O olhar sensível da turma M21

Breve percurso artístico da M21

Uma das características dos trabalhos desenvolvidos pela turma M21 é sua visada plástica dos temas da Feira do Conhecimento, seu olhar sensível na abordagem desses temas. Com efeito, os alunos e alunas da turma vem tradicionalmente elaborando atividades de artes plásticas. Em 2022, com a Feira focando a Semana de Arte Moderna, realizaram um mural usando a técnica do grafite, o qual representa, em diversas cores, personagens importantes da arte moderna brasileira. 

O objetivo dessa atividade consistia na perpetuação da memória da Feira, na medida em que tal mural pode ser apreciado pelas futuras gerações de alunos do Curso G9. Em outras palavras, tratava-se de registrar para a posteridade um momento fundamental da formação educacional tanto dos alunos da M21 como de toda a comunidade de estudantes do curso G9.

Esse mesmo objetivo norteou parte dos trabalhos da turma em 2023, com a elaboração de outro mural, por meio da técnica do "lambe-lambe", agora representando o artista Sebastião Salgado.

 Exemplo de uso da técnica do lambe-lambeLuiz Bueno, "Pelé Beijoqueiro"

Técnica do "lambe-lambe"

A técnica do "lambe-lambe" consiste no uso de pôsteres ou cartazes de papel colados em espaços urbanos, principalmente em paredes e muros. Esses pôsteres são geralmente impressos e afixados em superfícies com a ajuda de uma mistura de cola e água. Popularizada sobretudo em metrópoles ao redor do mundo, a técnica é frequentemente associada à arte de rua e ao ativismo, sendo uma forma de expressão visual e de intervenção urbana. Dada a flexibilidade da técnica, a turma M21 decidiu utilizá-la em seu muro como um novo aprendizado para todos e como uma forma artística de decorar o muro do Curso G9.

Idealização e  execução do muro

Inicialmente, a turma M21 discutiu, em grupo, a melhor ideia para a confecção do muro. Diversas ideias foram debatidas, com base na experiência artística dos alunos e do instrutor, o desenhista Pedro Ivo.  Feita uma votação, escolheu-se fazer um fotomosaico, uma imagem composta por muitas fotos menores que, quando vistas de longe, formam uma única imagem reconhecível. 

A turma iniciou seus trabalhos selecionando as melhores imagens de cada tema para utilizá-las na colagem, fotos essas todas retiradas da extensa obra de Sebastião Salgado. Por fim, passou-se ao "mão na massa", fase em que a turma recortou todas as imagens e as colou, formando uma única imagem ao final.

Seguindo a técnica do "lambe-lambe", as imagens em tamanho A4 e A3 foram recortadas em pedaços menores de modo a formarem uma composição que representasse, fundamentalmente, a câmera fotográfica de Sebastião Salgado, seu instrumento de trabalho. Uma vez recortadas com tesouras e estiletes, a imagens foram aplicadas diretamente ao muro com cola diluída em água, fazendo-se para isso o uso de pequenos rolos.

As imagens abaixo retratam a fotografia inicial, o projeto idealizado e o resultado último da organização e colagem das imagens.

Imagem tomada como base 
Digitalização da ideia inicial para o muro
Resultado final do muro