Este ano temos dois grandes padres claretianos completando 80 anos de vida. Estamos falando do Pe. Jaime Sánchez Bosch e do Pe. Oswair Chiozini. Pe. Jaime completou 80 anos no dia 06 de outubro, e o Pe. Oswair apagou as velinhas no dia 28 de novembro. Momento de grande festa para os Missionários Claretianos e para a Paróquia Imaculado Coração de Maria, local onde os dois padres atuam.
Pe. Jaime e Pe. Oswair tem uma bela trajetória com os Missionários Claretianos, colaborando e muito com a congregação religiosa. Pe. Jaime nasceu na região da Catalunha (Espanha) em 1943, entrou no seminário aos 10 anos, tendo desde cedo a vocação para a vida sacerdotal. Ele foi ordenado em 1969. Veio para o Brasil, na cidade de Curitiba, em 13 de julho de 1977, local que se tornou seu lar. Foi provincial da Congregação Claretiana, realizando a criação das missões em Moçambique. Estudou em Roma, é formado pelo Instituto Bíblico e pela Universidade Lateranense, e é diretor-geral e professor do Studium Theologicum, além de atuar na Paróquia Imaculado Coração de Maria.
Pe. Oswair Chiozini nasceu em 1943 em Londrina/PR. Ingressou no seminário dos Claretianos em Rio Claro/SP no ano de 1956. Foi ordenado em Alto Paraná no dia 23/01/1971. Em 1973, Pe. Oswair vem a Curitiba para atuar como formador e ecônomo, ficando oito anos na capital paranaense. Foi para Roma em 1980, se especializando em Teologia da Vida Consagrada. Foi superior provincial no final da década de 1980 e começo dos anos 1990. Entre idas e vindas do Brasil a Itália, Pe. Oswair volta ao Brasil em 2016, atuando em Londrina. Auxiliou na tradução de livros acerca de Claret. Em 2022, o padre retorna a Curitiba, tornando-se vigário da Paróquia Imaculado Coração de Maria, cargo que assume atualmente. As fotos que você vê nesta postagem foram doadas ao Museu por ele e fazem parte do nosso acervo.
O MCC agradece aos dois padres pela parceria, apoio e colaboração com o nosso espaço, incentivando as pessoas a virem nos conhecer e auxiliando no levantamento de informações acerca da história dos Missionários Claretianos. O MCC deseja muitas bençãos, saúde e felicidade aos padres!