IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO DE COMUNICAÇÃO



Marcala - Honduras



De 1 de julho a 31 de agosto

 (Datas aproximadas)


ADOPCAM

Perfil:

Estudantes de administração de empresas, marketing e comunicação a partir do 3º ano.

Vagas:

2

Local:

Marcala, La Paz, Honduras

Datas:

De 1 de julho a 31 de agosto (datas aproximadas)

Idioma:

Espanhol

*Idioma em que o projeto será desenvolvido.

Identificação do projeto e das atividades

A ADOPCAM é uma associação de primeiro grau, de responsabilidade limitada, sem fins lucrativos e de duração indefinida, regida pela Legislação do Sector Social da Economia das Honduras, legalmente constituída a 9 de maio de 2006 com o objetivo de assegurar a administração da Denominação de Origem (DO) Café Marcala nas Honduras, registada em 2005 no Registo de Propriedade Intelectual das Honduras, que lhe confere o direito de certificar o café produzido e exportado pela região de Marcala.   


O município de Marcala tem uma população de 33.000 habitantes, com todos os serviços básicos, acesso à internet e facilidade de deslocação, no entanto, por vezes é necessário deslocar-se a zonas rurais, onde não existe acesso à internet, nesses casos sempre acompanhado por um técnico da nossa organização, deve vir preparado para visitar locais montanhosos pelo que deve trazer roupa tanto para o frio como para o calor. A temperatura média é de 18 a 21 graus Celsius, mas nas zonas rurais pode descer até aos 6 graus Celsius.  


A região de Marcala está rodeada de plantações de café e a população é muito simpática, temos a certeza de que se adaptará facilmente.



Missão

A Denominação de Origem Café Marcala pretende defender, comercializar, controlar, regular e diferenciar o nome Café de Marcala na região protegida da Serra de Montecillos, comprometendo-se ambiental e socialmente de forma responsável para conseguir um melhor posicionamento e melhores benefícios para os produtores da região.  


O que fazer?

O estudante será responsável pela implementação do plano de comunicação interna e externa do café DO Marcala, promovendo a certificação do café cálida, o potencial como DO; bem como apoiar os torrefatores de café para melhor promover o seu café.   


A implementação de uma campanha de comunicação adequada é importante porque nas Honduras, apesar de haver a DO café Marcala há 17 anos, ainda há muito desconhecimento sobre esta questão, pelo que este plano de comunicação permite capacitar os produtores e comerciantes da região, bem como a população em geral, sobre o potencial e os benefícios de ter uma DO protegida, bem como motivar as organizações exportadoras a certificar o café, um aspeto que depende da operação e funcionamento do próprio ADOPCAM.  


De forma complementar, será apoiado o trabalho que está a ser desenvolvido com jovens e mulheres, em articulação com os gabinetes municipais da mulher e da juventude e a associação Arte y Cultura de Marcala.


Horário:

De segunda a sexta-feira, das 8:00 às 16:00. Em algumas ocasiões, se houver eventos como festivais ou formações, será necessário o apoio do estudante para promover os eventos.

Descrição dos beneficiários:

Produtores e comerciantes da região de Marcala e sua população.

Mulheres e jovens da região.

Formação prévia

Todos os estudantes selecionados para o programa VUELA receberão formação comum para a participação nas actividades de voluntariado. 

Consulta a TUA UNIVERSIDADE nos seguintes links para saberes as datas, o local e as condições da formação. Não te esqueças de as marcar no teu calendário. Esta formação é obrigatória e faz parte do projeto.

Acompanhamento no terreno:

O acompanhamento no terreno será efetuado pela própria organização durante todo o projeto.

Alojamento e alimentação:

O alojamento será efetuado na casa de um vizinho com cozinha ou em casas alugadas.


As informações sobre a possibilidade e as condições de apoio financeiro para estes conceitos podem ser encontradas abaixo, consultando a TUA UNIVERSIDADE:

Transporte:

O estudante é responsável pela organização e pagamento do transporte para o local de intervenção e deve informar a universidade de referência do projeto da data e hora de chegada com, pelo menos, 15 dias de antecedência.

Universidade de referência do projeto:

Universidad Loyola Andalucía (Juan Francisco Romero González)