Símbolo do elemento: Cu
Classificação: Vestigial
Existência no corpo humano: 0,0003
Posição na tabela periódica:
Grupo: 11
Período: 4
Nº atómico: 29
Quem descobriu e quando:
O cobre foi provavelmente o primeiro metal minerado e trabalhado pelo homem. Foi originalmente obtido como um mineral nativo e posteriormente da fundição de minérios. Estimativas iniciais da descoberta do cobre sugerem por volta de 9000 a.C. no Oriente Médio. Foi o mais importante dos materiais da humanidade durante a Era do Cobre e Bronze. Objetos de cobre de 6000 a.C. foram encontrados em Çatal Höyük, Anatólia. Em 5000 a.C. já se realizava a fusão e refinação do cobre a partir de óxidos como a malaquita e azurita. Por isso não se sabe ao certo quem e quando foi descoberto.
Importância do cobre para a vida:
O cobre ajuda na formação de algumas células sanguíneas, hormônios e enzimas antioxidantes, também contribui para a síntese de neurotransmissores, formação da bainha de mielina e regulação da expressão gênica.
Alguns alimentos que são ricos em Cobre:
-Fígado de vitela;
-Coentros
-Caju;
-Sementes;
-Mamão.
Problemas de saúde:
Os sintomas agudos da intoxicação por cobre incluem sintomas gastrintestinais que podem ser graves, como náuseas, vômitos, dor abdominal, diarreia, hematêmese, anorexia, hipotensão, melena, coma, icterícia e desconforto gastrintestinal, podendo ainda ocorrer desidratação e choque hipovolêmico.
Cobre:
Trabalho realizado por: Catarina Matos e Ana Maria
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cobre