longo de todo o projeto. O acolhimento em Braga e o acompanhamento de qualquer incidente serão apoiados pela pessoa de referência da Universidade Católica Portuguesa, Campus de Braga.

Alojamento e alimentação:

Os voluntários ficarão alojados gratuitamente num apartamento na Rua de Camões (junto à universidade) num quarto individual com casa de banho e áreas comuns.  

Todas as refeições (pequeno-almoço, almoço e jantar) são fornecidas pela instituição de acolhimento nos dias em que o estudante voluntário estiver na instituição parceira. 

A informação sobre a possibilidade e condições de apoio financeiro para estes conceitos pode ser encontrada abaixo, consultando a TUA UNIVERSIDADE:

Transporte:

Os estudantes terão de adquirir um passe de autocarro gratuito que lhes permitirá circular pela cidade de Braga durante o período de voluntariado.

Universidade de referência do projeto:

Universidade Católica Portuguesa - Porto (Constança Barbosa)