CORTA-MATO ESCOLAR
Duarte Guerra | 13 de fevereiro de 2023
Na passada sexta-feira, 6 de janeiro, realizou-se o corta-mato escolar no Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena. A fase-escola contou com centenas de alunos inscritos e que compareceram à competição, nos demais escalões do 5º ao 12º ano. A atividade é dinamizada pelo grupo dos professores de Educação Física e entra na avaliação da disciplina. Foi várias vezes adiada ao longo de todo o 1.º período devido ao clima desfavorecedor na pista de 500 metros. Qualificaram-se para a fase seguinte da competição 6 alunos em cada escalão, que deverão comparecer para o regional no dia 9 de fevereiro, em Vila Real.
Fotografia: Miguel Figueiredo
OPINIÃO SOBRE A ESCOLHA DO NOVO SELECIONADOR NACIONAL
Diogo Damas | David Lopes | Rafael Lopes | 20 de fevereiro de 2023
Portugal anuncia a chegada de Roberto Martínez como novo selecionador da seleção portuguesa, considerada por muitos uma escolha bastante controversa visto ser um treinador estrangeiro e que ao longo de 16 anos de carreira só conseguiu alcançar dois títulos, nenhum com a seleção belga, que tem a melhor geração de todos os tempos, durante os 6 anos em que a treinou. O espanhol adota um esquema tático que nunca foi utilizado na seleção portuguesa e que não se adequa à atual seleção, pelo facto de não haver muitos centrais de “raiz” no plantel.
A nosso ver, técnicos como José Mourinho, que recusou a proposta, ou Rui Jorge, atual treinador dos sub-23, que chegou a ser cogitado, seriam melhores opções para o cargo.
Fotografia: Adobe Stock
AMEAÇA DE BOICOTE UCRANIANA AOS JOGOS OLÍMPICOS DE 2024
Duarte Guerra | 27 de janeiro de 2023
O Comité Olímpico Internacional e a autarquia de Paris mostrou-se disponível para reintegrar atletas russos e bielorrussos na competição. Pronunciamento este recebido com desagrado pelo governo ucraniano, que tem forçado as organizações competentes a fazer vingar a posição do país, no contexto dos ataques russos incessantes, caso contrário, a Ucrânia ameaça recusar-se a participar nos Jogos, em 2024. O responsável afirma que "nenhum atleta deve ser banido da competição apenas com base no seu passaporte".
A questão que se levanta é "Será mesmo que países considerados pelo Ocidente como antidemocráticos devem participar em eventos desportivos como este?". No meu ponto de vista, uma alternativa mais inteligente seria colocar esses atletas a competir de forma neutra, não representando nenhum país, a amnistia deve ser zero para países que incitam à guerra, à morte de milhares de soldados e civis, à destruição do monumentos e de um país em pleno século XXI.
RACISMO NO DESPORTO
Diogo Damas | Rafael Lopes | David Lopes | 27 de janeiro de 2023
No passado dia 23 de Janeiro, Lewis Hamilton, durante um podcast, afirmou que sempre sofreu racismo durante a sua infância e ao longo da sua carreira profissional de automobilismo. Hamilton partilhou que as suas primeiras interações com racismo foram aos 6 anos de idade, quando na sua escola apenas existiam três crianças negras.
Em entrevista ao podcast "On purpose", o heptacampeão mundial de Fórmula 1 citou: “Os golpes constantes, as coisas que te são atiradas, como bananas, ou as pessoas que usavam a ”N-word" [referindo-se à palavra n***a um termo considerado racista na língua inglesa] de forma tão relaxada. As pessoas chamavam-me negro e eu não sabia onde me encaixava. Isso para mim foi difícil."
Lewis disse também que quando era jovem sentia que "o sistema estava contra mim" e que "já na altura remava contra a maré". O piloto afirmou ainda que transformou a sua dor e o sentimento de impotência na vontade de mudar a perspetiva social relativamente ao racismo. Acrescenta que, quando terminar a sua carreira, ficará um "buraco" na sua vida e que por isso já está à procura de alternativas retribuidoras que possam substituir o automobilismo profissional.
Fotografia: DepositPhotos
VOLEIBOL EM RIBEIRA DE PENA
Duarte Guerra | 15 de fevereiro de 2023
A equipa de Voleibol do Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena, constituída por alunas do ensino secundário, está a disputar o campeonato da CLDE de Vila Real e Douro, no escalão Júnior Feminino. Na disputa da competição estão outras três escolas: AE de Mondim, Escola secundária Camilo Castelo Branco e AE de Vila Pouca de Aguiar. Até ao momento atual, já aconteceram três encontros, o último, dia 10 de fevereiro, foi realizado em casa. Os resultados não foram os esperados: derrota contra a ES Camilo Castelo Branco (3-0), vitória frente à AE Vila Pouca de Aguiar (2-1) e entre as duas rivais quem levou a melhor foi a ES Camilo Castelo Branco (3-0). No próximo dia 24 de Fevereiro a equipa vai a Mondim, porém a ES Camilo Castelo Branco descansa e jogam contra as jogadores "ribeirapenenses" apenas as escolas de Mondim de Basto e Vila Pouca de Aguiar.
Fotografia: Duarte Guerra
Duarte Guerra | 28 de abril de 2023
Hoje, dia 28 de abril de 2023, comemorou-se, na Escola Secundária de Ribeira de Pena, o dia internacional da dança. Oficialmente, a data é comemorada a 29 de abril, que é este ano um sábado, dia em que a escola está encerrada, como é obvio. A iniciativa começou por parte do professor Miguel Figueiredo, de Educação Física, e dezenas de alunos, funcionários e até professores juntaram-se no campo (dentro do recinto escolar) para dançar músicas com uma coreografia acessível a todas as idades, lecionadas nas aulas de Educação Física.
Duarte Guerra | 2 de junho de 2023
No passado dia 27 de abril, o torneio interturmas, que havia iniciado no final do 2º período, por iniciativa da Associação de Estudantes de Ribeira de Pena, fora suspenso, medida tomada pela direção escolar e do recinto, devido a comportamentos desajustados de vandalismo, bem como ameaças a funcionários públicos, por parte de alunos ainda por identificar. Hoje, 2 de junho, foi anunciada a volta da competição, que ficou suspensa na segunda meia final, que agora se irá realizar na próxima segunda feira, 5 de junho. A final, por subsequente, ficou marcada para o dia seguinte, terça-feira, dia 6 de junho.