Cafeina

A cafeína é um estimulante natural encontrado geralmente no chá, café e no cacau. Atua através da estimulação do cérebro, ajudando-te a ficar alerta, e prevenindo os sintomas de cansaço.

Quando foi descoberto?

Os historiadores têm registos que os primeiros chás terão sido preparados no longínquo ano de 2737 AC. Já o café terá sido bem depois, quando um pastor etíope notou a energia extra que as suas cabras tinham.

Bem mais tarde, no final do século XIX, chegaram os refrigerantes com cafeína e posteriormente vieram as bebidas energéticas, dando injeções rápidas de elevadas doses de cafeina. Estas bebidas são adequadas para atividades de alto rendimento mas pecam pela quantidade de açúcares.

Hoje em dia, 80% da população mundial consome produtos com cafeína de forma diária, e este número aproxima-se dos 90% nos adultos da américa do norte.

Dados da Global Exchange apontam para que o café seja o segundo bem mais comercializado no mundo. Em primeiro lugar está o petróleo.

Para que serve?

A cafeína, depois de consumida, entra rapidamente na corrente sanguínea. Depois disso, será encaminhada para o fígado e depois metabolizada em compostos que irão afetar essencialmente o nosso cérebro.

O seu funcionamento passa por bloquear o efeito da adenosina. A adenosina é um neurotransmissor que relaxa o cérebro e faz-te sentir cansado. Por norma os níveis de adenosina vão aumentando ao longo do dia, fazendo com que te sintas cansado à medida que o tempo passa.

A cafeína ajuda-te a sentir desperto ao se conectar aos recetores de adenosina, mas sem os ativar. Isto bloqueia o efeito da adenosina, levando a um menor cansaço.