Orientações:
Os alunos devem se sentar em um círculo e quem guiará a atividade deverá dar as seguintes orientações:
Todos terão seu momento de fala, portanto, respeitem quando o colega e o professor estiverem falando;
Não furar a ordem;
Todos devem formar ao menos uma frase da história;
A história não precisa ser lógica.
A dinâmica em prática:
Serão colocados 3 tópicos na lousa:
→ Personagens e um adjetivo de cada (quantidade de personagens à escolha do orientador), aqueles que serão os protagonistas, antagonistas e figurantes da história e o que os diferencia;
→ Local, onde irá se passar a história;
→ Tema/ gênero, o que irá classificar como a história vai se desenvolver.
Cada tópico deverá ser discutido com os alunos até que entrem em um acordo entre eles.
A dinâmica se inicia com o orientador, que deve começar a história tentando envolver todos os personagens e inserir todas as características decididas, e a criança que está a direita continua a história, seguindo o mesmo sentido, até que chegue a ultima criança, que deve começar a finalização, para que todos juntos entrem em um acordo de como a história termina.
Após a criação, os alunos deverão escolher e desenhar uma cena de sua preferência, isso estimula a imaginação e desenvolve o poder de colocar as ideias em prática.
Objetivo:
Nessa dinâmica é treinado o trabalho em equipe e a colaboração, para que todos tenham o seu tempo de fala e para que a criatividade de todos seja explorada.
As imagens acima mostram a dinâmica com os alunos do terceiro ano do fundamental I.
Relatório pessoal:
→ Por ser nosso primeiro contato com a turma, escolhemos essa dinâmica para descontrair e conhecer um pouco de cada um deles, além de analisar o ritmo da classe.
→ No início, eles pareciam estar com medo mas bem curiosos para conhecer a gente, com o desenvolver da atividade fomos muito bem acolhidas por eles.
→ Todas as crianças foram super participativas, alguma mais que outras mas ninguém se recusou em participar da atividade.
→ Durante a atividade eles riram bastante e quando um não sabia o que falar o colega ajudava.
→ Quando foi apresentada a proposta de fazer um desenho, a maioria ficou super animada e disposta, 2 alunos não mostraram disposição e não entregaram os desenhos.