O Cursinho Popular Flor de Maio começou com sua primeira turma em 2014, porém, toda sua organização e ideação começou em 2013. O contato com a universidade e com as Jornadas de Junho de 2013 foram pontos importantes para começar o pensamento de um cursinho pré-vestibular popular em Hortolândia. Percebendo o interesse da população do município no acesso ao ensino superior e a dificuldade de acesso aos cursinhos populares em Campinas, moradores de Hortolândia, que já estavam na universidade, criaram o Cursinho Popular Flor de Maio.
Com nove anos de existência, atualmente o Flor de Maio é o único cursinho popular na cidade de Hortolândia. Desde 2014, o cursinho pré-vestibular do Flor prepara estudantes do ensino público que desejam entrar na universidade pública, proporcionando a oportunidade de se prepararem adequadamente para os vestibulares.
As primeiras turmas do cursinho pré-vestibular do Flor aconteceram no antigo CAC (Centro de Arte e Cultura) de Hortolândia, onde atualmente é o Parque Socioambiental Irmã Dorothy. E desde 2016, as aulas do cursinho acontecem na SAMEST (Associação de Amigos dos Bairros Parque Santo André, Jardim Santa Amélia e Jardim Everest), buscando sempre criar um importante espaço de vivência comunitária entre o local do cursinho, estudantes e moradores do entorno.
Desde de sua formação, o cursinho popular Flor de Maio luta pela democratização do acesso à educação pública, gratuita e de qualidade. Para que isso aconteça, durante toda a organização das aulas e do cronograma letivo do cursinho é levado em consideração práticas que permitam um ensino emancipador que respeite as diversidades étnicas, sexuais, de gênero, religiosas e de pensamento. Também é considerado a promoção da divulgação científica e cultural, práticas comunitárias, diálogos com diferentes experiências educacionais e sociais e formação dos educadores.
O cursinho pré-vestibular popular do Flor de Maio possibilita uma aproximação, identificação e desmistificação do ambiente universitário, abrindo horizontes de possibilidade para os jovens da região de Hortolândia. Não são apenas os conhecimentos acadêmicos que trabalhamos em sala de aula, mas também os conhecimentos e a cultura popular. Entendemos que é necessária a desmistificação das provas, seleção e do próprio cotidiano universitário, pautando a construção de um espaço educacional que promova a cultura cidadã e o pensamento crítico.
Em 2018, refletindo em como o projeto ia muito além do ingresso nas universidades e revisão de conteúdos do ensino médio, o cursinho passou a ser um coletivo de educação popular. O Coletivo de Educação Popular Flor de Maio passa a não ter apenas a atividade do cursinho pré-vestibular, mas sim diversas frentes político-pedagógicas. Hoje nosso coletivo comporta as seguintes frentes: CineFlor, Clube de Leitura, Grupo de Astronomia Popular (GAP), Horta comunitária, Memória das ditaduras e o Cursinho Pré-Vestibular Popular.
O Flor cria um importante espaço de vivência comunitária e a busca da transformação da realidade desigual de seu território. Essa experiência com o cursinho e o coletivo popular faz com que muitos ex-educandos passem a compor o Flor de Maio e criem novos projetos, multiplicando em outras comunidades processos de auto organização voltados às necessidades locais, gerando também conhecimento acadêmico sobre a realidade e organização periférica. Neste momento, temos alguns educadores que já foram educandos e retornaram ao coletivo para ministrarem aulas e auxiliarem em outras frentes do coletivo.
Para participar do cursinho é necessário ficar atento às inscrições que costumam começar entre novembro e dezembro e vão até janeiro e/ou fevereiro. Como sempre, temos um número de inscritos maior que o número de estudantes que conseguimos colocar em sala e por isso, é necessária a organização de um processo seletivo. O processo seletivo funciona em duas etapas: entrevistas presenciais e avaliação dos dados informados pelos candidatos. Na entrevista presencial os candidatos conhecem o espaço da SAMEST e confirmam as informações passadas via formulário. Depois, com todos os dados confirmados, os educadores selecionam os educandos considerando o principal critério de seleção a renda familiar per capita do candidato.
Atualmente, as aulas do cursinho pré-vestibular acontecem regularmente aos sábados das 7h50min às 19h. Neste período temos intervalos e o horário para o almoço, sendo que o coletivo prepara e serve almoço vegetariano para todos os estudantes e educadores.
O cursinho do Coletivo de Educação Popular Flor de Maio é destinado a qualquer pessoa que busque ingressar no ensino superior. Nosso foco é principalmente estudantes da rede pública ou aqueles que já concluíram o ensino médio e desejam entrar em uma universidade, através dos processos seletivos e vestibulares como o ENEM, a Unicamp, a Fuvest, entre outros. Como coletivo de educação popular, o Flor de Maio tem como um de seus principais objetivos a democratização do acesso e o direito à educação pública, gratuita e de qualidade para qualquer indivíduo. Temos consciência de que na região de Hortolândia e cidades vizinhas existem poucos cursinhos populares, que sejam gratuitos e acessíveis à população, porém, devido a nosso espaço limitado e corpo de educadores não conseguimos suprir a alta procura e por isso fazemos um processo seletivo breve, dando preferência a estudantes que estejam no ensino público, cursando o 3º colegial, morador da região. Mesmo assim, as inscrições são abertas ao público geral e pessoas de todas as idades são bem vindas!
No final de cada ano, damos início ao processo de inscrição para a turma que será aberta no início do ano seguinte. A inscrição é divida em três etapas que precisam ser cumpridas para que e estudante possa ser definitivamente matriculado. Em um primeiro momento abrimos uma pré-inscrição online, através de um formulário disponibilizado nas redes sociais do Flor de Maio. Posteriormente, são realizadas as entrevistas e inscrições presenciais, na qual educadores e organizadores do coletivo conversam com a pessoa inscrita e buscam entender sua situação sócio-financeira, suas intenções com o cursinho, sua disponibilidade etc. Passada as entrevistas presenciais, es candidates recebem uma mensagem confirmando se foram ou não selecionados para participar da turma.
O cursinho pré-vestibular do Flor de Maio de vagas remanescentes, uma vez que podem ocorrer desistências ao longo de todo ano. Por isso, caso não tenha sido selecionade de primeira, pode recorrer às vagas que podem abrir e aguardar as informações que serão lançadas em nosso site e redes sociais.
Lembrando que nossas aulas ocorrem sempre aos sábados e nossa comissão pedagógica analisa educandes que estão faltando para tentar abrir novas vagas, então mesmo que você tenha passado pelas três etapas de inscrição, não deixe de nos avisar caso desista do cursinho pré-vestibular, uma vez que pode ter alguém na fila precisando e esperando pela vaga que não está sendo utilizada.
Se você deseja conhecer o cursinho, basta conversar com algum dos contatos disponíveis no site e combinar uma data para nos visitar.
🛑🚧SITE EM CONSTRUÇÃO🚧🛑