CANTIGAS DE RODA

E o folclore brasileiro

Nesta página, você vai conhecer um pouco mais sobre as cantigas de roda e o folclore brasileiro e porque essas manifestações da cultura popular foram escolhidas para os alunos do G4.

A socialização e interação que uma roda proporciona é defendida por diversas teorias; sejam antropológicas, com o homem em roda ao redor do fogo; seja pela situação potente de estarmos juntos numa posição de igualdade, podendo observar uns aos outros e ontemplanr a etapa do desenvolvimento cognitivo e da percepção de que não somos apenas nós mesmos, somos também o outro. Com esse intuito coletivo, cantando juntos, estabelecemos a mesma frequência respiratória e cardíaca, onde nos reconhecemos como uníssonos e desenvolvemos a consciência fundamental de pertencimento a um grupo.

Sobre as cantigas de roda e o folclore

A nossa Identidade Nacional, composta pelas raízes culturais, dos povos originários (indígenas), africanos e europeus, além de outras influências ao redor do mundo, compõem o folclore Brasileiro e suas cantigas de roda.

Transmitidas oralmente e num processo de atualização por cada geração, elas criam uma sucessão ininterrupta de movimento e de canto, que tem espaço em nossa memória afetiva e ajudam a perpetuar as histórias, as brincadeiras de roda e a composição total da pluralidade cultural brasileira.

Projeto pedagógico do G4

É brincando e expressando sobre o que vive que a criança se empenha em resolver problemas e pesquisar sobre os saberes da humanidade. Nosso foco de trabalho foi a expressão por meio do corpo, explorando ritmos, o desenho, a gravura e a pintura.

Usamos algumas obras de arte para ampliar o repertório da turma sobre a cirandas de roda e as possibilidades de círculos que podemos fazer com nosso corpo.