S. BRÁS, BISPO MÁRTIR DE SEBASTE
O Dia de São Brás celebra-se anualmente a 3 de fevereiro.
São Brás realizou vários milagres em animais e em doentes, como por exemplo retirar um espinho da garganta de uma criança somente por olhar para o céu e por rezar a Deus, tornou-se no santo padroeiro dos animais, dos veterinários, das dores de garganta e das crianças, entre outros.
Fotos retiradas do site do Facebook do município de Ribeira de Pena.
Tradição da celebração do desfile das carranhosas
3 de fevereiro 2023 | Catarina Fernandes, Tânia Gaspar, Diogo Martins, Leonardo Teixeira
São Brás é um dos santos cuja fama de santidade chegou a muitos lugares e, por isso, é venerado em quase todas as partes do mundo.
Em Ribeira de Pena também se celebra a Romaria de S. Brás, com a missa solene e com a tradicional bênção do pão.
É uma tradição muito antiga e que se perde no tempo e que foi retomada em 2016, após 40 anos de paragem. A história que se conta é a das meninas solteiras que, em dia de S. Brás, se vestiam com os melhores fatos para irem à missa em honra do santo, logo pela manhã.
Era, então, nessa altura que os rapazes se juntavam para lhes fazer algumas partidas. Lançavam-lhes farinha e cinza e, como nesta época do ano costuma chover, tudo misturado, transformava as meninas em carranhosas.
Desde então essa tradição tem permanecido viva até aos dias de hoje. Jovens, crianças e adultos saem às ruas mascaradas de "carranhosas" para o famoso desfile das carranhosas. Uma das tradições associada às festividades de São Brás até aos dias de hoje é a gastronomia, nestes dias festivos têm-se em conta comidas típicas da região, como por exemplo couves com feijões, os típicos milhos e até orelheira de porco.
"O grande desfile das carranhosas", como é tão bem conhecido, é o típico desfile que ocorre durante todos os anos em Ribeira de Pena no dia de S.Brás, celebra-se as Carranhosas, juntando-se a componente religiosa e pagã, uma tradição antiga que consiste num desfile que junta mulheres de todas as idades, mascaradas e preparadas para os “ataques” dos rapazes com confetes, farinha e farelo.
"Decorreu esta semana a prestação de provas orais relativas à Fase Escolar/Municipal da 16.ª edição do Concurso Nacional de Leitura.
Participaram nesta fase do concurso 26 alunos, representantes do Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena, nas categorias 1.º Ciclo do Ensino Básico, 2.º, 3.º Ciclo e Ensino Secundário.
No final da prova, os alunos que participaram nesta fase do Concurso receberam um certificado de participação e os alunos que ficaram apurados para a próxima fase intermunicipal receberam igualmente uma lembrança.
Os resultados finais encontram-se afixados nas Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena."
Fotografias cedidas pela professora Marta Cabral
Foto retirada da página do Municipio de Ribeira de Pena
Diogo Martins, Tânia Gaspar | 25 fevereiro 2023
O famoso desfile anual da Venda Nova, na freguesia de Salvador e Santo Aleixo de Além Tâmega, no concelho de Ribeira de Pena, saiu, mais uma vez, à rua para animar todos os Ribeirapenenses.
Na passada terça-feira, dia 21 de fevereiro, pudemos assistir ao tão aguardado desfile da Venda Nova, sempre cheio de animação, boa disposição e, claro, os tão aclamados figurinos de todos os que participaram. A animação musical deste evento contou com a performance do Duo Samuel e Rafaela que animaram todos aqueles que à folia se quiseram juntar.
Foi um desfile repleto de gargalhadas, descontração e muita folia. Agora é só esperar um ano para que esta enchente de gente se volte a reunir para festejar o nosso e tão tradicional carnaval português.
Fotos retiradas da pagina do município de Ribeira de Pena.
Catarina Fernandes, Diogo Martins, Leonardo Teixeira e Tânia Gaspar
"O concurso destina-se a alunos do Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena e será dividido em três escalões de participantes:
No primeiro escalão, podem concorrer alunos com idades compreendidas entre os 7 e os 9 anos de idade, inclusive, individualmente ou em grupo;
O segundo escalão, para alunos com idades compreendidas entre os 10 e os 15 anos, inclusive, individualmente ou em grupo;
No terceiro escalão, podem concorrer alunos maiores de 16 anos, individualmente ou em grupo.
O concurso “Ribeira Empreende” tem como objetivo promover o espírito empreendedor e criativo dos jovens ribeirapenenses, valorizando ideias de negócio, de diversos setores de atividade, que sejam viáveis para o concelho. "
Foto retirada do site do município de Ribeira de Pena.
Para comemorar os quarenta e nove anos da instauração da democracia em Portugal, celebrou-se em Ribeira de Pena o 25 de abril. As comemorações iniciaram com uma sessão solene, na qual, o Presidente da Assembleia Municipal recordou o 25 de abril de 1974 e referiu que nesta data “comemoramos, com o mesmo rigor e empenho democráticos, o acontecimento mais importante da nossa história recente, que nos trouxe o sonho da liberdade” e disse ainda “que nunca se perca a história, e que nunca se abandone os ideais de Abril na construção de uma sociedade mais justa e fraterna, assente na liberdade e dignidades humanas”. O Presidente da Câmara Municipal, João Noronha, também falou sobre este importante dia relembrando o "legado revolucionário da Liberdade que sagradamente, nos foi confiado pelos capitães heróis de Abril".
Imagens retiradas da pagina de Instagram do município de rRbeira de Pena
Catarina Fernandes, Tânia Gaspar,
Dia do Agrupamento
Leonardo Teixeira, Diogo Marins
No dia internacional da criança, como toda a gente sabe, decorreu uma festa escolar com atividades de manhã e lanche de tarde, proposto pelo o agrupamento. o objetivo do evento, foi o de festejar "O dia do Agrupamento". Com muita animação pelo o meio e muita alegria presente nas caras dos mais pequeninos, estes foram recebidos pelos pais, que por sua vez também aderiram à festa e comemoram este dia juntos . Quanto as atividades que decorreram de manhã , nestas houveram uma grande variedade de jogos para todos os gostos e para todas as idades. Não só os pequeninos ,mas também os mais "maduros" comemoraram este dia com muita dança à mistura , e também uma grande merenda partilhada.