Ao longo deste ano, em língua portuguesa, o Y9 teve a oportunidade de ler diversas obras de autores importantes da literatura brasileira que nos trouxeram uma realidade dura, árdua, que muitas vezes queremos esconder... infelizmente essa realidade não é ficcional, mas real, muito real.
Ainda hoje, nossas cidades estão cheias de "Capitães da Areia" que mais do que roubar e assaltar, querem amor; estão escondidos em "Quartos de despejo". São tantas Carolinas, Conceições que nos enchem "Os olhos d'água" por serem vítimas do preconceito racial, mulheres humilhadas e estupradas por serem tidas como "o sexo frágil", crianças que são colocadas em elevadores e morrem em dutos de ar condicionado.
Foram tantas as vidas e histórias que poderíamos tecer um colar, ou melhor, tecer "O fio das missangas" com as nossas "Felicidades Clandestinas". Felizmente, ao fim do dia, nos resta uma esperança, na "Estrela da tarde" de nossa história fica a vontade por lutar por um mundo mais justo, humano e solidário. Juntos venceremos essa dura estrutura social que é crônica e que não de hoje, mas de alguns anos, "Trinta e poucos" ou mais.
A partir dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e do tema da série "Sociedade e Poder" discutimos muito quais os poderes presentes em nossa sociedade, qual é o nosso poder, qual é o poder da literatura, qual é o poder da arte. Assim, como nossa sociedade é plural, também foi de maneira plural que os alunos do Y9 colocaram a sua criatividade e criticidade em ação em prol do desenvolvimento de uma perspectiva global. Essas atividades visaram encorajar "estudantes de todo o mundo a se tornarem aprendizes ativos, com compaixão e aprendizes para a vida que compreendem que pessoas, mesmo com suas diferenças, também podem estar corretas" - Declaração da Missão do IBO [International Baccalaureate Organization]. Espero que você se impacte como eu me impactei.
O Y9 foi muito produtivo em Música em 2020. Participou da Festa Junina, da Live Solidária e dos Short Shows, além das demandas curriculares e do videoclipe da formatura.
Apresentamos aqui um recorte do currículo, no vídeo Notação de uma melodia, e o videoclipe, em Everybody knows.
No primeiro, você vê o processo. No segundo, o resultado.
Beacon Visual Arts Show
Um trabalho de arte só se completa quando é exposto. Quando é visto por outros, ele se preenche de significados e se refaz.
Neste ano optamos por oportunizar mais essa escolha aos nossos alunos. A partir de reflexões sobre sua produção, eles puderam escolher de forma espontânea se gostariam de participar da mostra e qual trabalho seria exposto.
Sejam bem-vindos e que a beleza nos alimente.