27 de janeiro de 2023- Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

Nos dias 26 e 27 de janeiro os nossos alunos foram confrontados com um conjunto de frases, afixadas nas portas das salas. O objetivo foi despertar a curiosidade, a reflexão e o debate. Porque esta data, porque este período da História não pode ser esquecido! Não pode ser repetido!



A 27 de janeiro assinala-se o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Este dia foi implementado através da Resolução 60/7 da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a 1 de novembro de 2005.

O objetivo é não esquecer o genocídio em massa de seis milhões de judeus, um dos maiores crimes contra a Humanidade de que há memória.

Lembrar este acontecimento é educar para a tolerância e para paz, é alertar para o combate ao antissemitismo.

Para saber mais:

Aqui, aqui e aqui também....


Prémio Sakharov 2022

O Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento 2022 vai para o povo da Ucrânia, representado pelo seu presidente, líderes eleitos e pela sociedade civil.

Desde 1988 que o Parlamento Europeu atribui o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento com o objetivo de reconhecer pessoas e organizações que defendem os direitos humanos e as liberdades fundamentais. O galardão deve o seu nome ao físico e dissidente político soviético Andrei Sakharov .

Este ano, os eurodeputados distinguiram o povo da Ucrânia, todos os que, segundo declarou Roberta Metsola, presidente do Parlamento Europeu, na sessão plenária de Estrasburgo, " lutam no terreno, que foram forçados a fugir. Para aqueles que perderam familiares e amigos. Para todos aqueles que se erguem e lutam por aquilo em que acreditam."

A guerra de agressão não provocada da Rússia contra a Ucrânia está a infligir enormes custos ao povo ucraniano, que continua a lutar não só para proteger as suas casas, a soberania, a independência e a integridade territorial, mas também para defender a liberdade, o Estado de direito e os valores europeus.

A entrega do Prémio Sakharov vai decorrer no dia 14 de Dezembro em Estrasburgo.

Conheça os outros finalistas de 2022.

10 de dezembro- Dia Internacional dos Direitos Humanos

"Os nossos valores europeus estão, por definição, ligados aos direitos humanos. A nossa firme defesa destes direitos - nos nossos Estados-Membros, na Ucrânia, na Bielorrússia, no Irão e mais além - deve continuar a servir de farol de esperança para muitos."

Roberta Metsola


O Dia dos Direitos Humanos é celebrado, anualmente, no dia 10 de dezembro, dia da adoção pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), em 1948.

Esta data é assinalada com o intuito de promover a defesa dos Direitos Humanos por todo o mundo, independentemente da raça, cor ou religião, género, língua, opinião política, origem nacional ou social.

Este ano assinala-se o 75º aniversário da Declaração e o tema escolhido este ano para o Dia dos Direitos Humanos é «Dignidade, Liberdade e Justiça para Todos» .



Para saber mais sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos: