Dinâmica do pirulito

Orientações:

Essa dinâmica deve ser realizada com um número par de crianças e com uma quantidade de pirulitos respectivas a quantidade de indivíduos.

Os alunos devem se sentar em um círculo e quem guiará a atividade deverá dar as seguintes orientações:

  • Teremos um momento de citação, portanto, será preciso silêncio para que todos prestem atenção.

A dinâmica em prática:

Com os alunos em uma roda, será distribuído um pirulito para cada, todos devem se sentar no chão enquanto o orientador inicia a dinâmica.

Todos os participantes devem ser orientados a segurar o pirulito com a mão direita e com o braço esticado para frente, o outro braço deve ser colocado para trás e não deve auxiliar em nenhuma ação. A dinâmica se inicia com o líder pedindo para que todos abram e degustem seus pirulitos sem dobrar ou recuar o braço direito.

Com o tempo, eles percebem que é impossível sozinhos, vão chegar a negar que pode existir alguma forma de realizar o pedido, e então, o orientador seguirá a dinâmica lhes contando que eles precisarão da ajuda do colega do lado para abrir e degustar o pirulito.

O líder irá contar a parábola, disponibilizada abaixo, que os fará refletir sobre a dinâmica e onde eles chegarão.

Objetivo:

Com essa dinâmica buscamos fazer com que os participantes reflitam sobre a necessidade de pedir ajuda e de apoiar o próximo.

  1. "é necessário pedir e oferecer ajuda ao colega de profissão e que trabalhar de forma individual pode criar barreiras…"

  2. "jamais devemos permitir que as ambições individuais passem à frente dos objetivos coletivos. Se um projeto precisa ser feito, e o colaborador percebe que não dá conta dele sozinho, pedir ajuda é necessário."

  3. "em vez de insistir diversas vezes nas estratégias ineficazes ou desistir de vez, afirmando ser impossível, precisamos utilizar as nossas mentes."