2018

I ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM

17 a 19 de setembro de 2018 - Campinas/SP

A Modelagem da Informação da Construção ou Building Information Modeling (BIM) é a expressão atual da inovação da indústria de construção. BIM se viabiliza por um conjunto de tecnologias, processos e políticas, que afetam as entregas, relacionamentos e funções de toda cadeia construtiva. BIM fomenta a eficiência temporal, financeira e de desempenho de soluções para Arquitetura, Engenharia e Construção. Desta forma, não somente a prática se transforma com a adoção do BIM mas também o ensino desta prática.


O Encontro Nacional sobre o Ensino de BIM é, portanto, uma ação do Grupo de Trabalho de Tecnologia da Informação e Comunicação na Construção (GT.TIC) - da Associação Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído (ANTAC) - que visa estimular a troca de experiências sobre a capacitação em BIM. Este evento é inicialmente proposto como um evento anual de série limitada, isto é, ocorrerá nos anos de 2018, 2019 e 2020.


O encontro reúne professores, pesquisadores, instrutores e consultores para compartilhar experiências didáticas, desenvolvimento de conteúdo e planejamento da incorporação do BIM em treinamentos, especializações e nos cursos de graduação de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, entre outros. O objetivo é estimular a troca de experiências sobre a capacitação em BIM. Serão realizadas palestras, mesas redondas, sessões interativas com os participantes e sessões de pôsteres.


Os dois palestrantes convidados para o ENEBIM 2018 são o Prof. Dr. Mohamad Kassem, da Northumbria University, e o Prof. Dr. Eduardo Toledo Santos, da Universidade de São Paulo.


O Prof. Kassem irá apresentar o instrumento de diagnóstico de adoção macro do BIM. Após esta palestra será realizada uma dinâmica com os participantes, onde o instrumento será aplicado, para que seja feito um diagnóstico da adoção do BIM no Brasil pela perspectiva dos presentes.


O Prof. Santos irá apresentar a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM do Governo Federal. Os participantes, de forma interativa, terão a oportunidade de levantar e classificar barreiras para a incorporação do BIM na formação de arquitetos e engenheiros. Este diagnóstico pode inspirar ações futuras para a superação das dificuldades apontadas.


Existem professores e pesquisadores brasileiros pioneiros na aplicação do BIM no ensino e também na investigação sobre como fazê-lo. Para escutá-los e com eles discutir serão realizadas duas mesas redondas. A primeira reúne pesquisas brasileiras que abordam a implementação de BIM no ensino de Engenharia Civil e de Arquitetura e Urbanismo. A segunda mesa redonda apresenta professores e pesquisadores que tiveram experiências didáticas premiadas em BIM.


Finalmente, os participantes que submeteram resumos nas modalidades do evento terão a oportunidade de apresentá-los nas sessões dinâmicas de apresentação de pôsteres. As modalidades de submissão de resumos e pôsteres são: (i) Conteúdos didáticos desenvolvidos; (ii) Experiências didáticas realizadas; (iii) Descrição de treinamentos ou cursos de especialização; (iv) Planejamento de execução BIM educacional [em disciplina(s) ou cursos de graduação].


Instigamos aos autores apresentarem seus resumos considerando: o esquema conceitual (framework), as competências em BIM e o workflow de implantação sugeridos pela iniciativa BIMe do especialista Bilal Succar.

DATA IMPORTANTES:

20/07/2018 a *26/08/2018* - submissão dos Resumos e divulgação dos aceites correspondentes

20/07/2018 a *26/08/2018* - inscrições de autores

21/08/2018 a 31/08/2018 - upload dos Pôsteres

21/08/2018 a 17/09/2018 - inscrições de ouvintes

17/09/2018 a 19/09/2018 - ENEBIM 2018