ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
MUNICÍPIO DE CANOAS
SECRETARIA DE SAÚDE
NUCLEO DE MONITORAMENTO DA REDE DE ATENCAO BASICA
Emissão: 08/08/2022 Última revisão: 04/10/2024 Versão Nº 05
Elaborado por: Pauline Pacheco
Orientar o preenchimento da planilha nominal de gestantes.
Unidades de Saúde da Atenção Básica.
PNAR - Pré-Natal de Alto Risco
SIGSS - Sistema Integrado de Gestão de Serviços de Saúde.
4.1. A planilha nominal de gestantes deve ser preenchida de maneira completa e atenta aos registros realizados.
4.2. Ela é a única planilha que deve ser preenchida, substituindo planilhas utilizadas anteriormente.
4.3. A planilha atende aos indicadores do Previne Brasil.
4.4. Esta planilha calcula os valores compilados, como total de gestante e gestantes novas.
4.5. A planilha deve conter todas as gestantes com gestação ativa e que encerraram o pré natal (consulta puerperal) no mês.
4.6 As colunas na planilha MesATUAL23:
devem ser preenchidos com a informação da planilha [auto]GESTA_ABERTAS. As informações podem ser copiadas e coladas nas colunas. Também pode ser utilizado o botão “Compara e copia”, e ele copiará as informações automaticamente.
4.7 Os nomes também podem ser coletados através do relatório do SIGSS: Relatórios > Relatório de Pré-Natal > Gestações em Aberto> Unidade
4.7.1. Aquelas gestantes que fazem pré-natal de alto risco ou seguiram pré-natal particular devem permanecer na lista (com observações) até que seja realizada consulta puerperal e/ou dado o encerramento da gestação.
resposta com o número do cartão SUS. É fundamental verificar se a gestante possui cartão SUS e se este está atualizado, pois o Ministério da Saúde só identifica consultas realizadas de usuários que tenham cartão SUS válidos no cadastro. Para isso, quando o campo está em branco ou contém um cartão SUS iniciado em 1 ou 2, a célula fica na cor vermelha como um alerta.
traz o número presente na ficha individual e se relaciona com a coluna “EQUIPE [AUTOMÁTICO]” que traz o nome correspondente ao número da equipe. É fundamental verificar se a gestante possui a ficha individual preenchida, pois o Ministério da Saúde só contabiliza o pré-natal para o indicador do Previne Brasil com esta ficha.
traz o nome correspondente ao número da equipe. Se a equipe trazida corresponde a unidade em que a gestante teve sua última consulta de pré-natal, a célula ficará colorida. Se apresentar:
#N/D - equipe desconhecida. Revisar a ficha individual conforme a equipe que atende a gestante.
SEM FICHA - ficha individual não está preenchida. Revisar a ficha individual conforme a equipe que atende a gestante.
ficha atribuída a equipe de outra unidade: Revisar a ficha individual conforme a equipe que atende a gestante.
resposta numérica. Apresenta resultado em laranja para aquelas com 19 anos ou menos. A idade isoladamente não representa alto risco conforme protocolo atual do PNAR (telessaúde), entretanto podemos atentar:
4.11.1. Gestantes menores de 14: é considerado estupro de vulnerável e podem seguir o protocolo de violência sexual, com notificação da violência, registro no conselho tutelar e encaminhamento ao serviço do aborto legal;
4.11.2. Gestantes menores de 14 que desejam a gestação: podem ser encaminhadas ao PNAR conforme pactuação municipal;
4.11.3. Gestantes adolescentes devem ter estado nutricional avaliado conforme curva do crescimento se tiverem menarca em período menor de dois anos antes do início da gestação;
4.11.4. Gestantes adolescentes devem ter registro junto ao Conselho Tutelar;
4.11.5. Gestantes adolescentes e aquelas com mais de 40 anos representam um risco intermediário e podem ter um acompanhamento priorizado pela equipe.
Traz AUTOMATICAMENTE a idade gestacional no dia conforme a DUM registrada em evolução de consulta de pré natal:
4.12.1. No exemplo temos a IG: 16+0, 9+4 e 39+2.
4.12.2. Apresenta valores em vermelho quando a idade gestacional é mais que 42 duas semanas, indicando a importância de busca ativa para consulta puerperal e encerramento da gestação.
Calcula AUTOMATICAMENTE a idade gestacional na data de abertura do pré natal.
4.13.1 Está relacionada a coluna relacionada a coluna Realizou consulta <12 Semanas: resposta gerada AUTOMATICAMENTE de sim ou não.
4.13.1.1. A informação conforme se dá conforme o registro de consulta e se refere ao Indicador 1 do Previne Brasil.
Pode ser fornecida pelo relatório ESUS > Indicador 1 - Gestante/Consultas Pré-Natal/Semanas de Gestação > Filtro de data: mês atual até pelo menos 9 meses no futuro (o relatório mostra aquelas gestantes que tem DPP no intervalo do filtro) > Filtro: Equipe.
Identifica AUTOMATICAMENTE a situação da gestante naquele mês. É fundamental para o cálculo de gestantes novas e gestações em aberto:
4.14.1. EM ACOMPANHAMENTO: iniciou o pré natal em outro mês, nesta ou em outra UBS.
4.14.2. NOVA: iniciou o pré natal neste mês.
resposta de SIM-negativo, SIM-positivo ou NÃO. SIM-negativo realizou teste e teve resultado negativo .SIM-positivo realizou teste e teve resultado positivo. NÃO, não realizou o teste.Teste de sífilis deve ser um procedimento inserido dentro de consulta com evolução de pré-natal (clicar na “bonequinha”). Se realizado teste rápido em ambulatório, deve-se lançar consulta para registrá-lo. Referente ao indicador 2 do Previne Brasil.
4.15.1 A informação conforme se dá conforme o registro de consulta e se refere ao Indicador 2 do Previne Brasil. Pode ser fornecida pelo relatório ESUS > Indicador 2 - Gestante com realização de exames para Sífilis e HIV > Filtro de data: mês atual até pelo menos 9 meses no futuro (o relatório mostra aquelas gestantes que tem DPP no intervalo do filtro) > Filtro: Equipe.
4.15.2 Gestantes devem fazer 3 testes rápidos durante a gestação e durante o puerpério. Para estes 4 testes, utilizar teste DUO conforme protocolo. Link: Testes Rápidos
4.15.3 Registro de procedimento:
4.15.3.1 Procedimentos: 0214010040 TESTE RAPIDO PARA DETECCAO DE HIV NA GESTANTE OU PAI/PARCEIRO; 0214010082 TESTE RÁPIDO PARA SÍFILIS NA GESTANTE OU PAI/PARCEIRO ; 0214010104 TESTE RÁPIDO PARA DETECÇÃO DE INFECÇÃO PELO HBV; 0214010090 TESTE RÁPIDO PARA DETECÇÃO DE HEPATITE C.
4.15.3.2 Registro padrão: GESTANTE / Fabricante: /LOTE: /VAL: / / /RESULTADO: /CONDUTA:
Ex.:0214010090 TESTE RÁPIDO PARA DETECÇÃO DE HEPATITE C// GESTANTE/🩸 ECO-Lote: 51L3BQ1AC/Validade: 23/11/2024 /Resultado: NR/CONDUTA: entregue laudo, orientada proteção
4.15.3.3 Relatório: RELATÓRIOS> PROCEDIMENTOS AMBULATORIAIS > Relatório de Procedimentos Ambulatoriais - Por Unidade de Saúde - Analítico (Imagem abaixo).
registrar situação de tratamento de sífilis. SIM para em tratamento ou tratamento finalizado. NÃO para outros casos. Colocar situação na observação não se aplica OU deixar célula vazia para quando o teste de sífilis tenha dado negativo. A informação conforme se dá conforme o registro de consulta e pode ser extraída pelo relatório ESUS > Relatório do E-SUS - Procedimentos - Analítico > Procedimento: 0301100241 - ADMINISTRAÇÃO DE PENICILINA PARA TRATAMENTO DE SÍFILIS > Filtro de data: mês atual > Filtro: Equipe.
4.16.1. Retorna o nome de todas as pessoas que fizeram o tratamento para sífilis no período.
resposta de sim ou não, identificar beneficiária de Programa Social (antigo Bolsa Família, atual auxílio Brasil). São prioritárias no Previne Brasil.
data da visita realizada pelo ACS após a DUM.
4.20.1. Extrair relatório do SIGSS: Relatórios>Relatórios E-SUS>Relatório do E-SUS Pré-Natal.
4.20.2. Preencher nome da equipe a ser consultada no período dos últimos 10 meses.
4.20.3. Imprimir relatório.
4.20.4. Identificar “Visita do ACS” na última coluna de cada microárea.
resposta de sim ou não. Se realizou alguma consulta odontológica com evolução de pré-natal (clicar na “bonequinha”). Referente ao indicador 3 do Previne Brasil. O relatório que mostra todas as gestantes que passaram por consulta odontológica de pré natal.
4.18.1. Relatórios > CID e CIAP > Analítico por unidade de saúde > Selecionar checkbox CIAP2 > Selecionar Unidade Prestadora > Selecionar CBO do profissional = CBO do dentista da sua unidade (CIRURGIÃO-DENTISTA DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA 223293 ou CIRURGIÃO DENTISTA - CLÍNICO GERAL 223208) > Selecionar CIAP2= W78 > Selecionar intervalo de datas dos últimos 9 meses > Imprimir/Exportar.
4.18.2. Se a gestante não aparecer neste relatório, a consulta odontológica teve falha no registro e deve ser respondido NÃO e realizada busca para realizar nova consulta com registro correto.
resposta tipo DATA. Conforme Teleconduta de rastreamento do Câncer (https://www.ufrgs.br/telessauders/documentos/telecondutas/tc_rastreamento_do_cancer_do_colo_do_utero.pdf):
“Quadro 2 - Recomendações para a coleta do exame citopatológico do colo do útero em situações especiais:
Situação: Gestantes
Recomendação: Seguir as recomendações de periodicidade e faixa etária como para as demais mulheres, incluindo a coleta de endocérvice.
O colo do útero da mulher grávida é mais congesto, friável e pode apresentar sangramento durante ou após a coleta. Algumas recomendações restringem a coleta à ectocérvice, considerando a exteriorização da junção escamocolunar (JEC) no período gravídico, porém não há evidências científicas de que a coleta endocervical aumente o risco de eventos adversos à gestação, como trabalho de parto prematuro ou aborto.
O pré-natal é uma oportunidade para o rastreamento, principalmente em serviços com dificuldade de ampliar o acesso a todas as mulheres. A coleta pode ser realizada em qualquer idade gestacional, não sendo conveniente postergar para o puerpério. É sempre válido considerar a história individual de cada mulher. Mulheres com histórico prévio de perdas gestacionais podem se sentir inseguras com o procedimento, principalmente no primeiro trimestre de gestação. Isso deve ser discutido e respeitado para que não haja associação entre desfechos negativos e o exame citopatológico.“
resposta tipo DATA. Se SIM a resposta, tem desejo de colocar DIU após o parto, registrar o desejo na carteirinha. Preencher termo de consentimento. Ver POP 09/22 - Consulta Pré-Natal do Parceiro: (https://sites.google.com/canoas.rs.gov.br/bvscanoasrs-popsab/INDICEPOPS/pop-0922-consulta-pr%C3%A9-natal-do-parceiro).
4.22.1. Não questionada: ainda não foi questionada quanto ao método contraceptivo.
4.22.2. Laqueadura: se deseja realizar laqueadura no parto, registrar o desejo na carteirinha e encaminhar ao Planejamento Familiar. Ver POP 06/22 - Encaminhamento e Marcação Planejamento Familiar: (https://sites.google.com/canoas.rs.gov.br/bvscanoasrs-popsab/INDICEPOPS/pop-0622-encaminhamento-planejamento-familiar).ainda não foi questionada quanto ao método contraceptivo.
4.22.1. DIU pós parto: se deseja de colocar DIU após o parto, registrar o desejo na carteirinha. Preencher termo de consentimento. Ver POP10/23 - Fluxo Municipal de Inserção do Diu na Maternidade:(https://sites.google.com/canoas.rs.gov.br/bvscanoasrs-popsab/INDICEPOPS/pop10-diu-no-parto).ainda não foi questionada quanto ao método contraceptivo.
4.22.1. Hormonal: se deseja método hormonal, registrar em prontuário.
4.22.1. Outro método: se deseja método hormonal, registrar em prontuário.
Informação em formato de data. Data em que ocorreu o desfecho. Ex.: data do parto, data do aborto, data do óbito ou data em que foi solicitada baixa administrativa por mudança.
4.24.1. Aborto: identificado aborto. Necessita consulta puerperal e encerramento da gestação no prontuário. Registrar procedimento de consulta puerperal (0301010129 CONSULTA PUERPERAL).
4.24.2. PARTO (nascido vivo ou FM): identificado parto. Necessita consulta puerperal e encerramento da gestação no prontuário. O Encerramento é fundamental para que a gestação contabilize no indicador do Previne Brasil.Registrar procedimento de consulta puerperal (0301010129 CONSULTA PUERPERAL).
4.24.3. Óbito da gestante: identificado óbito da gestante.
4.24.4. Mudou-se: Caso a gestante mude, é fundamental:
4.24.4.1. Realizar busca ativa para apurar a situação e registrar a busca em prontuário;
4.24.4.2.Dar o mudou-se na ficha individual. Para realizar o MUDOU-SE na ficha individual. Proceder ao menu SIGSS: Cadastros > Usuário do Serviço> Buscar nome da usuária > Abrir cadastro > Abrir aba FICHA INDIVIDUAL > Saída do Cidadão do Cadastro > ALTERAR > Marcar a MUDANÇA DO TERRITÓRIO > GRAVAR FICHA INDIVIDUAL > GRAVAR. Esta ação informa ao Ministério que o usuário (a) saiu do território.
4.24.4.3.Bloquear o cadastro no SIGSS.
4.24.4.4.Pode-se solicitar a baixa administrativa por mudança para o email saude.materna@canoas.rs.gov.br.
4.24.5. Outros casos: se a gestante decide dar continuidade ao pré-natal na rede privada/particular, não é considerado desfecho. Nestes casos a gestação segue aberta. Sugere-se realizar busca ativa mensal, com registro em prontuário com oferta de cuidados como vacinação, testes rápidos, exames, consulta de saúde bucal, visita a maternidade entreoutros e questionamento sobre realização de exames e consultas.
Informação em números inteiros. Informação conforme o registro de consulta (com registro de informação no Módulo de Pré Natal, a “bonequinha”, do SOAP). Referente ao indicador 1 do Previne Brasil. Deve ser preenchido obrigatoriamente no mês do desfecho mas pode ser preenchido antes para acompanhamento.
4.25.1. A informação é fornecida pelo relatório ESUS > Indicador 1 - Gestante/Consultas Pré-Natal/Semanas de Gestação > Filtro de data: mês atual até pelo menos 9 meses no futuro (o relatório mostra aquelas gestantes que tem DPP no intervalo do filtro) >Filtro: Unidade.
Informação em formato de data. Data em que foi realizada a consulta puerperal e foi dado o desfecho no prontuário. Idealmente no retorno do bebê para o teste do pezinho.
4.30. OBSERVAÇÃO:
conforme a necessidade.
4.31. Mais colunas podem ser adicionadas à planilha conforme a necessidade ou interesse da unidade.
4.32. Colunas não podem ser subtraídas da planilha.
4.33. O cálculo é realizado automaticamente. Por isso não devem ser mexido em fórmulas ou digitado texto diferente das opções programadas.
4.34. A planilha é fechada no 5º dia do mês seguinte para que os dados de todas as unidades sejam compilados e enviados.
MANUTENÇÃO: Este protocolo deve ser revisado quando houver mudança no processo de preenchimento da planilha nominal de gestantes ou quando mais dúvidas surgirem e as respostas serão incorporadas a este manual.
AÇÕES CORRETIVAS: Este protocolo deve ser corrigido pelo responsável na Política de Saúde da Mulher quando houver mudança no processo de preenchimento da planilha nominal de gestantes ou quando mais dúvidas surgirem e as respostas serão incorporadas a este manual.