8 de março é o Dia Internacional da Mulher, dia assinalado desde o início do século XX, celebrado a partir de 1975 pela ONU, mas só a 16 de dezembro de 1977 viria a ser oficialmente reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, através da Resolução 32/142.
Este dia pretende celebrar os direitos que as mulheres conquistaram, relembrar o caminho para a igualdade, defender causas como o direito ao voto, a igualdade salarial, a maior representação em cargos de liderança, a proteção em situações de violência física e/ou psicológica ou o acesso à educação. temas atuais uma vez que, em vários pontos do mundo, esses direitos continuam por cumprir.
Mais uma vez a ESAG, através do Grupo de História em parceria com o Clube Europeu e a Biblioteca Escolar, associou-se a esta data através de uma exposição de trabalhos biográficos sobre as "Mulheres que fizeram História", e de uma palestra dinamizada pela Dra. Adriana Coelho, com a colaboração da Raiz Editora.
Para que os direitos conquistados nunca se percam e os direitos das mulheres não sejam esquecidos....