Para celebrar o Dia Internacional do Riso (18 janeiro), no dia 24 de janeiro (2025) iniciámos as atividades no Cluster da Longevidade com uma Aula Aberta de Yoga do Riso, orientada pelo Professor António Salomão.
O Yoga do Riso combina respiração e riso para reduzir o stress, fortalecer o sistema imunológico e melhorar a capacidade respiratória. Proporciona relaxamento, eleva o humor e estimula a socialização, promovendo alegria e bem-estar no seu dia a dia. A aula foi iniciada com uma breve apresentação, seguida de uma explicação sobre o surgimento desta prática, os seus benefícios e as comprovações científicas que a sustentam. Para criar um ambiente descontraído, realizou-se uma atividade de quebra-gelo e, em seguida, a estimulação de pontos energéticos como as palmas das mãos e os dedos, aliando a isso contactos visuais. Praticaram-se pranayamas, as respirações do Yoga, que preparam o corpo para os exercícios de risos, sincronizando risos com movimentos corporais e visualizações. A meditação foi um momento especial, onde se riu entre 10 a 15 minutos, culminando num relaxamento profundo. A aula foi finalizada com a repetição de palavras positivas e uma divertida dança de Bollywood para enraizar a energia e encerrar a experiência com alegria.
Professora Elaine Salomão
No início do mês, houve a primeira aula de Expressão Corporal e Dança no Cluster da Longevidade. Futuramente, a aula acontecerá todas as sextas feiras às 10h00. Com esta primeira experiência, os participantes tiveram um breve contato com o despertar do corpo e, através de exercícios guiados, descobriram novos movimentos novos e posturas inusitadas e interagiram entre si. Houve a oportunidade de reconhecer o ritmo, sentir a música e deixar o corpo dançar. Os participantes mostraram-se muito recetivos e dedicados aos exercícios propostos e, com certeza, saíram mais leves da aula. Isto sim é longevidade!