Quem vive de passado é museu, certo? Errado! Os museus não são locais parados no tempo e nós, do Museu Claretiano de Curitiba, também não estamos. O MCC iniciou um processo de digitalização de fotografias presentes em pequenos slides (que falamos aqui no blog) e de negativos. Trata-se de um processo seguro, utilizando equipamentos adequados para essa finalidade.
O objetivo da digitalização dessas imagens é a visualização com mais qualidade de fotos que antes só eram possíveis serem vistas com projetores antigos. Além disso, com as fotos digitalizadas é possível fazer a guarda de forma mais segura dos originais, evitando realizar tantos manuseios, garantindo a preservação do acervo. As imagens no formato digital também auxiliam estudos e pesquisas, bem como podem ser difundidas de modo mais eficaz.
As primeiras imagens a passarem pelo processo são fotografias feitas pelo Pe. Oswair Chiosini, CMF, atual vigário da Paróquia Imaculado Coração de Maria. O padre tem uma longa trajetória sacerdotal com os Missionários Claretianos, sendo inclusive provincial da congregação. Em Curitiba, Pe. Oswair atuou diretamente no Studium Theologicum e fez belos registros na década de 1970. Antes em pequenos slides, agora as imagens poderão ser observadas com mais detalhes por todos, mostrando uma capital paranaense de outros tempos, além de pessoas que fizeram história em nossa comunidade.
Em breve, você poderá conferir o resultado deste trabalho tanto no blog do MCC, como aqui em nosso espaço físico. Venha nos visitar! Nosso horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 10h00 às 17h30 e aos sábados das 08h00 às 12h00. Dúvidas ou informações podem ser obtidas pelo e-mail mcc@claretiano.edu.br.
O Museu Claretiano de Curitiba agradece ao Pe. Oswair Chiosini pela doação dos slides.