APOIO E ACOMPANHAMENTO DE INICIATIVAS CÍVICAS E DEMOCRÁTICAS


Banská Bystrica, Eslováquia


De 23 de junho a 6 de julho 

(datas aproximadas)


Centro de organización comunitaria (CKO)

Perfil:

Estudantes de qualquer curso a partir do 1º ano, de preferência estudantes de Relações Internacionais, Comunicação Global, Filosofia e Educação, mas não só. Com capacidade de escuta e empatia e motivação para trabalhar em equipa. O interesse ou conhecimento de actividades e iniciativas de educação cívica em matéria de direitos humanos será tido em conta.

Vagas:

3

Local:

Banská Bystrica - Oficina del CKO o Facultad de Pedagogía

Datas:

24 de junho a 5 de julho +  dias de viagem

Idioma:

Inglês.

*Idioma no qual o projeto será desenvolvido.

Testemunhos de participantes:

Uma aluna do 1º ano de Relações Internacionais e Comunicação Global da Universidade Pontifícia Comillas fala-nos de...

"Do ponto de vista da experiência, a aprendizagem mais importante para mim foi aperceber-me da importância do trabalho comunitário e de como este pode ter um impacto significativo na vida das pessoas. Esta experiência motivou-me a continuar a participar em projectos sociais e a adotar uma abordagem mais ativa em relação ao bem-estar da minha comunidade. O programa "Vuela" na Eslováquia oferece uma experiência única na compreensão e abordagem de questões sociais no país. Através da nossa participação ativa em projetos comunitários, conseguimos promover a inclusão, a capacitação e a participação dos cidadãos. Recomendo este programa a todos os interessados em fazer uma diferença positiva na sociedade e experimentar uma imersão cultural significativa".

Identificação do projeto e das atividades:

O Centro de Organização Comunitária (CKO) é uma organização não governamental que tem vindo a implementar os seus programas na Eslováquia desde 1999. O CKO ajuda os ativistas de iniciativas cívicas e as comunidades a assegurar melhor a sua participação nos processos de tomada de decisão dos governos locais, regionais e nacionais. A CKO pretende acompanhar as mudanças na sociedade eslovaca à medida que esta se transforma numa sociedade de cidadãos activos em que a "voz do povo" é solicitada e ouvida. 


A CKO é também uma organização líder na Eslováquia no domínio do combate ao extremismo e à radicalização. Trabalha principalmente com escolas, municípios locais e organizações activistas de base. 


A organização consiste em 5 programas principais: 


O que vamos fazer?


Esta questão ainda está em vias de ser resolvida, mas é muito provável que o seja:

- Preparação do programa curricular;

- Organização da escola de verão;

- Colaboração com outros estudantes internacionais;

- Assistência aos jovens estudantes em matéria de logística;

- Realização de workshops educativos (a discutir mais pormenorizadamente).


Horário de trabalho: Dias úteis das 9:00 às 17:00 (este horário pode ser alterado em função das necessidades; criaremos um horário mais específico algumas semanas antes do início do projeto).


Outras informações:

https://www.cko.sk/program/skoly-za-demokraciu/ 

(atividades educativas - pode ser necessária uma ferramenta em linha para a tradução)

Descrição dos beneficiários:

A comunidade de pessoas que vivem em Banská Bystrica e noutras cidades próximas, especialmente as escolas da zona e o seu programa de verão, "Escolas para a Democracia".

Formação prévia:

Todos os estudantes selecionados para o programa VUELA receberão formação comum para a participação nas actividades de voluntariado. 

Consulta a TUA UNIVERSIDADE nos seguintes links para saberes as datas, o local e as condições da formação.  Não te esqueças de as marcar no teu calendário. Esta formação é obrigatória e faz parte do projeto. 

Acompanhamento no terreno:

O acompanhamento no terreno será assegurado pela Universidade Matej Bel ao longo de todo o projeto, bem como por uma pessoa das universidades convocadoras que acompanhará a experiência no terreno.

Alojamento e alimentação:

A universidade anfitriã Matej Bel, na Eslováquia, ajudará a encontrar alojamento para os voluntários perto do local do projeto e facilitará a entrada. Cada voluntário terá de contribuir individualmente com um montante igual ao da bolsa comum para cobrir os custos de aluguer e alimentação. Os montantes serão comunicados antes da chegada, bem como o método de pagamento. 

Informações sobre a possibilidade e as condições de apoio financeiro para estes itens podem ser encontradas abaixo, consultando a SUA UNIVERSIDADE:

Transporte:

O estudante é responsável pela organização e pagamento do transporte para o local do projeto e deve informar a universidade de referência do projeto da data e hora de chegada com, pelo menos, 15 dias de antecedência.

Universidade de referência do projeto:

Universidad Matej Bel (Alzbeta Brozmanova Gregorova)