Orientações:
Essa dinâmica pode ser desenvolvida com o passar dos dias com os alunos, a fim que eles aprendam a expressar seus sentimentos e interpretá-los.
Os objetos utilizados podem ser alterados de acordo com a necessidade da classe e do orientador.
A dinâmica em prática:
Começamos com a produção dos potinhos.
O mentor deverá preparar uma cartolina plastificada com desenhos de potes (a quantidade de potes será de acordo com a quantidade de participantes da dinâmica), essa cartolina será a base da atividade. Cada aluno irá escolher um pote e anotar seu nome.
Serão distribuídos para os participantes alguns adesivos, um de cada cor (vermelho, verde, azul, amarelo e roxo), a turma reunida dará uma legenda para as cores (com tristeza, raiva, medo, calma e alegria) e cada aluno desenhará como expressa tal sentimento em cada adesivo. Os participantes devem desenhar sua interpretação pessoal do sentimento escolhido.
Ex: Roxo - tristeza / Vermelho - Raiva / Amarelo - medo / Azul - Calma / Verde - felicidade.
Dependendo da idade das crianças, pode ser incluída a preocupação, o nervosismo e o nojo.
Com o passar dos dias, os alunos deverão ir trocando seus sentimentos para o sentimento do dia e o desenho de como podem se expressar.
Objetivo:
Nessa dinâmica é desenvolvida a liberdade e a responsabilidade emocional, feita com crianças pequenas pode ser uma maneira de introduzir o sentimento e como se deve agir em determinadas situação de acordo com o seu sentimento.