VEM CÁ, CURIÁ

Brinquedos e brincadeiras com o cacuriá

Nesta página, você vai conhecer um pouco mais sobre o Cacuriá e porque essa manifestação da cultura popular brasileira foi escolhida para os alunos do 1° ano.

Sobre o cacuriá e o brincar

O cacuriá é uma dança típica do estado do Maranhão, surgida no município de Guimarães como parte das festividades do Divino Espírito Santo - uma das tradições juninas. A dança é feita em pares com formação em círculo (o "cordão") acompanhada por instrumentos de percussão chamados caixas do Divino (pequenos tambores).

No final da Festa do Divino Espírito Santo, após a chamada derrubada do mastro, as caixeiras do carimbó podem descansar e tem início às apresentações de cacuriá. A parte vocal é feita por versos improvisados respondidos por um coro de brincantes. Inicialmente, o cacuriá era praticado unicamente com as caixas, mas aos poucos foi-se acrescentando outros instrumentos, como banjo, violão, clarinete e flauta.

Projeto pedagógico do 1° ano

As atividades lúdicas são extremamente importantes no aprendizado das crianças, pois reúnem, interessam e exigem sua concentração. A partir de jogos, brinquedos e brincadeiras, os pequenos conseguem criar, imaginar, fazer de conta, experimentar, medir... Enfim, aprender muito mais e melhor!

Tais atividades oportunizam a criança a desenvolver, além da curiosidade, autoconfiança e autonomia, aptidões como a linguagem e a atenção, contribuindo para sua formação integral.