A CONGADA

E o mundo mágico dos estandartes

Nesta página, você vai conhecer um pouco mais sobre as Congadas e os estandartes e porque essa manifestação da cultura popular brasileira foi escolhida para os alunos do 2° ano.

Sobre a Congada e os estandartes

A congada, que acontece em diversos lugares do país, celebra elementos das tradições africanas de Angola e do Congo, juntamente com as influências Espanholas e Portuguesas.

Dentro da sua musicalidade, apresenta características particulares como os pandeiros quadrados; que possuem um timbre único para a manifestação e suas vestimentas; que compõem a hierarquia dos personagens e externalizam seus movimento de danças; além de uma beleza visual peculiar dos estandartes, representantes que demarcam as histórias de cada grupo.

Projeto pedagógico do 2° ano

Um mundo mágico estabelecido por muitos personagens: rei, rainha, príncipes, caciques, fidalgos, o embaixador, o secretário, os guerreiros e as crianças. Além de outras questões específicas de cada região, a congada possibilita um mergulho no auto da vivência dramatúrgica da invenção.

Criar ou recriar cada música em vozes que dizem algo e marcar ritmos que sustentam a presença sonora de grupo é fundamental para a habilidade da percepção do eu e do outro em consonância.

Esse aprendizado reverbera no corpo e na expressão visual, que é absorvida por cada um desses protagonistas da congada e serve de inspiração aos alunos. Em Artes Visuais, cada estandarte que se constrói carrega a identidade do autor, do grupo e da tradição brasileira. É nessa vivência que se aprofunda a sua própria personalidade e similitude ao outro.