CAMPO DE REABILITAÇÃO DE CASAS


Lisboa e arredores, Portugal


Quatro quinzenas:

De 30 de junho a 14 de julho

De 14 de julho a 28 de julho

de 28 de julho a 11 de agosto

de 4 de agosto a 11 de agosto


Just A Change

Perfil:

Estudantes de qualquer curso a partir do 1º ano, dispostos a ajudar e com espírito de serviço e partilha. Os voluntários devem ter iniciativa, vontade de trabalhar e disponibilidade para sujar as mãos.

Plazas:

25 (5/6 em cada quinzena)

Lugar:

Lisboa ou Porto (e arredores).

Fechas:

Quatro quizenas:

Idioma:

Inglês

*Idioma em que o projeto será desenvolvido.

Testemunhos de participantes:

Um estudante do 1º ano de psicologia fala-nos deste projeto...

"Durou 15 dias, durante o mês de julho. Tínhamos um horário das 8h00 às 13h00, com um intervalo de uma hora para almoço, e das 14h00 às 18h00, o mesmo horário de um dia de trabalho. Os primeiros 4-5 dias foram mais dedicados à limpeza da casa, deitando fora tudo o que os beneficiários não queriam e derrubando paredes ou escadas para melhorar a disposição da casa. Uma vez terminado este trabalho, o passo seguinte consistiu em melhorar as paredes interiores, a fachada exterior e o alpendre à entrada da casa. Finalmente, os restantes dias foram utilizados para pintar o exterior e o interior da casa. A verdade é que me ajudou a perceber como muitas pessoas estão mal, que não precisamos de tantas coisas desnecessárias para viver, e como nos estamos a tornar superficiais, que há coisas muito mais importantes do que aquilo que vestimos, ou o telemóvel que usamos".

Identificação do projeto e das atividades


O Just a Change é uma associação sem fins lucrativos que reconstrói casas para pessoas carenciadas em Portugal. Até à data, a Just a Change já reconstruiu centenas de casas e instituições, tendo mobilizado milhares de voluntários dentro e fora do país. 


Reabilitamos casas sem teto, janelas e portas. Casas onde não há água quente ou eletricidade. Reabilitamos casas onde faz frio a toda a hora. Reabilitamos casas porque acreditamos que as condições de vida têm um impacto direto na redução da pobreza e da criminalidade entre a população. Reabilitamos casas porque sabemos que isso conduz a melhorias na saúde pública e na eficiência energética do nosso país. Reabilitamos habitações porque sabemos que podem ser o ponto de partida para uma nova vida. Renovamos casas para que todos tenham um sítio decente para viver.  


Reconstruímos vidas porque levamos voluntários cheios de alegria e esperança para as casas das pessoas. Reconstruímos vidas porque damos esperança a quem já não a tem e porque mobilizamos a comunidade para ajudar e recuperar a sua.  Reconstruímos vidas porque a casa é o lugar mais importante do mundo e toda a gente merece ter uma. 


O que vamos fazer?

O Camp In é um programa de voluntariado em formato de campo de férias em zonas rurais de Portugal. Em parceria com várias autarquias, fundações e empresas, reconstruímos várias casas, espalhadas de norte a sul de Portugal.


São dias intensos de trabalho de construção em casa das famílias, de mobilização e contacto com a comunidade local, tudo num espírito animado e descontraído. Os voluntários são constantemente acompanhados e supervisionados por um coordenador de voluntariado e um técnico de construção, que estão lá para lhes ensinar tudo o que precisam. 


A Just a Change, com a ajuda dos voluntários e das comunidades locais, transforma a vida dos mais carenciados, transformando as suas casas em locais de vida com alegria e dignidade.


O trabalho dos voluntários permite a reconstrução da casa do beneficiário. Cada voluntário será atribuído a uma equipa que terá a seu cargo uma obra e será acompanhado por um profissional.


Horário de trabalho, todo o dia. 

Descrição dos beneficiários: 

Moradores de aldeias rurais no sul de Portugal sem uma casa adequada para viver.

Formação prévia

Todos os estudantes selecionados para o programa VUELA receberão formação comum para a participação nas actividades de voluntariado. 

Consulta a TUA UNIVERSIDADE nos seguintes links para saberes as datas, o local e as condições da formação. Não te esqueças de as marcar no teu calendário. Esta formação é obrigatória e faz parte do projeto. 

Alojamento e alimentação:

Alojamento em instalações locais ("Campo Base"). Acesso total a condições básicas e humildes (ex.: casa de banho, água quente, zonas comuns para relaxamento, etc.). Todo o alojamento em quartos partilhados no Campo Base. Todas as refeições e lanches incluídos (2 refeições quentes, pequeno-almoço e 2 lanches). 

Será paga uma contribuição de 350 euros para cobrir as despesas de alimentação e alojamento durante a duração do projeto.

As informações sobre a possibilidade e as condições de apoio financeiro para estes conceitos podem ser encontradas abaixo, consultando a TUA UNIVERSIDADE:

Transporte:

O estudante é responsável pela organização e pagamento do transporte para o local do projeto e deve informar a universidade de referência do projeto da data e hora de chegada com, pelo menos, 15 dias de antecedência.

Universidade de referência do projeto:

Universidade Católica de Portugal - Porto (Constança Barbosa).