(10/02/2017 – Jonas Vasconcelos, Nyxson Lopes)
Jesus Santiago Moure (1912-2010), também conhecido como o padre das abelhas, nasceu em Ribeirão Preto em 02 de novembro de 1912. Pe. Moure teve a possibilidade de observar e colaborar às intensas modificações que o século XX promoveu. Cursou o Fundamental e o Ensino Médio em Santos e em São Paulo. Tendo se mudado para Curitiba para ingressar no Seminário Claretiano em 1925. De 1925 até 1928, Pe. Moure, estudou Línguas, História e Geografia, Matemática Básica, órgão e piano. De 1929 até 1932 estudou no Seminário Maior Claretiano, em Rio Claro, e obteve graduação superior na área de Ciência naturais, Física e Química, Matemática e Filosofia. Novamente em Curitiba, de 1933 até 1936, estudou Teologia, e em 23 de maio de 1937 obteve sua Ordenação Sacerdotal.
Pe. Moure não estagnou por aí. Continuou seus estudos iniciando a sua Pós-Graduação (Aperfeiçoamento em Zoologia) em 1937 no Museu de Zoologia de São Paulo como Dr. Frederico Lane e também no Departamento de Zoologia da USP, com os Profs. Drs. Ernest Marcus e Paulo e Michel Sawaya, ambos se estendendo até 1942. Em 1939 se torna diretor da Divisão de Zoologia do Museu Paranaense, e durante 1952-1954 assume a diretoria do Museu. Entre 1949 e 1950, Pe. Moure, executa o seu Aperfeiçoamento em Biologia Geral no Departamento de Biologia da USP com os Profs. André Dreyfus e Theodosius Dobzhanky.
No final dos anos 50 Pe. Moure se dedica à inúmeras à trabalho (pesquisa, organização de acervos naturais, aulas como professor visitante, produção acadêmica) no exterior, onde teve contato com as bolsas de estudo. Voltando para o Brasil participou ativamente na fundação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), além de prestar assessorias para inúmeras instituições e universidades, como a própria UFPR e também no exterior, na National Academy of Sciences-USA.
Entre sua vida acadêmica e religiosa, Pe. Moure também lecionou grande parte dela, iniciando sua carreira como professor no Seminário Claretiano em 1938 e sendo aposentado 1982. Entretanto, permaneceu bastante ativo mesmo após a aposentadoria. Participando de inúmeras palestras e workshops, não apenas no Brasil, mas como em alguns dos muitos países que Pe. Moure visitou anteriormente. Veio a falecer em 10 de julho de 2010, aos 97 anos e foi sepultado na cidade de Batatais, Estado de São Paulo.
Legenda das fotos:
1ª - Profa. Danúncia Urban (Departamento de Zoologia UFPR), em 1995 quando da ocasião em que a Profa. Danúncia recebeu seu título de doutor Honoris Causa.
2ª - Durante II Encontro sobre Abelhas de Ribeirão Preto, em 1996 (da esquerda para direita): Prof. João Camargo, Prof. Paulo Nogueira Neto, Padre Moure e Dr. David Roubik
3ª, 4ª e 5ª - Continuou ativamente sua vida acadêmica, e se manteve atualizado mesmo após ter se aposentado