QUEM SOMOS?

Nota de Esclarecimento

Após a publicação e divulgação do nosso jornal, tomamos conhecimento da existência de uma publicação impressa do município de Ribeira de Pena, precisamente com o nome "InforPena". Por essa razão, procedemos à alteração do nome deste jornal, que passará a chamar-se InfoPena. Pedimos desculpa, apesar de não ter havido qualquer intencionalidade de usurpação autoral, pela infeliz coincidência. Após a correção da titulação da nossa publicação, o site continuará a ser atualizado periodicamente como de habitual. 

Este jornal, inteiramente redigido pelos alunos do 10A e por um grupo de alunos do 10.º B do Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena, visa contribuir para a evolução dos conhecimentos e capacidades no domínio da literacia da informação, literacia digital e educação para os media, tanto no âmbito da divulgação como no desenvolvimento de competências na produção destes conteúdos. 

Esta fase do projeto (produção de conteúdos) tem vindo a ser realizada desde o início do 2.º período, em DAC (Domínio de Autonomia Curricular), e reporta informação de interesse jornalístico nacional / geral, mas contém, sobretudo, artigos sobre o universo da comunidade educativa, como atividades escolares desenvolvidas ou assuntos de interesse local.

 A ideia surgiu na sequência da tomada de consciência de que não existe nenhuma fonte de informação digital ou impressa na região, pelo que, reconhecendo que é essencial para o exercício de uma cidadania ativa a produção e disseminação de informação confiável, procuramos, desta forma, participar desse esforço consciência crítica do coletivo a que pertencemos. 

Dia do estudante

Dia 24 de março, celebrou-se o Dia do Estudante. Além de ser uma data comemorativa, é sobretudo um dia de homenagem a todos os estudantes universitários que, em 1962, combateram o regime ditatorial do Estado Novo e lutaram pela liberdade em Portugal. 

Alguns dos objetivos da comemoração do Dia do Estudante, plasmados na Lei 19/1987, são o de estimular a participação dos estudantes na vida escolar e na sociedade, e também a democratização e o desenvolvimento do ensino. 

A celebração da data, ontem e hoje, procura incentivar a mobilização crítica dos estudantes que contribua para a renovação do modelo de educação: uma educação que seja de todos/as e para todos/as. O direito à educação é um direito fundamental da nossa sociedade consagrado constitucionalmente e que exige, de facto,o envolvimento de todos, sejam eles estudantes, professores, pais, entre outros. 

Os estudantes são o futuro da sociedade, por isso devem ser refexivos e objeto de reflexão por parte da sociedade, pelo que a data comemorativa continua a ser relevante para todos nós.