Etanol

Na definição química, o etanol, também chamado de álcool etílico, é um composto orgânico da família dos álcoois representado pela fórmula molecular C2H6O (que é a junção de CH3 – CH2 – OH).

Na definição do dia a dia, o etanol é um biocombustível produzido através da fermentação do amido ou de outros açúcares, de origem vegetal.

Existem dois tipos básicos de etanol: o anidro e o hidratado. O que difere esses dois tipos é a concentração de água: no hidratado, a água pode chegar a 5% e, no anidro, a 0.5%.

Com isso, percebemos que o etanol anidro contém muito mais álcool do que água na composição, o que o torna praticamente um álcool puro. Por isso, ele é destinado a outras finalidades, como a produção de tintas, solventes, entre outros. Para torná-lo um combustível, é preciso realizar um processo de refino antes!

Já o álcool hidratado pode ser usado diretamente como combustível (e é o que encontramos no posto de abastecimento), já que contém mais água na composição.

Por que o etanol se tornou importante?

O etanol é importante por ser um produto mais sustentável e versátil, especialmente quando comparado à gasolina. Assim, ele é uma peça fundamental na transição energética para um modelo de economia global de baixo carbono e menor impacto ambiental.

Para se ter uma ideia, o etanol produzido por meio da cana-de-açúcar emite, em média, 80% menos gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera do que a gasolina brasileira.

H2: Em que o etanol pode ser utilizado?

O etanol pode ser usado como biocombustível, fonte de energia elétrica ou como matéria-prima para gerar subprodutos.

Além da utilização mais comum, como combustível, temos várias aplicações para o etanol, como:

  • Industrial – fabricação de detergentes, produtos de limpeza, têxteis, pinturas, solventes

  • Cosméticos – fabricação de perfumes, desodorantes, cremes e produtos de higiene em geral

  • Alimentício e farmacêutico – fabricação de bebidas (vodca, gin, licores), vinagre, vacinas, antibióticos e antissépticos.

Quais são as vantagens do etanol?

  • Menor emissão de gases poluentes quando comparado aos demais combustíveis

  • Custo acessível, já que a produção nacional ocorre em grande escala

  • É um biocombustível, ou seja, é derivado de recursos naturais renováveis

  • Geração de empregos em todas as etapas da produção

  • É solúvel em água, ao contrário da gasolina, aspecto que diminui os riscos de contaminação.

Quais são as principais matérias-primas do etanol?

O etanol é produzido a partir de plantas ou raízes. No Brasil, a principal matéria-prima utilizada para sua produção é a cana-de-açúcar. Contudo, ele também pode ser produzido a partir do milho, da aveia, do arroz, da cevada, do trigo e do sorgo.