ÉTICA E VALORES

VID-20230222-WA0003.mp4

Filosofia e a atualidade

Testemunho de um antigo aluno da Escola de Ribeira de Pena - Cristiano Pereira.

No âmbito da área interdisciplinar, DAC, foi realizada uma entrevista a Cristiano Pereira, antigo aluno da nossa escola, para dar o seu testemunho quanto a importância da Filosofia, quer na sua vida pessoal, bem como o seu impacto na atualidade. A referida entrevista foi realizada na Biblioteca da escola de Ribeira de Pena, em colaboração com a aluna Ana Rita, no dia 10 de fevereiro do corrente ano letivo.

Wikimedia Commons

A Dignidade  - Valor primordial nos dias de hoje

Alexandre Ferreira | 22 de março de 2023

A dignidade do ser humano surge como princípio-limite, porque o poder da República só será legítimo se estiver ao serviço da pessoa, mas também com um valor próprio que é superior a todos.

Na cultura que chegou até nós, no Ocidente, a pessoa não pode ser considerada só um meio e nessa medida tida por objeto, antes importa encará-la como sujeito, e portanto ser sempre também um fim em si mesma, tal como referiu o filósofo E. Kant ("Age de tal modo que encares a humanidade não como meio mas como fim em si mesma!"), destacando, deste modo, a dignidade como valor primordial. 

Se a dignidade da pessoa determina o modo de tratamento da mesma, então o reconhecimento do valor que merece tem que estar presente na maneira de todos nós nos relacionarmos. Tal pode traduzir-se no tratamento que cada um recebe, e aí surge o direito ao reconhecimento da sua dignidade, e também no modo como tratamos os outros e lidamos connosco próprios, estando então em causa o dever de se preservar a dignidade alheia e a própria.

O caso de intoxicação alimentar ocorrido no Irão, cometido contra 13 mil alunas, é apenas um exemplo de crimes cometidos em vários países principalmente asiáticos e africanos contra o principal direito humano, a dignidade. Tal situação aconteceu na medida em que membros de autoridade não queriam permitir a participação de mulheres no sistema escolar, e, quando as mulheres finalmente conseguiram esse direito, foi cometido um crime contra os direitos humanos, neste caso o da dignidade, pois envenenaram a comida para atentar contra a sua integridade física.

Na minha opinião, este comportamento devia ser castigado pelas organizações nacionais e internacionais, e os responsáveis deviam ser afastados dos seus cargos e cumprir penas severas de prisão.

O laboratório de valores 

Maiva Dias | 19 de abril de 2023

A turma do 10.º B encontra-se a desenvolver trabalhos de grupo para apresentação a algumas turmas do Agrupamento, sendo que cada um dos quatro grupos escolheu como tema “Os  Valores”.

Estes grupos escolheram estes valores, porque para eles são valores que faltam mais na sociedade, o que tem um grande e negativo impacto na sociedade atual, pois sem eles ela não pode ser equilibrada e harmoniosa. 

Todos eles vão fazer uma atividade no fim das apresentações, alguns vão fazer um kahoot e vão ter situações do dia a dia para os alunos responderem se acham correto ou não; outros irão projetar um vídeo e depois solicitar que os alunos desenhem os valores evocados e falem do que representam para eles; e temos também grupos que vão fazer um cartaz como atividade. A maioria vai apresentar os trabalhos sobre os valores aos 1.º ,2.º  e 3.º ciclos.

Eu achei o trabalho deles muito interessante, pois escolheram muito bem os valores e com a referência a situações do dia a dia as crianças conseguem identificá-los e reconhecer a sua importância. 

As atividades dos vários grupos são bastante parecidas, aspeto menos conseguido em termos de trabalho global da turma, uma vez que podiam ter sido mais inovadores, mas ainda assim o balanço é, nesta fase, francamente positivo.