2025

VI ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM

20 de agosto de 2025 - evento presencial

Florianópolis - SC

Desde 2017 o governo federal investe esforços na disseminação do BIM no Brasil desenvolvendo uma macro estratégia de difusão para o país. Foi então instituído o Comitê Estratégico para formulação da primeira Estratégia Nacional de Disseminação de BIM (Decreto n° 9.377/2018 e Decreto nº 9.983/2019). Como resultado do trabalho deste Comitê foi instituído o Decreto nº 10.306, de 2 de abril de 2020. Este BIM Mandate  estabeleceu o uso de BIM na execução de obras e serviços de engenharia para Programas Piloto da Administração Pública Federal, com rápidos desdobramentos estaduais e municipais. 


Em 2023, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC)  retomou e reestruturou a política de transformação digital da indústria da Construção lançando a Nova Estratégia BIM BR (Nova BIM BR) (Decreto nº 11.888/2024). Foi ampliada a articulação dos órgãos de governo incluindo também o Ministério da Educação (MEC). Além disso, o objetivo associado a estimular a capacitação em BIM agregou também a formação profissional, compreendendo o EIXO B de atuação do Plano de Trabalho da Nova BIM BR . Sendo esta temática central ao Encontro Nacional sobre o Ensino de BIM, discutiremos em 2025 o eixo temático B da Nova BIM BR compreendendo suas diretrizes, objetivos, indicadores, metas e ações.


A programação conta com palestra, sessão interativa e sessão técnica



As modalidades para submissão de resumos expandidos e pôsteres são: 

- experiência de ensino-aprendizagem em BIM realizadas;

- conteúdos didáticos desenvolvidos e 

- planejamento da inserção de BIM na educação.


O ENEBIM  em 2025 volta a modalidade presencial, sendo que a única atividade transmitida online será a palestra.  O evento ocorrerá paralelamente ao Industry Day do SBTIC-TECSIC/2025. Portanto, será realizado em um único dia (20/08/2025) na cidade de Florianópolis


Os autores inscritos no SBTIC-TECSIC/2025 terão desconto na inscrição ao ENEBIM.

DATA IMPORTANTES:

- Submissão dos resumos e pôsteres: até 23/04/2025

- Divulgação dos aceites: 26/05/2025

- Inscrição dos autores e upload dos vídeos: até 30/06/2025

- Inscrição dos ouvintes: 01/07 a 19/08/2025

-  VI ENEBIM: 20/08/2025