ECONOMIA SOLIDÁRIA E COMUNIDADE SOLIDÁRIA


Nalda, La Rioja, Espanha


De 15 a 31 de julho 

(datas aproximadas)

El Colletero


Perfil:

Estudantes de qualquer curso do 1º ano com interesse em projetos de desenvolvimento rural, sustentável, comunitário, de economia circular e local.

Vagas:

2

Local:

Nalda (La Rioja). Conhece a aldeia aquí e aquí

Datas:

De 15 a 31 de julho (datas flexíveis)

Idioma:

Castelhano

*Idioma em que o projeto será desenvolvido.

 

Testemunhos de participantes:

Uma aluna da licenciatura dupla em Relações Internacionais e Comunicação da Universidade Loyola fala-nos de...

"Foi uma experiência frenética mas tranquila, em que o trabalho, a dedicação e o sacrifício conseguiram aperfeiçoar as nossas capacidades de serviço aos outros. Trabalhar como voluntário no colletero foi uma experiência emocionante, cheia de amigos, momentos e conhecimentos que vou guardar para o resto da minha vida. Os meus colegas voluntários e eu fizemos de tudo. Desde a colheita de batatas, à plantação de alho francês, à organização de cestos e à limpeza de legumes, a caminhadas, à piscina, à participação em festas.... Saio com um gosto maravilhoso na boca e sinto-me muito grata a todas as pessoas simpáticas desta maravilhosa aldeia de La Rioja que nos acolheram de braços abertos desde o primeiro dia".

Identificação do projeto e das atividades:

O projeto de voluntariado em Nalda tem como objetivo aproximar o mundo urbano e o mundo rural, de forma a capacitar os jovens urbanos e rurais, através da convivência e do trabalho em equipa, em tudo o que tenha a ver com a valorização do património cultural, ambiental e social de Nalda.   

A nossa missão é conseguir um desenvolvimento sustentável e equitativo da aldeia de Nalda, através da autogestão, participação, formação, emprego, dinamização e apoio a pequenas empresas, tendo em conta todas as pessoas que vivem na nossa aldeia. Queremos abraçar o mundo urbano e estabelecer laços através dos nossos projectos, também para estabelecer sinergias que nos façam crescer juntos.

O que vamos fazer?

A alimentação é um dos núcleos temáticos com múltiplas relações na Agenda 2030 e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Uma multidão de metas dos ODS mantém relação direta com a promoção de sistemas alimentares sustentáveis. Trata-se de abordar jovens universitários em uma Comunidade Cuidadora, para que aprendam sobre a cooperação, a economia solidária… a serem agentes ativos de desenvolvimento, impulsionando a transição agroalimentar para a sustentação, tudo através da participação nas diversas atividades próprias de a associação.

A principal atividade voluntária se concentrará no trabalho nas Huertas de Iregua, com outros jovens do povo. Poderás também colaborar no Verane@rt, um programa de formação, emprego e integração específico para jovens do meio rural.

Além disso, poderás participar nas atividades de lazer e tempo livre, culturais e festivas que são programadas durante a estadia. Assim como conhecer o resto dos projetos que a Associação tem em curso (turismo, recuperação de solo, clube de consumo, etc).

Horário das atividades: de segunda a sexta das 8h00 às 14h00. Este projeto inclui algumas tarefas marcadas com cronograma, como o trabalho nos pomares, que será bem cedo pela manhã de segunda a sexta-feira. Outros que, uma vez lá, serão conhecidos (atividades de lazer, cultura, eventos, conhecimento, trabalho cooperativo, etc.).

Descrição dos beneficiários:

Uma Comunidade inteira que trabalha em conjunto para alcançar os seus objetivos.

Formação prévia

Todos os alunos selecionados para o programa VUELA receberão treinamento comum para participação em atividades voluntárias.

Consulte TUA UNIVERSIDADE nos links a seguir para saber as datas, locais e condições dos treinamentos. Não te esqueças de anotá-los em tua agenda. Esta formação é obrigatória e faz parte do projeto.

Acompanhamento no terreno:

O acompanhamento no terreno será efetuado pela própria organização durante todo o projeto. 

Alojamento e alimentação:

A associação oferece alojamento e refeições aos participantes. Será concedida uma contribuição financeira à Associação para ajudar a suportar as despesas decorrentes destes conceitos. 

Informações sobre a possibilidade e as condições de apoio financeiro para estes itens podem ser encontradas abaixo, consultando a TUA UNIVERSIDADE:

Transporte:

O estudante é responsável pela organização e pagamento do transporte para o local de intervenção e deve informar a universidade de referência do projeto da data e hora de chegada com, pelo menos, 15 dias de antecedência.

Universidade de referência do projeto:

Universidad Pontificia Comillas (María Iglesias Martínez)